7 receitas de batatas de dar água na boca

As batatas estão entre as raízes mais versáteis e consumidas do mundo. São mais de 5000 mil variedades e que podem se dividir em muitas receitas de batatas com diversas formas de preparo e é claro que sempre ficam deliciosas. Dá pra fazer purê, sopa, assada, frita, cozida. Para cada preparo, é importante usar a batata correta, já que a quantidade de amido e água mudam muito de acordo com o tipo.

As mais usadas pelos brasileiros são a batata inglesa e a agata que ficam ótimas cozidas e para sopas pois elas contém mais água, e a asterix (casca rosada) e a baraka (aquela sujinha que vende na feira) que ficam deliciosas fritas e assada já que contém mais amido e menos água. Além destas ainda tem a batata baroa, batata doce, batata bolinha e por ai vai. São realmente muitos tipos delas.

Hoje separei uma lista de 7 receitas de batatas para você usar e abusar do tubérculo mais famoso do mundo e arrasar na cozinha. Não esqueça de postar uma foto no Instagram com a nossa Hashtag (#marolacomcarambola) se você fizer alguma destas receitas. =)

7 receitas de batatas de dar água na boca

Batatas Hasselback

Originalmente a receita das Batatas Hasselback vem da Suécia. Lá ela é preparada somente com manteiga e sal, mas é claro que uma pitadinha de temperos a mais não seria problema, já que batatas são versáteis e ficam boas de qualquer jeito. – Veja a receita completa.

Sopa de Batata

Nada melhor que sopas quentinhas, caldos e cremes deliciosos nos dias mais frios né? Esta receita de Sopa de Batata é muito fácil de fazer, fica deliciosa e leva poucos ingredientes. – Veja a receita completa.

Batata Rústica Picante com Alecrim

Esta receita vai muito bem como um acompanhamento de carnes ou como simples petisco para tomar com aquela cerveja gelada. Para que suas batatas rústicas fiquem bem douradas e crocantes, use assadeiras baixas e deixe espaços entre elas, não adianta encher a forma. – Veja a receita completa.

Bolinho de Batata com Queijo

Bolinho de batata recheado não tem como ser ruim. Uma boa dica é usar batatas com maior teor de amido, como a asterix, e cozinha-las inteiras e com casca. Do recheio use a sua criatividade, você pode misturar carne seca ou carne moída a massa, ou rechear com calabresa, queijo e outras delicias. – Veja a receita completa.

Batata Crocante com Parmesão

Estas batatas crocantes são feitas em formas de cupcake e ficam deliciosas. Para fatiar as batatas use um mandoline ou, se você for bom de faca, fatie bem fino e com cuidado. Dê preferência também para batatas menores, já que elas serão assadas em uma forma para cupcake, e as grandonas não cabem. – Veja a receita completa.

Batatas ao Murro

As batatas ao murro são deliciosas. Você pode fazer ela simples só com azeite e alecrim. Também ficam perfeitas com manteiga e flor do sal. As opções são infinitas, e o que vale aqui é a criatividade. Estas foram feitas com maionese de alho caseira e bacon crocante. – Veja a receita completa.

Batata Laminada com Tomilho

Esta não é uma receita rápida, mas é tão gostosa que todo mundo precisa provar um dia. Para fazer as batatas laminadas você precisa fatiar bem fininho, então dê preferência para um mandoline, mas caso você não tenha, use uma faca afiada. Quando mais fininha mais gostosa ela fica. – Veja a receita completa.

Deixe seu comentário!

COMPARTILHAR
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.