Belga Hotel – Hospedagem no centro do Rio de Janeiro

Hoje a dica é de uma hospedagem que recentemente conhecemos no centro do Rio de Janeiro, o Belga Hotel.

Já começo dizendo que ele tem uma excelente localização para quem deseja aproveitar o centro da cidade. Afinal, o Rio de Janeiro não é feito apenas de praias.

No centro você pode conhecer o famoso CCBB, o imponente Museu do Amanhã, o recém inaugurado AquaRio, a deliciosa Confeitaria Colombo, e o charmoso Museu de Arte do Rio.

Outro destaque para o Belga Hotel é a arquitetura do prédio construído em 1927. Ele foi todo remodelado pelo arquiteto belga Dirk Engelen, que preservou o estilo art déco, contemplando em seu interior um design moderno com elementos de tecnologia para comodidade a e privacidade dos hospedes.

Fachada do Belga Hotel – Foto © Salvador Scofano

Esse é o primeiro hotel de bandeira belga no Brasil e isso me deixou bastante empolgada com a experiência. Até porque, foi lá que eu provei pela primeira vez pratos Belgas, criados e executados por um chef Belga! Uma pena que a Amanda não foi para vivenciar essa experiência incrível também. Agora vamos aos detalhes do Belga Hotel.

Os quartos do Belga Hotel

O Belga Hotel tem 25 quartos espalhados em seus 5 andares. Cada andar é representado por uma cor e eu fiquei no andar verde.

Meu quarto estava todo decorado neste tom também e um dos itens da decoração que chamou bastante atenção foram as cortinas ilustradas com ícones que remetem a cultura Belga.

No Belga Hotel existe três categorias diferentes de quartos: o Standard, o Superior e o Executivo. Eu fiquei no quarto Standard e gostei bastante. Ele tem um espaço bem compacto, mas é muito confortável. A mobilia foi feita toda sob medida e todo cantinho foi muito bem aproveitado. Inclusive na própria cama tem um baú para colocar a mala e um cofre acoplado.

Eu estava bastante preocupada com o barulho da rua, principalmente pelo hotel ficar bem no centro da cidade. Porém eu não ouvi absolutamente nada vindo da rua, a vedação acústica do prédio é muito boa.

Além disso todos os quartos são equipados com cama box, frigobar, Smart TV com possível conexão no celular e tablet, Wi-Fi, cofre, ar condicionado, cabides e muitas tomadas (todas no padrão novo).

Outra surpresa do quarto é o divertidíssimo banheiro, pois dentro do box possui um sistema de luz que você pode escolher a cor do seu banho. Tem branco, vermelho, azul, amarela e todas elas juntas em ritmo de balada.

Um ponto negativo foi a água do chuveiro oscilar muito entre o quente e frio. De qualquer forma, acredito que este detalhe já tenha sido ajustado (espero). Outro ponto, ainda no banheiro, são os registros para abrir e fechar a água do chuveiro. Eles ficam do lado de fora do box e eu acredito que o ideal seria que estivesse do lado de dentro. Isso evitaria o desperdício de água e de molhar tudo. E por fim, faltou um suporte para colocar a toalha e os produtos de banho (sabonete, condicionador, shampoo, etc).

Belga Hotel – Quarto Executivo
Belga Hotel – Quarto Superior

Bar & Restaurante Brasserie Belga

O Brasserie Belga fica no térreo do Belga Hotel e além de servir todas as refeições para os hospedes também está aberto para o público geral.

O restaurante é comandando pelo chef Belga Alexandre Binard e além de elementos da culinária Belga, o chef explora a cozinha brasileira em seus criativos pratos.

Junto ao restaurante, existe o bar e no mesmo espaço é servido o café da manhã para os hóspedes. O café da manhã pode ser adicionado ou não em sua diária. Você que decide!

Durante minha estada, provei desde as melhores cervejas Belgas até as famosas bapas Belgas.

Café da Manhã no Belga Hotel

O café da manhã é servido de maneira à la carte e você pode escolher o que deseja de acordo com o cardápio do dia.

No primeiro dia eu provei o café expresso, suco de melancia, um incrível CHOCOLATE KOEK (mil folhas com chocolate belga), um pão baguete com vleessalade (sala de presunto com picles e maionese) e os ovos mexidos do chef.

Já no segundo dia eu provei uma crepioca de banana, canela e mel acompanhando com um suco de abacaxi.

Almoço no Belga Hotel

No almoço, o menu executivo contempla entrada, prato principal e sobremesa.

No primeiro dia eu conheci a melhor salada que eu já comi na vida! Isso mesmo. A salada de Flandres ou Vlaamse Salada. Ela vem rúcula, chicória crespa, tiras de bacon, pera, nozes e vinagrete morna de gorgonzola. De entrada eu escolhi o Vlaamse Stoofvlees, que vem pedaços de carne na cerveja escura, com batatas fritas e cenouras do chef. E fechei esse dia com um Mousse de Chocolate Belga.

No segundo dia, comecei com a Sala de Française, nela tem torradas com cebola caramelizada, queijo brie e salada com molho de mostarda de Dijon. Muito boa!

No prato principal eu escolhi uma linguiça de panela com stoemp de couve-flor. Finalizando com a sobremesa mil folhas com creme patissiere.

Jantar no Belga Hotel

No primeiro jantar do Hotel Belga, tive a oportunidade de conhecer 5 diferentes cervejas harmonizadas com a tradicional bapas. Foi uma noite bem divertida.

Já na segunda noite, o chef Belga Alexandre Binard preparou um jantar interativo no estilo Masterchef. E para deixar a Amanda bem orgulhosa, consegui elaborar um Tomate Crevette Vegetariano a ponto de ser escolhida como o mais saboroso e bem apresentado pelo chef!

Belga Hotel – no centro histórico e cultural do Rio de Janeiro

Localizado na Rua dos Andradas, esquina com a Avenida Marechal Floriano, o Belga Hotel está próximo de ótimos atrativos turísticos e de facilidades que você pode aproveitar durante sua estadia.

Uma delas é poder ir e voltar do Aeroporto Santos Dummont de VLT. Uma vantagem econômica e pratica para chegar no Hotel Belga.

Além disso, dentro da área de 5 km de distância você terá o CCBB, o Museu do Amanhã, o AquaRio, a Confeitaria Colombo, o píer Mauá, o Museu de Arte do Rio, o Estádio do Maracanã, a Baía de Guanabara, o Boulevard Olímpico e o Sambódromo.

Estrategicamente localizado para você curtir uma viagem diferente no Rio de Janeiro.

PESQUISE PASSAGEM PARA O RIO DE JANEIRO

Nossa hospedagem no Belga Hotel foi um convite da MMA Comm via ABBV, mas os comentários aqui descritos são independentes e relativos à experiência vivida em nossa visita.

Deixe seu comentário!