Mato Grosso do Sul

Bonito – Flutuação na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa é uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil e considera a sétima mais profunda do país que nós tivemos o privilégio de conhecer em nossa viagem para Bonito, que na verdade fica na cidade de Jardim.

Explorada até seus 220 metros de profundidade em 1998 por Gilberto Menezes de Oliveira, depois disso ninguém tentou chegar realmente até seu final. E justamente por isso que a Lagoa ganhou o nome de Misteriosa.

Uma das maiores emoções do passeio é não ver o fundo da lagoa. Você passa a flutuação toda imaginando que fim será que tem isso. Eu pelo menos fiquei observando e não consegui parar de pensar a respeito. Claro que em certos momentos, eu tirei o colete para tentar descer, dá a sensação de “será que vou conseguir voltar, afinal ela não tem fundo”, mas é sem dúvida um lugar único que hoje vamos compartilhar a nossa experiência com vocês.

A Lagoa Misteriosa

Trilha e Flutuação na Lagoa Misteriosa

Após receber todas as instruções na recepção, assinar o termo de responsabilidade e seguro em caso de acidentes, seguimos para uma pequena caminhada na trilha interpretativa em meio a mata nativa. É ela que garante a conservação da caverna e a visibilidade da água. No meio da trilha você ainda vai contemplar a Lagoa Misteriosa através de um mirante. Aproveite para registrar o momento e apreciar todo o cenário que tem ao redor.

Mirante da Lagoa Misteriosa

– Encontre um hotel perfeito para sua viagem em Bonito

Para acessar a lagoa são 179 degraus em uma escada de madeira íngreme. Ela é bem tranquila e tem corrimãos dos dois lados para você se apoiar. O que dificulta um pouco na atenção é a ansiedade de chegar logo e a lagoa ali na sua frente, mas vá tranquilo que ela não vai sumir.

Chegando no deck, nossa guia passou mais algumas orientações e entregou o kit com um máscara, snorkel e colete salva-vidas. Eu fiquei preocupada com a temperatura da água pois parecia bastante fria, mas para nossa surpresa a água estava variando entre 24 a 26 graus, uma delícia.

Lagoa Misteriosa - Eloah e Amanda

Ah, e a nossa guia fez apenas um pedido bastante sério, que ninguém poderia falar palavrão ao entrar na Lagoa Misteriosa. Advinha! O primeiro que mergulhou logo soltou um c@r@!h0 cheio de emoção. É indescritível, surpreende, maravilhoso, perfeito.

Nós não resistimos! Ficamos nadando de um lado até o outro completamente encantadas. Depois a guia liberou o uso do colete e o grupo todo entrou no clima de começar a descer o máximo que conseguia. Para ajudar, no centro da lagoa tem uma guia de ferro que auxilía na missão. Confesso que não fui muito longe, já a Amanda desceu bastante.

A flutuação acabou tão rápido que nem pareceu que ficamos mais de 1 hora na água. O passeio tem uma media de 1h40 de duração, contando o trajeto de ida e volta da trilha e as pausas para orientações.

Lagoa Misteriosa - Eloah e Amanda

Mergulho na Lagoa Misteriosa

Além da flutuação você pode fazer mergulho na Lagoa Misteriosa. São 5 opções e cada uma delas exige mais experiência que a outra. Tem o batismo que desce até 8 metros, o básico vai 18, o avançado 25, o nitrox 30 e o técnico 60 metros.

Eu quero muito voltar para fazer o mergulho. Imagina, se a flutuação é incrível, o mergulho deve ser surreal!

Lagoa Misteriosa - Eloah Cristina

Agora se você ficou com vontade de conhecer a Lagoa Misteriosa, fique atento que de Outubro a Abril ela fecha. A água fica verde, turva e sem visibilidade para realizar o passeio. Programe-se para ir entre Maio a Setembro e não esqueça de reservar com antecedência nas agencias de turismo.

Outra dica importante: como a Lagoa Misteriosa fica em Jardim, programe-se para fazer outros passeios na região. Assim que acabou, nós fomos almoçar na fazenda Rio da Prata e na parte da tarde fizemos a flutuação. Como Jardim fica um pouco mais de 1 hora do centro de Bonito, otimizar o tempo é algo essencial.

Trilha e Flutuação na Lagoa Misteriosa

Informações da Flutuação na Lagoa Misteriosa

Duração:  Cerca de 1h40 (uma hora e quarenta minutos)
Preço: R$ 140,00 (não está incluso o transfer)
Endereço: 50 km do centro de Bonito no município de Jardim
Dica: Faça a flutuação no Rio da Prata na parte da tarde após o almoço na fazenda.

Patrocinio Viagem BONITO

Nossa hospedagem em Bonito foi uma cortesia do Hotel Pousada Águas de Bonito com apoio da Agência Águas de Turismo e as opiniões expressadas aqui são pessoais sobre nossa experiência vivida no local.

Deixe seu comentário!

Eloah Cristina

Eloah Cristina

Coordenadora de projetos, abandonou a vida nas agências de publicidade e resolveu se envolver no mundo dos blogueiros. Apaixonada por design, tecnologia e fotografia! Adora viajar o mundo e compartilhar aqui suas experiências.