Vamos começar com o fato de que esta receita de palitos de legumes é super fácil. É basicamente cortar, temperar e assar. Mas não é por isso que não existem dicas preciosas para que os seus palitos de legumes fiquem bem cozidos e crocantes.

Primeiro a assadeira precisa ser grande, pois os legumes precisam ficar separados para que eles cozinhem e depois fiquem crocantes. Se você não tiver uma grande, diminua a receita ou use duas assadeiras. Outra dica, ainda sobre as assadeiras, é que ela precisa ser baixa. Então aquelas formas que são perfeitas para uma boa lasanha não darão muito certo para seus palitos de legumes. Eles irão cozinhar, mas não ficarão crocantes.

Palitos de legumes assados
Depois de escolher uma boa e perfeita assadeira, você precisa de um bom azeite. Os legumes são temperados basicamente com azeite e sal. E o azeite escolhido faz diferença no resultado. Ah e sobre os temperos, use o que gostar. Eu coloquei alecrim, mas tenho certeza que ficaria ótimo com curry e páprica, com pimenta dedo de moça e até com alho e orégano. Vale a criatividade.

VEJA TAMBÉM:

Assadeira pronta, azeite e temperos escolhidos. Vamos para o precioso passo a passo. A primeira parte que os legumes ficam no forno cobertos com papel alumínio, serve para que eles cozinhem. Depois disso você irá aumentar a temperatura e deixar no forno por mais pelo menos 30 minutos. Neste momento, a cada 10 minutos, eu costumo dar uma virada nos palitos de legumes. Isto fará com que eles fiquem crocantes e evita que grudem na assadeira. Ah e falando em grudar na assadeira, se a sua não for antiaderente, forre com uma folha de papel manteiga.

Acho que é isso! Palitos de legumes assados e crocantes perfeitos para servir com molhos gostosos e receber os amigos.

Palitos de legumes assados

Receita de palitos de legumes assados

Ingredientes

  • 2 cenouras
  • 1 batata
  • 2 mandioquinhas
  • 1 batata doce
  • 1 colher de chá de alecrim desidratado (ou 2 ramos frescos)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Corte todos os legumes em palitos mais ou menos do mesmo tamanho.

Em uma tigela coloque os legumes, o alecrim, o azeite, o sal e a pimenta. Misture bem com as mãos.

Coloque os legumes em uma assadeira grande e forrada com papel manteiga – não deixe um em cima do outro. Se você não tiver uma assadeira grande, faça uma parte depois a outra.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 C por 25 minutos. Retire o papel e aumente o fogo para 250 C, asse por mais 30 minutos.

A cada 10 minutos, dê uma virada nos legumes para que eles fiquem dourados e crocantes de todos os lados.

Palitos de legumes assados

Deixe seu comentário!