Pão Italiano com Fermentação Natural

Muitos acompanharam a minha Saga do Levain lá no Instagram e viram que foi uma loucura para conseguir criar um Fermento Natural para que eu pudesse fazer os meus pães caseiros do jeito que eu mais gosto. E um destes pães era o Pão Italiano com Fermentação Natural.

Eu adoro Pão Italiano, por dentro super macio e levemente azedo com a casquinha durinha por fora. O problema é que sempre que compro Pão Italiano acho eles super secos e muito duros. Por isso pesquisei bastante até chegar a uma receita que ficasse exatamente como eu gosto, e o melhor: Com o meu querido Ser Fermento Natural.

Claro que se você não quiser criar o seu fermento, você pode usar o biológico. A durabilidade do pão será outra e é claro que o resultado ficará um pouco diferente, mas isto não é problema não é mesmo?!

Pão Italiano com Fermentação Natural Para que o seu Pão Italiano com Fermentação Natural fique perfeito, você precisa prestar atenção aos detalhes e ter familiaridade com pães caseiros. Não por ser difícil de fazer, mas porque fazer pão é uma arte, principalmente com o Levain. Você precisa sentir a massa e ter certeza que ela esta boa para ir ao forno. E este feeling nós pegamos com a prática. Não tem jeito.

Pão Italiano com Fermentação Natural

médio 1 pão médio 20 min de preparo + 8 h de descanso

Ingredientes

  • 350 g de farinha de trigo
  • 150 g de fermento natural ou 1 tablete de fermento biológico fresco
  • 200 ml de água morna (quase fria)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal

Pão Italiano com Fermentação Natural

Modo de Preparo

Misture o fermento natural, a farinha, a água e o azeite em uma tigela grande. Se for usar a batedeira, use o gancho e bata em velocidade baixa até misturar bem. Depois aumente a velocidade e bata por mais uns 5 minutos, até que vire uma massa homogênea e elástica que não gruda nas mãos. Se achar necessário adicione um pouco mais de farinha aos poucos. E continue batendo.

Se for sovar na mão, use a água em temperatura ambiente e sove de 15 a 20 minutos em uma bancada enfarinhada. Até que a massa fique elástica e não grude nas mãos.

Unte uma tigela grande com azeite, forme uma bola com a massa e coloque na tigela. Passe um pouco de azeite por cima da massa, cubra com papel filme e deixe crescer por 1h30.

Após este período, modele o pão no formato desejado (eu prefiro em bola), coloque em uma forma enfarinhada, cubra com papel filme e deixe fermentar por 6h. Se usar o fermento biológico 2h serão suficientes.

Preaqueça o forno a 200˚C e coloque uma pequena forma com água fervente para criar vapor dentro do forno. Faça um corte no pão no formato que gostar. Polvilhe um pouco de farinha por cima do pão e leve o pão para o forno por 45 minutos. Diminua a temperatura para 150˚C (os fornos comuns tem o mínimo de 180˚C então deixe a porta entreaberta para alcançar uma temperatura mais baixa) e asse por mais 30 minutos. Se gostar do pão mais escuro deixe por mais tempo.

Retire do forno e espere esfriar antes de cortar.

Pão Italiano com Fermentação Natural

Pão Italiano com Fermentação Natural

Deixe seu comentário!