Férias e verão são uma das combinações perfeitas para os turistas brasileiros! Eu particularmente adoro viajar no verão, mas o começo do ano costuma ser um pouco tumultuado e com preços bem salgados. Para nossa surpresa a cidade de Brotas SP foi totalmente diferente.

Ano passado não resistimos, fizemos as malas e viajamos mesmo assim. A busca do destino foi relativamente fácil, pois a ideia era não sair de São Paulo e queríamos viajar de carro.

Litoral ou Interior? Levando em consideração os preços, a distância e principalmente o trânsito, optamos pelo interior. Reservamos quatro dias e curtimos os atrativos de Brotas SP, mas também dá para ir em um final de semana tranquilamente.

Roteiro de aventura em Brotas - SP
Eloah e Amanda rumo a Brotas

Roteiro de aventura em Brotas SP

Ecoturismo: cachoeira, rapel, rafting, tirolesa, trilha, boia-cross, quadriciclo, cavalgada, caiaque, caminhada, piscina natural, slackline, arvorismo e muito mais.

– Sexta, dia 1

Saímos de São Paulo depois de um café da manhã reforçado. São 250 km de estrada, que dá aproximadamente 3 horas de viagem, sem parada. A estrada é super tranquila e passamos basicamente pela Rodovia dos Bandeirantes,  Rodovia Washington Luis e Rodovia Eng. Paulo Nilo Romano.

Chegando em Brotas, o nosso almoço já estava garantindo e reservado no criativo restaurante Brotas Zen. Eu escolhi um risoto e a Amanda foi de tagliatelle, estava tudo uma delícia, principalmente as sobremesas. O que chamou bastante nossa atenção, é a importância que o Brotas Zen dá para comidas saudáveis e ingredientes frescos, inclusive não encontramos nenhum prato com fritura no cardápio.

Booking.com

Restaurante Brotas Zen - Tagliatelle com Shimeji e Shitake
Tagliatelle com Shimeji e Shitake

– Alugue um carro em até 12x e viaje para Brotas

Depois do almoço, fomos conferir a produção da cervejaria Brotas Beer e sai de lá apaixonadíssima, em especial pela cerveja WEISS que é o meu estilo predileto. São 6 rótulos e nós não resistimos e provamos todas. Tem Pilsen, Weiss, Dry-Stout, Red Ale, Pale Ale, Bock.

Cervejaria Brotas Beer - Brotas SP
Brotas Beer

De lá, partimos para o Casarão Hotel para descansar um pouco. Nós gostamos do hotel, ele é simples, fica bem localizado no centro e seus valores são acessíveis (levando em consideração que fomos em Janeiro/Alta Temporada).

Para encerrar o primeiro dia, jantamos no restaurante Bon Vivant. Confesso que a escolha do restaurante foi por conta do Chopp da Brotas Beer que super valeu a pena. Já os nossos pratos não estavam gostosos. Eu pedi uma porção de nachos com guacamole, chilli e sour cream e a Amanda foi no cardápio japonês. Nenhuma das duas opções agradou.

Nosso primeiro dia foi bastante atípico para quem costuma viajar para Brotas, né?

Sábado, dia 2

Reservamos o dia para curtir e aproveitar o máximo das atividades do Parque Aventurah. A ideia foi chegar no complexo e curtir do início ao final do dia. E foi justamente isso que fizemos. Foi um dia recheado de aventuras e emoções.

Começamos com o caiaque. Na sequência eu paguei o maior mico da minha vida no aquaball. Curtimos um pouco do redário e logo partimos para um trilha que finaliza em uma cachoeira bem gostosa. Para fechar o dia, praticamos um pouco de standup, slackline e arco e flecha.

A vantagem do Parque Aventurah, é ter muitos atrativos com valores acessíveis, ou seja, com apenas R$40,00 você tem direito a fazer 11 atividades ou com R$89,00 você pode praticar até 20 atividades.

Parque Aventurah - Roteiro de aventura em Brotas SP
Eloah no Parque Aventurah

– Encontre um hotel perfeito em Brotas

Para noite, jantamos no Brotas Bar, um dos bares point da cidade. Ele leva um estilo moderno, decorado com acessórios e equipamentos de esportes radicais, muito agradável. Nós provamos algumas porções bem gostosas, mas infelizmente eles não comercializam a Brotas Beer.

Domingo, dia 3

Como ir a Brotas e não fazer o rafting? Nós deixamos o nosso agendado no primeiro horário com a empresa Território Selvagem Canoar. O passeio é no famoso Rio Jacaré Pepira, com seus 9 km de percurso e corredeiras de níveis 3 e 4 (o maior nível é 6). Vá preparado para se molhar e curtir muitas emoções. Reserve a manhã para a atividade.

Rafting - Roteiro de aventura em Brotas SP
Rafting em Brotas SP

Para compensar a adrenalina do rafting, reservamos para o almoço o Restaurante Casinha. Lá provamos um delicioso peixe de água doce que vem do Mato Grosso do Sul. O Jaú à Miranda é feito na telha, com vinagrete, maionese e muçarela gratinada.

Tiramos a tarde para descansar, arrumar as roupas molhadas e nossas malas. Agora para jantar, escolhemos um menu clássico na A Boa Pizza com direito a um sorvetinho na Sorveteria Bejupri.

Segunda, dia 4

Acordamos cedo, tomamos um café reforçado e fizemos check out no Casarão Hotel. Antes de deixar a cidade, conhecemos a Dona Emília que vende queijos maravilhosos, seu requeijão de corte é referência na região.

Como é difícil dar tchau a uma viagem, antes de realmente pegar a estrada incluímos a Cachoeira 3 Quedas em nosso roteiro. Lá ainda fizemos três trilhas curtas para conhecer três lindas cachoeiras. Começamos com a cachoeira da Nascente com 6 metros de altura, depois caminhamos até a cachoeira Andorinha com 20 metros de altura e por fim a cachoeira Figueira com 47 metros de altura.

E assim encerramos com chave de ouro nossa viagem pra Brotas SP.

Cachoeira 3 Quedas - Roteiro de aventura em Brotas SP
Amanda na Cachoeira 3 Quedas
Roteiro de aventura em Brotas SP
Salve esse Pinterest para consultar depois

Faz as fotos, o design, a parte técnica e escreve as matérias sobre viagens do blog. Não come de tudo, mas em compensação é apaixonada por Junk Food e vive levando a Amanda para aventuras pelo Brasil.