Tomate Confit

Aproveitando que estamos em uma época que os tomates estão mais baratos, nós resolvemos fazer duas receitas com tomates que são fantásticas. A geleia de tomate com bacon e esta receita de tomate confit.

A técnica de confitar é bem simples e tem 3 regrinhas básicas – cozinhar em uma grande quantidade de gordura, em baixa temperatura e um longo período de tempo. Além disso use ingredientes de excelente qualidade, não corte o alimento em pedaços pequenos e tenha paciência.

No forno convencional você pode fazer o confit em Banho Maria. Isso fará com que seu confit fique em torno de 100 a 120 °C. Com certeza terá um resultado excelente e bem melhor que o meu. No caso desta receita, eu fiz direto no forno, deu super certo, mas na próxima farei num temperatura mais baixa, pois quero que o tomate confit fique ainda mais saboroso.

Esta técnica de cozimento é excelente para legumes e também para algumas carnes, com o bacalhau e o pato. Basta colocar bastante azeite de boa qualidade e alguns temperos como alho e alecrim. O resultado é incrível.

Este tomate confit fica ótimo para fazer bruschettas. Combina muito bem com queijo de cabra. É excelente para acompanhar carnes assadas. Também fica delicioso com massa fresca. Ah, e é claro, vai super bem dentro de um hamburguer.

Receita de Tomate Confit

Ingredientes

  • 20 unidades de tomate holandês
  • 20 unidades de tomate sweet grape
  • 1 xícara de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de vinagre balsamico
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • alecrim seco ou fresco a gosto (ou outra erva que goste)

Modo de Preparo

Arrume os tomates em uma travessa média. Cubra com o azeite e o vinagre balsâmico. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque alguns ramos de alecrim. Leve ao forno preaquecido a 150 °C  por 1 hora e 20 minutos.

Sirva em seguida ou guarde em um vidro esterilizado. Dura 15 dias na geladeira.

Deixe seu comentário!