Final de semana retrasado visitamos a 33º Expoflora em Holambra, que acontecerá somente até o próximo final de semana – dia 28 de setembro.

Já contamos aqui no blog uma de nossas experiências em uma edição passada da Expoflora em Holambra e este ano vamos comentar as novidades, o que mudou, nossas surpresas e também nossos desapontamentos.

Saímos de São Paulo no domingo por volta das 13h e chegamos na cidade por volta das 15h. Não chega dar 2 horas de viagem e a estrada é bem tranquila. Único detalhe foram os pedágios, ida e volta, custou mais ou menos R$60,00, um pouco elevado para um bate e volta em uma cidadezinha tão próxima.

Dança típica na Expoflora em Holambra
Sapatinhos clássicos da Expoflora em Holambra

Chegando na Expoflora em Holambra pagamos mais R$28,00 do estacionamento e cada entrada custou R$34,00. Aqui que foi o nosso desapontamento. Só de pedágio, ingresso e estacionamento já havíamos gasto R$150,00!

Nosso objetivo além de passear, era comprar muitas plantinhas a um custo mais acessível que o de São Paulo, mas o que economizamos, não pagou todo o custo inicial da viagem.

Eu acho importante dizer isso aqui no blog, para você se planejar bem antes de ir, e saber que este será o gasto básico do passeio (fora a gasolina rsrs).

– Alugue um carro em até 12x e viaje para São Paulo

Flores

Agora vamos a parte boa: o lazer da Expoflora em Holambra

Para quem não conhece, a Expoflora é considerada a maior festa de flores da América Latina e Holambra a Capital Nacional das Flores.

Com um pouco mais de 11 mil habitantes, representa 40% das vendas de flores e plantas ornamentais. A população incentiva muito sua antiga colonização holandesa e mantêm essa cultura na arquitetura, culinária, e danças típicas.

Apresentação de dança clássica

O tema deste ano foi “flores, magia e alegria”. E alguns profissionais tiveram a oportunidade de apresentar belos e bonitos jardins, variando entre temas de festas e descanso.

Acredito que esta tenha sido uma das novidades da edição deste ano, e que realmente surpreendeu, um jardim mais encantador que o outro.

Foram 25 ambientes, criados por paisagistas, agrônomos, arquitetos, designers e decoradores.

– Encontre um hotel perfeito em São Paulo

Exposição de flores
Orquídeas em exposição

Fizemos um lanchinho e na sequência corremos para assistir o desfile com todos os participantes do evento.

Muita música na Expoflora
Muita arte na Expoflora

Já no final da tarde, inspirada no desfile de encerramento do parque da Disney, aconteceu duas chuvas de pétalas.

A primeira foi na grande área livre, onde estão os brinquedos infantis. A segunda foi por volta das 17h30 em todo o parque, onde um helicóptero lança as pétalas fazendo uma chuva colorida e muito bonita.

Diz a lenda que quem pegar uma pétala ainda no ar terá seus desejos realizados.

Durante o passeio você também pode assistir em alguns palcos que estão espalhados pelo parque, as danças típicas holandesas. Nós vimos algumas delas.  Vale a pena!

Atrativos da Expoflora em Holambra

Ah, também tem o museu histórico da cultura de Holambra com entrada gratuita no fundo do parque. No museu você pode conhecer toda a história da imigração e colonização holandesa no Brasil. São mais de duas mil fotos e utensílios dos primeiros imigrantes. Você também tem acesso a réplica das casas de pau-a-pique e alvenaria.

Deixamos para o final do dia o shopping das flores. Um galpão de mais de 3 mil metros cheio delas! Confesso que me controlei bastante, mas a Amanda comprou até um pé de cereja!! 😀

Portal de Holambra

Faz as fotos, o design, a parte técnica e escreve as matérias sobre viagens do blog. Não come de tudo, mas em compensação é apaixonada por Junk Food e vive levando a Amanda para aventuras pelo Brasil.