fbpx
Acompanhamentos

Receita de Abobrinha Gratinada

Oie meus lindos e lindas. Vocês sabem que eu ainda continuo na saga fazer a Eloah comer mais legumes e verduras, né? Eu aproveitei o último domingo para fazer várias receitinhas com as delícias para ver se ela gosta. E esta foi a vez da abobrinha gratinada.

Já tentei várias vezes fazer com que ela gostasse de abobrinha, mas não tem jeito! Muitas vezes ela nem provou.

Daí tive uma ideia bem gorda, mas genial. Rs. Abobrinha Gratinada com bèchamel e bacon!! Ah não tinha como ela não curtir né?!

E ainda fiz ela ir pra cozinha em ajudar a preparar o almoço, mais um motivo pra ela provar. Rs. As vezes acho que ela ainda é criança. Rs

Receita de Abobrinha Gratinada
Receita de Abobrinha Gratinada

A melhor parte de tudo isso, é que além dela lavar tooooda a louça, ela ADOROU o prato! É muito amor gente.

Para os vegetarianos, não coloque bacon que tá tudo certo! Fica uma delícia também. Vamos aprender a receita?

Receita de Abobrinha Gratinada
Receita de Abobrinha Gratinada

Receita de Abobrinha Gratinada

médio 2 pessoas 30 minutos

Ingredientes

Bèchamel

  • 250 ml de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colher de sopa cheia de farinha de trigo
  • nóz moscada a gosto

Abobrinha

  • 1 abobrinha princesa em fatias finas
  • 1 l de água fervente
  • 1 l de água gelada
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto (usei caiena)
  • Bacon em cubinhos
  • Alho poró em fatias finas
  • Queijo parmesão ralado na hora

Modo de preparo

Bèchamel

  1. Coloque em uma panela a manteiga e espere derreter. Junte a farinha e misture bem.
  2. Quando começar a borbulhar, vá adicionando o leite aos poucos, mexendo sempre. Cozinhe até engrossar, tempere com sal e nóz moscada. Reserve.

Para o seu Bèchamel ficar ainda mais saboroso, aqueça o leite com um pedaço de alho poró e um dente de alho amassado. O leite ficará com um sabor delicioso e seu molho também.

Abobrinha

  1. Em uma frigideira coloque os cubos de bacon e frite até que fiquem bem dourados. Retire da frigideira (deixando a gordura) e coloque em papel absorvente.
  2. Na gordura que ficou na frigideira, frite o alho poró fatiado até que fiquem levemente dourados, coloque em papel absorvente e reserve. – Se você for vegetariano, use azeite ou óleo para fritar o alho poró.
  3. Coloque a abobrinha já fatiada em um recipiente fundo. Ferva a água a cubra o legume com ela. Deixe por aproximadamente 2 minutos.
  4. Escorra a água quente e cubra a abobrinha com a água gelada até que elas esfriem. Escorra bem, seque as rodelas com papel toalha para que não fique soltando água na forma.
  5. Unte uma assadeira ou travessa pequena com um pouco de azeite, e disponha as abobrinhas no fundo. Tempere com sal e pimenta.
  6. Cubra com o bèchamel, polvilhe o queijo ralado, o bacon e o alho poró.
  7. Leve ao forno preaquecido a 200º por aproximadamente 15 minutos, ou até que o queijo fique dourado e o molho esteja borbulhante.

Sirva a Abobrinha gratinada com arroz branco.

Receita de Abobrinha Gratinada
Receita de Abobrinha Gratinada
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com