fbpx
Brotas

Adega Casarão – Deliciosas cachaças artesanais em Brotas

A Adega Casarão é uma ótima opção de passeio para quem está conhecendo a cidade de Brotas.

O espaço proporciona uma viagem ao passado com sua construção centenária e apresenta deliciosos produtos artesanais do interior.

Durante a visita é possível conhecer as deliciosas cachaças e licores produzidas pelo proprietário Fred e seu pai. Além de uma diversidade de produtos artesanais da região e proximidades, todos selecionados cuidadosamente para mostrar o verdadeiro sabor do interior.

Adega Casarão - Deliciosas cachaças artesanais em Brotas
Porão da Adega Casarão em Brotas

Adega Casarão em Brotas

A Adega Casarão está localizada no centro da cidade de Brotas, em uma construção centenária totalmente restaurada. No mesmo local funciona o Casarão Hotel que também mantém os aspectos tradicionais e original do local.

A construção já representa uma atração à parte com seu clima rústico e objetos antigos espalhados por toda a parte.

Cada detalhe da Adega Casarão foi pensando e elaborado para permitir que os visitantes observem as paredes antigas, as imensas vigas e como todo o entulho do telhado foi reaproveitado nas mesas e móveis da adega. Inclusive a sustentação do prédio é original.

Adega Casarão - Casa centenária em Brotas
Térreo da Adega Casarão



Booking.com

São dois ambientes. No térreo ficam alguns dos produtos artesanais. Tem geleias, pimentas, doces, artesanatos, cervejas, diversos tipos de mel, cafés, e o destaque de uma área exclusiva para os produtos garimpados na própria cidade de Brotas.

No porão da Adega Casarão ficam os diferentes tonéis de madeira onde ocorre o processo de envelhecimento das cachaças da casa. Assim como os queijos, embutidos, licores, vinhos, panelas de barro, temperos, entre outros.

Adega Casarão - Tonéis de madeira para envelhecimento das cachaças
Tonéis de madeira para envelhecimento das cachaças na Adega Casarão

O processo das cachaças na Adega Casarão

O carro chefe da Adega Casarão são as cachaças e a produção gira em torno de 10 mil litros. Parte desses barris estão de forma expositiva na adega e outra parte fica na fazenda do proprietário.

Lá aprendemos sobre o processo de produção da cachaça, os tipos de envelhecimento e provamos algumas delas. A cachaça mais velha tem 5 anos de envelhecimento e os tonéis utilizados são os de carvalho, jequetibá, castanheira, amendoim, umburana, pereira. A cachaça produzida no tonel de pereira é conhecida pelo nome de Aventureira.

Obviamente que voltamos com uma caixa cheia de coisas gostosas para casa e nós escolhemos a Cachaça de Umburana e o Licor Creme de Cachaça para aproveitarmos aqui em casa.

Se você também já foi para Brotas, conta para a gente, no final desse post, o que você fez de bom na cidade.

Adega Casarão - Deliciosas cachaças artesanais em Brotas
Salve esse Pinterest para consultar depois

Nossa viagem para Brotas foi um convite da Pousada das Nascentes, Recanto das Cachoeiras, Brotas Bar, Adega Casarão através da Assessoria de Imprensa. Os comentários aqui descritos são independentes e relativos à experiência vivida em nossa visita.

Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola