Alimentos Orgânicos – Como consumir mais

0

Passo-a-passo para Consumir mais Alimentos Orgânicos

É considerado alimento orgânico todo produto que é isento de qualquer tipo de contaminante artificial, seja agrotóxicos, antibióticos, modificações celulares, aditivos químicos ou hormônios diversos. Os alimentos orgânicos são uma excelente alternativa contra o descaso à saúde e ao meio ambiente, pois levam em consideração não apenas o resultado final do produto, mas também a forma como são produzidos. Para além do fato de possuírem um sabor mais agradável ao paladar, alimentos deste tipo estão relacionados ao desenvolvimento sustentável e dão total importância ao ecossistema, à saúde dos consumidores e também dos produtores. Não é sem motivo que estes alimentos estão se tornando cada vez mais queridos nos carrinhos de compra dos brasileiros e de consumidores do mundo inteiro, né?

Alimentos Orgânicos
Foto: Shutterstock

Principais benefícios do consumo de alimentos orgânicos:

  • Não possuem agrotóxicos em sua composição, nos livrando assim de diversas complicações no organismo, tais como alergias, distúrbios hormonais e complicações de problemas respiratórios;
  • Utilizam em sua produção técnicas sustentáveis de manejo, tais como a rotação de cultura e a compostagem, evitando, portanto, a erosão do solo;
  • Por utilizarem-se de adubos naturais, os alimentos orgânicos são ainda mais nutritivos;
  • É fabricado por pequenos agricultores, incentivando, portanto, a agricultura familiar.

Com tantos benefícios, dificilmente, alguém se recusaria a investir neste tipo de alimento em seu cardápio diário, não é verdade? O único problema é que tal investimento, muitas vezes, acaba custando uma graninha… A verdade é que o grande fator de recusa deste tipo de produto é o seu ‘precinho’, o qual, infelizmente, acaba não sendo acessível para todos.

Para alcançar tudo o que se propõe, sua forma de produção é um pouco mais cara do que a convencional, gerando, portanto, ao final, um acréscimo ao preço total do produto quando comparado a outras formas de produção. Mas e então? O que fazer neste caso? Continuar consumindo alimentos maléficos para o meio ambiente e para a nossa saúde? A falta de grana será, de fato, um impedimento para adquirir este tipo de produto?

Alimentos Organicos
Foto: Shutterstock

Atingindo uma vida mais saudável com os alimentos orgânicos sem gastar muito: aprenda como fazer uma hortinha em pequenos vasos!
Para ter em seu prato legumes, verduras, frutas e hortaliças totalmente orgânicas, livre de fertilizantes e de produtos químicos, que tal criar você mesmo uma pequena hortinha e viver, assim, feliz com a vida e em contato com a natureza? Aceite esta proposta como um convite a uma vida mais saudável para você e para a sua família e amigos!
Se o preço dos alimentos orgânicos não nos agrada, façamos um esforço para tê-los em nosso prato ainda assim: o meio ambiente e o nosso organismo agradecem!

Passo-a-passo para montar uma pequena horta em sua casa

Alimentos Orgânicos
Foto: Shutterstock

Engana-se quem pensa que para ter uma horta é necessário morar em um sitio, ou em uma casa com um amplo jardim! Muito pelo contrário, ao pensar em uma horta criada a partir de pequenos vasos, você poderá ter a mesma em qualquer espaço que disponha, sem necessitar de muitos metros² para isso. Aquele cantinho do seu apartamento, que é minúsculo, mas bate bastante sol, pode ser o espaço ideal, que tal?

Materiais necessários:

  • Terra orgânica;
  • Mudas orgânicas diversas;
  • Pequenos vasos;
  • Pedra e argila expandida;
  • Uma pá ou colher de jardineiro;
  • Manta de drenagem. (Você encontra todos esses materiais em hipermercados ou floriculturas)

Passo-a-passo:

1. Primeiramente, você deverá preencher a base dos vasos com uma camada generosa de argila expandida. A argila fará com que a água drene melhor, garantindo assim a umidade ideal para as suas plantinhas.
2. Em seguida, cubra esta argila com a manta de drenagem, desta forma garantimos a absorção dos nutrientes pela terra e o escoamento da água através desta.
3. Agora, com o auxílio de uma pá, você pode preencher os vasos com a terra orgânica, até mais ou menos uma mão da borda.
4. Por fim, enfie as mudinhas escolhidas na terra. Lembrando que a cada vaso utilizado, deverá ser plantado apenas um tipo da mesma espécie, de tal forma que você tenha ao final, por exemplo, um vaso de manjericão, um vaso de alecrim, um vaso de hortelã, etc.
5. Logo após todas as mudas terem sido colocadas na terra, complete o vaso com o restante de terra orgânica que sobrou até a borda.

Melhores mudas e sementes para plantar na sua casa:

  • Cebola
  • Cenoura
  • Hortelã
  • Cebolinha
  • Manjericão
  • Beterraba

Ao final, para além de uma horta orgânica cheia de hortaliças e outras coisinhas, você obterá um visual ainda mais atraente para a sua casa! O verde é sempre uma cor atraente e que deixa todo espaço ainda mais charmoso, não é mesmo?
Aproveite as dicas e tenha uma vida mais saudável com o consumo dos alimentos orgânicos a partir de agora mesmo. Boa sorte!

Alimentos Orgânicos - Segredos Nutritivos

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome