fbpx
Acompanhamentos

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada

Arroz com Lentilha! Tá aí uma receita que faz parte da mesa de final de ano na minha família desde que eu me entendo por gente.

Esta Receita de Arroz com Lentilha e Cebola Caramelizada, é bem diferente da receita da minha família, lá é só o arroz e a lentilha, cozidos juntos.

Nesta receita de arroz com lentilha, além de incluir a cebola caramelizada, ela leva alguns temperos diferentes como o gengibre e a canela. Que dão aquele sabor natalino sabe?

Pelo que pesquisei, esta é uma receita árabe, conhecida como Mjadra ou Mujaddara. As variações são imensas. Com diversos modos de preparo e diferentes formas de servir. Mas o que elas tem em comum é o arroz, a lentilha e a cebola.

Receita de Arroz com Lentilha
Receita de Arroz com Lentilha e Cebolas Caramelizadas

Em algumas receitas a cebola é frita, bem douradinha e levemente crocante. Em outras ela é caramelizada com um toque de açúcar.

Na minha Receita de Arroz com Lentilha e Cebola Caramelizada quis dar alguns toques bem especiais, principalmente porque a ideia era deixar o prato bem bonito, para ser servido na Ceia de Natal e de Ano Novo.

Inclusive, comer lentilha na noite do dia 31 de Dezembro traz prosperidade e dinheiro no ano novo que esta por vir. Só isso já é um excelente motivo pra fazer esta receita.

Receita de Arroz com Lentilha e Cebolas Caramelizadas
Receita de Arroz com Lentilha e Cebolas Caramelizadas

Receita de Arroz com Lentilha e Cebola Caramelizada

Ingredientes

  • 1/2 xícara de arroz basmati
  • 1/2 xícara de lentilha
  • 3 xícaras de água + 1 colher de sopa
  • 400 g de cebola fatiada bem fina (4 médias)
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 100 g de tomate grape cortados ao meio
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 pitadinha de canela
  • sal a gosto
  • 1/4 de xícara de salsinha picada

Modo de preparo

  1. Em uma panela pequena coloque o arroz basmati e 1 1/2 de água fervente. Tempere com uma pitada de sal e leve para fogo baixo com a panela semi tampada. Quando a água começar a secar, tampe e deixe terminar de cozinhar. Reserve.
  2. Em uma panela pequena, coloque a lentilha e cubra com 1 1/2 de água fervente. Tempere com sal e deixe cozinhar em fogo baixo até que fique al dente. Cerca de 15 minutos são suficientes. Escorra e reserve.
  3. Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga com um pouco do azeite em fogo baixo. Coloque a cebola fatiada, tempere com sal e vá refogando a cebola até que comece a dourar mexendo as vezes.
  4. Aumente um pouco fogo e coloque uma colher de sopa de água, continue caramelizando a cebola até que esteja bem dourada. Junte mais um pouco de azeite e frite a cebola já caramelizada por alguns minutos. Retire do fogo e reserve.
  5. Na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite e refogue o alho. Junte o gengibre e misture bem.
  6. Adicione 1/3 da cebola caramelizada, o arroz e a lentilha. Refogue por uns 5 minutos em fogo médio ou até que tudo esteja incorporado. Tempere com uma pitadinha de canela.
  7. Junte os tomates e a salsinha. Misture bem.
  8. Sirva com o restante da cebola reservada por cima.
Receita de Arroz com Lentilha e Cebolas Caramelizadas
Receita de Arroz com Lentilha e Cebolas Caramelizadas

Veja também esta Receita de Arroz com Lentilha da Rita Lobo. 

Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta