fbpx
Florianópolis

As praias do sul de Florianópolis

Já faz um tempinho que visitamos Florianópolis pela última vez, mas sempre tem um conteúdo aqui e outro lá para compartilhar. E hoje vamos falar sobre o melhor das praias do sul de Florianópolis que conhecemos. Nós já falamos sobre as praias do leste, um pouco sobre a praia do Campeche e a Ilha do Campeche.

No que diz respeito as praias, são mais de 100 e claro que gostaríamos de conhecer todas, mas não sendo moradora do destino fica um pouco mais difícil essa tarefa. Inclusive esse é um dos motivos e objetivos de compartilhar o melhor que visitamos e conhecemos com você. Assim você também tem a oportunidade de aproveitar os atrativos em pouco tempo como nós.

Eu achei que as praias do sul de Florianópolis tem um aspecto um pouco mais rústico, com muitos cenários de barcos atracados, uma gastronomia rica de pratos típicos a base de ostra e uma região bastante frequentada por surfistas.

Na região sul também tem a pouco conhecida Lagoa do Peri, ela não é uma praia, mas vale conhecer a atração com uma das maiores reservas de água doce da ilha.

Praias do sul de Florianópolis - Ilha do Campeche
Ilha do Campeche

As praias do sul de Florianópolis

Praia do Campeche

Nós ficamos hospedadas na praia do Campeche, então todos os dias com apenas 300 metros de caminhada, nossos pezinhos já estavam na areia. Muito bom né?

A praia do Campeche é a primeira da parte sul da ilha, começando logo após a praia da Joaquina. Eu achei o mar mega gelado e as ondas agitadas demais, então por isso não conseguimos aproveitar muito do mar. Lá você vai encontrar muitos jovens surfando, famílias, a garotada jogando vôlei e curtindo as opções de comes e bebes do centrinho comercial.

Em seus três quilômetros, você pode brincar e caminhar pelas dunas. E outra das vantagens da praia do Campeche é ela nunca ficar lotada, dá para relaxar e aproveitar bem o sossego da natureza.

Praias do sul de Florianópolis - Praia do Campeche
Praia do Campeche

Ilha do Campeche

Em frente à praia do Campeche está a Ilha do Campeche. Um ótimo passeio para você aproveitar durante o dia inteiro. Os barcos partem pela manhã, por volta das 10 h e em menos de 5 minutos você atravessa a praia chegando na ilha. O custo dessa travessia é de 60 reais por pessoa, mas com jeitinho você consegue negociar um valor melhor.

O número de visitantes na ilha é limitado, então chegue cedo para garantir a sua vaga. Na baixa temporada o ideal é você levar lanches, pois nem sempre os restaurantes estão abertos. Leve dinheiro, por lá eles não aceitam cartões.

Na ilha do Campeche o dia pode ser bem divertido. Tem snorkel, standup, mergulho ou apenas a maravilhosa praia para curtir com amigos e familiares. Ah, e como não tem onda, a água é extremamente calma, então a criançada aproveita demais o passeio.

Para quem gosta tem uma trilha monitorada para conhecer todo interior da ilha com duas opções de caminhada, uma com apenas 40 minutos e outra que chega a durar 2 horas. Infelizmente nos não fizemos, mas se você já tiver feito, conta aqui pra gente como foi.

Praias do sul de Florianópolis - Ilha do Campeche
Ilha do Campeche

Morro das Pedras

É uma praia sem nenhuma estrutura para passar o dia, mas tem um mirante que vale a pena conhecer com estacionamento e local para fotos. Além disso ela recebe muitos surfistas por conta do mar agitado durante o ano todo. São dois quilômetros de areia bem fofinha para fazer uma caminhada tranquila.

Morro das Pedras
Morro das Pedras

Pântano do Sul

A praia do Pântano do Sul é rica em gastronomia e por isso tem bons restaurantes de frutos do mar para você conhecer. Lá você encontra uma colônia de pescadores com um visual bem colorido de barquinhos no mar. E a praia com seus três quilômetros tem uma água agitada e bem gelada, já a areia é acinzentada.

Praias do sul de Florianópolis - Pântano do Sul
Pântano do Sul

Ribeirão da Ilha

Um bairro de casas coloridas e uma arquitetura açoriana preservada. A praia do Ribeirão da Ilha é para você que está buscando diversidade em pratos elaborados com ostra, pois lá tem a famosa rota das ostras. Ao longo de toda praia há muitos restaurantes de frutos do mar.

A praia tem águas bem calmas, mas não é visada para quem quer curtir o sol e o mar, justamente por conta da produção dos moluscos cultivado na região. Que por sinal é a fama desse pedaço.

Ribeirão da Ilha
Ribeirão da Ilha

Encontre um hotel perfeito para sua viagem em Florianópolis

Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola