fbpx
Cozinha

As razões para apostar na culinária moderna

Os pratos mais clássicos e tradicionais são, sem dúvida, uma inspiração. Reinventá-los, ainda assim, é o que está no menu do dia. Saiba as razões pelas quais você deve dar uma chance para a culinária moderna.

O mundo está em permanente mudança e isso é algo que os Millennials já não podem mais estranhar. As dinâmicas digitais alteraram por completo a forma como as várias áreas da vida e os diversos mercados funcionam e, assim, vieram trazer novos desafios e novas oportunidades para as gerações do século XXI.

A gastronomia acabou por se alterar muito, graças a toda essa nova dinâmica. Um mundo mais global, que permite o encontro com um maior número de tradições culturais, com um maior número de alimentos (incluindo especiarias e artigos específicos de locais particulares do mundo) e também com mais e mais técnicas de cozinha.

As razões para apostar na culinária moderna
Foto: IriGri – Comida vegetariana, legumes variados grelhados – Shutterstock

As tradições culinárias dos países começaram, com todo o universo de mudanças, também a expandir para dar lugar a novas formas de criar pratos. As mais diversas inspirações são utilizadas: das viagens, passando pelas receitas inspiradas em grandes clássicos do cinema e até aos programas de televisão.

Os grandes chefes do mundo já descobriram o imenso potencial da globalização da gastronomia e têm feito desta diversidade um dos principais pontos das suas criações culinárias. Ainda assim, em muitos locais do mundo, ainda se assiste à resistência face à mudança na gastronomia.

Venha conhecer algumas das principais razões pelas quais deve apostar na culinária moderna.

As razões para apostar na culinária moderna
Foto: Rawpixel – Mesa de jantar com comida variada –  Shutterstock

1. É uma cozinha mais saudável

Não vivemos apenas na era digital mas também na geração fit. Mais do que nunca existe uma preocupação com as questões da saúde e do aspeto do corpo, que acaba por passar, também, para as criações modernas da gastronomia que preenchem os pratos culinários.
Hoje, mais do que nunca, você encontrará uma preocupação com estas questões, que pode ser concretizada, por exemplo, na escolha de alimentos sem glúten ou lactose, no aumento do consumo de vegetais e também na redução das gorduras.

As razões para apostar na culinária moderna
Foto: Kiian Oksana – Comida equilibrada com frango grelhado, arroz, grão de bico, salada e abacate – Shutterstok

2. É ambientalmente mais consciente

A gastronomia da nossa era também procura ser mais sustentável. O aumento gradual no número de pessoas vegetarianas e vegan obrigou, à partida, a que se reduzisse muito o consumo de proteínas animais.
Além disso, a tendência é para que, cada vez mais, se opte por alimentos biológicos, que além de serem mais saudáveis garantem uma cultura menos nociva para o planeta Terra.

As razões para apostar na culinária moderna
Foto: Shellygraphy – Tacos Veganos de carne de Jaca – Shutterstock

3. É global e deliciosa

Hoje, a gastronomia moderna permite-nos viajar até qualquer local do mundo, graças aos ingredientes e às técnicas culinárias utilizadas.
Da Índia, à China, passando pela América, pela África e pela Europa, são inúmeros os pratos que se criam e se mesclam, em verdadeiras criações “do mundo”. Muitas vezes, estes pratos têm incorporada uma tradição específica mas, noutros casos, você poderá mesmo provar uma das maiores tendências do momento – a culinária de fusão – onde se misturam os sabores, em criações únicas, originais e recheadas de sabor e intensidade. Este é, sem dúvida, um convite a viajar pelo palato.

As razões para apostar na culinária moderna
Foto: Losangela – Mesa de jantar do Oriente Médio, árabe ou mediterrâneo – Shutterstock
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com