Acompanhamentos

Receita de Batata Gratinada

Um sabor para lembrar da infância: Receita de Batata Gratinada. Eu não sei para vocês, mas pra mim as batatas estão entre aqueles ingredientes indispensáveis na cozinha. Até mesmo por conta disso que faço muitas receitas com batatas aqui no blog.

O bom da Receita de Batata Gratinada no forno, é que ela leva ingredientes que normalmente temos na nossa dispensa: leite, manteiga, farinha de trigo e é claro Batatas! Os outros ingredientes não são tão obrigatórios, mas é claro que trazem sabor e brilho ao clássico prato.

Para começar você irá fazer um molho bechamel básico, com manteiga, farinha de trigo e leite. Como faremos uma batata gratinada em rodelas, é só fatiar as batatas em rodelas finas, montar e levar para o forno. Super fácil.

Se você tiver um mandoline em casa, aí vira uma receita prática de batatas gratinadas.  Eu não tinha, então fatiei na mão mesmo. A diferença é que no mandoline você consegue fazer a batata laminada gratinada, que é outro nível de receita. Fica muito mais delicada e bonita.

Receita de Batata Gratinada
Receita de Batata Gratinada no forno

Então já sabe, se quiser saber como fazer batata gratinada no forno, é só continuar lendo este texto. É simples e uma receita ótima para o dia a dia.

Espero muito que vocês gostem desta delícia tanto quanto nós gostamos e lembre-se: Se fizer a receita, poste uma foto com a #MarolaComCarambola vamos adorar curtir a sua foto. =)

Receita de Batata Gratinada
Receita de Batata Gratinada simples

Receita de batata gratinada no forno

Ingredientes

  • 2 batatas médias em rodelas finas
  • 1 1/2 xícara de leite
  • 2 dentes de alho inteiros e levemente amassados
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • sal a gosto
  • noz moscada a gosto
  • azeite
  • 1/4 de xícara de parmesão ralado
  • 1/2 xícara de muçarela picada

Modo de preparo

  1. Em uma panela pequena, coloque o leite e os dentes de alho. Leve para o fogo baixo e deixe ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e reserve. Quando amornar retire os dentes de alho.
  2. Em uma panela, coloque a manteiga e espere derreter em fogo baixo. Junte a farinha de trigo e misture bem até começar a borbulhar.
  3. Desligue o fogo e vá adicionando o leite aos poucos, mexendo muito bem todas as vezes.
  4. Quando terminar de adicionar todo o leite, volte ao fogo baixo mexendo sempre, de preferência use um fouet para não empelotar. Cozinhe até que vire um creme.
  5. Tempere com sal e noz moscada, misture e reserve. Se ficar muito grosso, acrescente mais leite.
  6. Unte uma assadeira com um pouco de azeite e faça uma camada com metade das batatas, tempere com sal e pimenta e cubra com um pouco do molho. Faça uma segunda camada com o restante das batatas, tempere com um pouco de sal e cubra com o restante do molho. Coloque a muçarela por cima e polvilhe o queijo parmesão e cubra com papel alumínio.
  7. Leve ao forno preaquecido a 180 ˚C de 40 a 50 minutos. Retire o papel alumínio e volte ao forno por mais alguns minutos até dourar. Você também pode usar a função grill do seu forno por uns 5 minutos.

VEJA TAMBÉM: Receita de gratinado de batata com Frango no site da Rita Lobo

Receita de Batata Gratinada
Receita de Batata Gratinada com molho bechamel

Post escrito em 15 de fevereiro de 2017 e atualizado em 07 de agosto de 2019

Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

2 Comentários

Deixe uma resposta



Booking.com