Que a Eloah ADORA batatas todo mundo já sabe, mas o que vocês ainda não sabem, é que ela há muito tempo me pede para fazer esta Batata Rosti.

Não digo que nunca fiz, mas a verdade é que quando tentamos gravar a primeira vez, a Batata Rosti grudou todinha e deu MUITO errado!!

O lado bom daquele erro, foi que fizemos alguns testes para descobrir quais são as dicas mais bacanas que podemos dar para vocês aqui no blog, para que você ai em casa, não cometa os mesmos erros que nós e tenha uma Batata Rosti perfeita!

Receita de Batata Rosti
Receita de Batata Rosti

1 – Tamanho da frigideira

Ela precisa ser pequena para que você consiga virá-la sem grandes problemas. Aqui em casa, geralmente fazemos a batata rosti naquelas frigideiras para fritar ovos. Ela fica no tamanho ideal para uma refeição acompanhada de uma salada. Se você quiser fazer um pouco maior, ela sozinha já dá uma refeição.

2 – Antiaderente

Quanto melhor for a frigideira, melhor sairá a sua batata rosti. Se a sua frigideira já esta com o antiaderente meio riscado e gasto, é muito provável que ela irá grudar, e isto fará com que ela se quebre na hora de virar.

3 – A Batata

Eu fiz a batata rosti com a batata comum e com a asterix. As duas ficaram boas, mas a asterix ficou mais sequinha e mais crocante. Acredito que pelo fato dela ter mais amido e bem menos água que a batata comum. Outra coisa é cozinhar a batata inteira e com casca. Isto também faz com que ela fique mais sequinha. Algumas pessoas ralam a batata crua e deixam ela cozinhando durante o preparo. Eu acredito que fique ainda mais crocante, porém demora muito mais tempo e você tem que controlar o fogo para não queimar por fora e ficar crua por dentro.

Receita de Batata Rosti
Receita de Batata Rosti

4 – O Recheio

O recheio é livre. Você pode usar o que quiser, o que gostar e ficará ótima! Só precisa se atentar a algumas coisinhas básicas:
Não use recheios líquidos ou que soltem muita água. Isto fará com que a batata cozinhe neste liquido e ela não ficará crocante. Então, se quiser colocar tomates por exemplo, tire as sementes e dê uma leve refogada neles.
Coloque os recheios já prontos. Nada de colocar o bacon cru dentro da batata, coloque ele já fritinho que será sucesso. Se quiser colocar verduras, coloque já refogada e temperada. E no caso de queijos cremosos prefira o catupiry ao requeijão. Pois ele não vai derreter e sumir dentro dela.

5 – Modo de Preparo

O ideal é você montar a batata fora do fogo. Coloque a primeira camada, arrume com a ajuda de uma colher, coloque o recheio e depois cubra com o restante. Sempre arrumando bem e dando uma leve pressionada para que ela fique num formato perfeito.
Na hora de virar, use um prato. Tentar virá-la com a espátula não dá certo. Ela se desmancha, quebra, você perde o recheio. É um desastre.

Bom acho que é isso. Espero que gostem e que as dicas façam sucesso ai na casa de vocês. Se tiver alguma dúvida é só deixar aqui nos comentários, e até a próxima receita.

Receita de Batata Rosti
Receita de Batata Rosti

Receita de Batata Rosti ou Batata Suiça

Ingredientes da Batata Rosti

  1. 2 batatas asterix médias
  2. sal e pimenta do reino a gosto
  3. 1 colher de sopa de manteiga
  4. 1/2 xícara de calabresa moída já refogada (pode ser picada)
  5. 1 fatia grossa de muçarela

Modo de Preparo da Batata Rosti

  1. Coloque as batatas inteiras e com casca em uma panela e cubra com água fervente. Deixe cozinhar por uns 10 minutos, ou até que elas estejam cozidas, porém firmes. Retire as batatas da água e espere esfriar um pouco. Descasque e rale as batatas em um ralo grosso. Reserve.
  2. Em uma frigideira pequena e antiaderente, coloque metade da manteiga e espere derreter. Desligue o fogo e comece a montar batata rosti. Primeiro faça uma camada de batata e tempere com sal e pimenta. Coloque o recheio que desejar, aqui usamos calabresa e muçarela. Cubra com o restante da batata e tempere com mais sal e pimenta do reino.
  3. Com a ajuda de uma espátula arrume a batata pressionando levemente a parte de cima e as laterais. Dê um formato bem bonito e uniforme.
  4. Leve para o fogo médio/baixo por mais ou menos 10 minutos. Ou até que esteja bem dourada. Cuide da temperatura para que ela não queime.
  5. Retire a frigideira do fogo, coloque um prato em cima dela e vire a batata rosti. Coloque o restante da manteiga na frigideira, espere derreter e volte a batata na frigideira. Leve para para o fogo. Deixe dourar o outro lado por mais uns 5 minutos.
Receita de Batata Rosti
Receita de Batata Rosti

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome