Acho que vocês já perceberam que nós ADORAMOS batatas assadas aqui no Marola né? E esta aqui é uma das minhas receitas de batata predileta, daquelas que faço com muita frequência. Elas ficam macias por dentro e bem crocantes por fora.

A pimenta é colocada na medida certa, e é claro que você pode fazer sem pimenta, ou com a pimenta que mais gosta.

Você pode fazer esta Receita de Batatas Assadas com sal refinado, alecrim seco e também pode usar outras variações de pimenta. Eu gosto com a calabresa e com a dedo de moça, mas já fiz com pimenta rosa e pimenta o reino.

Outras ervas também são muito bem vindas, mas dê preferência a ervas que suportam o calor, como o alecrim, o tomilho e a sálvia.

Receita de Batatas Assadas com Alecrim
Receita de Batatas Assadas com Alecrim

Como fazer Batatas Assadas com Alecrim

  1. Primeiro você precisa lavar e cortar as batatas. E como elas são rústicas, elas serão feitas com a casca e em fatias largas. Corte as batatas ao meio no sentido do comprimento, depois corte cada metade ao meio novamente e cada quarto ao meio mais uma vez. Cada batata te renderá 8 fatias.
  2. Depois coloque as batatas em uma assadeira ou tigela e tempere com azeite, sal e pimenta. Misture bem com as mãos e distribua as batatas pela assadeira com as partes retas viradas para baixo. Aqui você precisa usar uma assadeira grande já que elas não podem ficar muito juntinhas. Senão não ficarão crocantes.
  3. Agora é só colocar os ramos de alecrim, cobrir com papel alumínio (lado brilhante SEMPRE para baixo, e levar para o forno preaquecido. Eu uso 200 ºC e deixo por 20 minutos, este tempo é o suficiente para que elas estejam cozidas.
  4. Daí é só retirar o papel alumínio e voltar pro forno para dourar. Nesta hora aumente a temperatura para 250 ºC por mais 20 minutos, mas lembre de virar as batatas no meio do tempo para dourar do outro lado também.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita de Batatas Assadas com Alecrim
Receita de Batatas Assadas com Alecrim
 

Batatas Rústicas Assadas com Alecrim

Prep Time 5 minutes
Cook Time 40 minutes
Total Time 45 minutes
Servings 4 pessoas
Você pode fazer esta Receita de Batatas Assadas com sal refinado, alecrim seco e também pode usar outras variações de pimenta. 

Ingredients

  • 4 un batatas Asterix médias com a casca (cortadas em 8 no sentido do comprimento)
  • 1 pitada pimenta calabresa
  • 4 ramos alecrim
  • azeite (extra virgem)
  • sal grosso (a gosto)

Instructions 

  • Coloque as batatas em uma assadeira, e regue com o azeite e polvilhe o sal. Misture bem. Disponha as batatas na assadeira com uma das “faces” virada para baixo, não deixe elas muito perto umas das outras. O ar precisa circular por elas para que fiquem crocantes e douradas.
  • Distribua os ramos de alecrim e a pimenta, cubra com papel alumínio com o lado brilhante para baixo. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC por 20 minutos.
  • Retire o papel alumínio, e vire as batatas, volte ao forno e aumente a temperatura para 250 ºC por mais 10 minutos.
  • Vire novamente as batatas e volte ao forno por mais 10 minutos, até que os dois lados estejam bem dourados.
Author: Amanda Fernandes
Categoria: Acompanhamento, Aperitivos
Cozinha: Brasileira
Keyword: cozinha prática, receita de batata, receita fácil
Receita de Batatas Assadas com Alecrim
Receita de Batatas Assadas com Alecrim

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

5 Comments

  1. Essa batata é uma delicia!!! sempre como em restaurante… vou fazer em casa… obrigada por compartilhar!!!

Write A Comment

Recipe Rating