fbpx
Acompanhamentos

Batatas Hasselback

Originalmente a receita das batatas hasselback vieram da Suécia e lá ela é preparada somente com manteiga e sal. Mas é claro que uma pitadinha de temperos a mais não seria problema né?

Estas batatas hasselback são versáteis e ficam boas com qualquer coisa.

Nós resolvemos incrementar as nossas com bacon, ervas e uma pimentinha, mas você pode utilizar o que você mais gostar, como queijo parmesão, muçarela e outras coisinhas gostosas.

Estas batatas hasselback ficaram deliciosas, e são perfeitas para servir como acompanhamento de carnes, como petiscos, entradas, junto com uma saladinha de folhas verdes ou até mesmo para acompanhar um bom hambúrguer caseiro.

Receita de Batatas Hasselback
Receita de Batatas Hasselback

Uma das dias mais importantes é a hora do corte. As fatias precisam ser bem finas, cerca de 3mm de espessura. E não podem chegar até o final. A parte de baixo precisa ficar inteira.

Para isso você pode apoiar a batata em cima de uma colher de pau, ou entre os cabos de duas colheres de pau. Assim a faca não irá até o final.

Caso você queira fazer as Batatas Hasselback recheadas, no passo 6 você coloca entre as fatias o recheio escolhido. Fica ótimo com muçarela, fatias de presunto parma, rodelas finas de provolone.

O que vale aqui é a criatividade.

Receita de Batatas Hasselback
Receita de Batatas Hasselback

Receita de Batatas Hasselback

médio 2 pessoas 60 minutos

Ingredientes

  • 2 batatas inteiras grandes e com casca (de preferência a Asterix)
  • 2 colheres de sopa de bacon picado em cubinhos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá ervas secas (usei alecrim, manjericão e orégano)
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • salsinha picada para servir
  • pimenta dedo de moça (opcional)

Modo de preparo

  1. Misture as ervas secas com o azeite e reserve.
  2. Com uma faca bem afiada corte a batata em fatias finas, com aproximadamente 3 mm, verticais de um lado para o outro. Cuidado para não cortar até o final da batata, senão elas desmancham. Para não errar na hora de cortar as batatas, apoie a batata em cima de uma colher de pau. Assim a faca não irá até o final delas, e facilita o corte para quem não tem prática.
  3. Pincele a mistura de azeite nas batatas, polvilhe sal e pimenta do reino.
  4. Coloque as batatas em uma assadeira funda e cubra com papel alumínio.
  5. Leve ao forno pré aquecido a 180 ˚C de 40 a 50 minutos.
  6. Retire do forno e coloque uma colher do bacon por cima de cada batata e volte ao forno sem o papel alumínio por mais 20 minutos ou até que estejam douradas.
  7. Na hora de servir, polvilhe salsinha e a pimenta dedo de moça.

 

Receita de Batatas Hasselback
Compartilhe esta Receita de Batatas Hasselback no Pinterest 

 

Receita de Batatas Hasselback
Receita de Batatas Hasselback
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

1 comentário

  • ¡Hola
    Este plato se ve muy interesante, gracias por compartir. Voy a hacer este plato en el fin de semana para toda la familia.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola