Acompanhamentos

Receita de Batatas Hasselback

Originalmente a receita das batatas hasselback vieram da Suécia e lá ela é preparada somente com manteiga e sal. Mas é claro que uma pitadinha de temperos a mais não seria problema né?

Estas batatas hasselback são versáteis e ficam boas com praticamente qualquer tempero.

Nós resolvemos incrementar as nossas com cubos de bacon, ervas e uma pimentinha dedo de moça fatiada, mas você pode utilizar o que você mais gostar. Fica ótima com queijo parmesão e muçarela.

A batata hasselback fica deliciosa,  e é perfeita para servir como acompanhamento de carnes assadas e grelhadas, como petiscos, entradas, junto com uma saladinha de folhas verdes ou até mesmo para acompanhar um bom hambúrguer. É incrível.

Receita de Batatas Hasselback
Receita de Batatas Hasselback

Uma das dicas mais importantes é a hora do corte. As fatias precisam ser bem finas, cerca de 3mm de espessura. E não podem chegar até o final da batata, pois a parte de baixo precisa ficar inteira.

Para isso você pode apoiar a batata em cima de uma colher de pau, entre os cabos de duas colheres de pau ou pode usar hashis. Assim a faca não irá até o final e você consegue ter mais firmeza pra fazer as fatias.

Como Fazer Batata Hasselback com bacon
Receita de Batata Hasselback com bacon

Caso você queira fazer a Batata Hasselback recheada, no passo 6 você coloca entre as fatias o recheio escolhido. Fica ótimo com muçarela, fatias de presunto parma, rodelas finas de provolone, enfim.  O que vale aqui é a criatividade.

A Batata Hasselback demora pra assar, então tenha paciência. A primeira etapa com a batata coberta por papel alumínio é a parte que vai cozinhar a batata por inteiro. E depois, sem o alumínio, é a hora que a batata vai dourar e também é a hora que recheio entra.

Como Fazer Batata Hasselback com bacon
Como Fazer Batata Hasselback com bacon

Receita de Batatas Hasselback

médio 2 pessoas 1h20

Ingredientes

  • 2 batatas inteiras grandes e com casca (de preferência a Asterix)
  • 2 colheres de sopa de bacon picado em cubinhos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá ervas secas (usei alecrim, manjericão e orégano)
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • salsinha picada para servir
  • pimenta dedo de moça fatiada

Modo de preparo

  1. Misture as ervas secas com o azeite, tempere com uma pitada de sal e pimenta. Reserve.
  2. Com uma faca bem afiada corte a batata em fatias finas, com aproximadamente 3 mm, verticais de um lado para o outro. Cuidado para não cortar até o final da batata, senão elas desmancham. Para não errar na hora de cortar as batatas, apoie a batata em cima de uma colher de pau. Assim a faca não irá até o final delas, e facilita o corte para quem não tem prática.
  3. Pincele a mistura de azeite nas batatas, polvilhe sal e pimenta do reino.
  4. Coloque as batatas em uma assadeira funda e cubra com papel alumínio. Lado brilhante para dentro.
  5. Leve ao forno pré aquecido a 180 ˚C de 40 a 50 minutos.
  6. Retire do forno e coloque uma colher do bacon por cima de cada batata e volte ao forno sem o papel alumínio por mais 20 minutos ou até que estejam douradas.
  7. Na hora de servir, polvilhe salsinha e a pimenta dedo de moça.
Receita de Batatas Hasselback
Receita de Batatas Hasselback
Como Fazer Batata Hasselback com bacon
Receita de Batata Hasselback com bacon
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

1 comentário

  • ¡Hola
    Este plato se ve muy interesante, gracias por compartir. Voy a hacer este plato en el fin de semana para toda la familia.

Deixe uma resposta