fbpx
Doces e Sobremesas

Receita de Bolo de Baunilha

Hoje é aniversário do meu pai querido, e eu resolvi colocar uma receita de bolo de baunilha.

Os motivos são óbvios né? #SQN – Meu pai não gosta de bolos caseiros, ele só gosta de bolos prontos, daquele que é só misturar com ovos, leite e manteiga sabe? E adivinha porque? Ele acha que os bolos caseiros são muito massudos, nada macios, nem fofinhos.

Vê se pode! Eu não posso culpar o meu pai, bolo nunca foi a especialidade lá em casa. Rs.

Então, dito isto, resolvi fazer um bolo de baunilha caseiro, bem simples, SUPER macio e fofinho <3.

O bacana desta receita é que ela é ótima para fazer bolos de festa, pois a massa fica firme e aguenta bem o peso do recheio e da cobertura.

Outra coisa muito legal desta receita de bolo de baunilha é que você pode substituir ingredientes e fazer bolos de diversos sabores.

Receita de Bolo de Baunilha
Receita de Bolo de Baunilha

Pode tirar o leite e colocar suco de laranja, e fazer um bolo de laranja ótimo, também pode tirar a baunilha e colocar raspas de limão para transformá-lo em um bolo de limão sensacional.

Você pode substituir 1/2 xícara de farinha por 1/2 xícara de chocolate em pó, e por ai vai. Use a criatividade e seja feliz!

Ah e Feliz aniversário pro meu Paizão.

Receita de Bolo de Baunilha

médio 1 bolo grande 1 hora e 30 minutos

Ingredientes

  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 4 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 1 fava de baunilha (pode usar essência – 1 colher de sopa)
  • 1/2 xícara de farinha de amêndoas (opcional)
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo

  1. Em uma batedeira coloque a manteiga e bata até que fique esbranquiçada. Junte o açúcar e bata por 5 minutos em velocidade média.
  2. Coloque os ovos um de cada vez, esperando que incorpore bem antes de colocar o próximo. Adicione as sementes da baunilha e bata por um minuto.
  3. Vá adicionando aos poucos a farinha, 2 colheradas por vez e alternando com o leite. Quando acabar, junte a farinha de amêndoas e o sal. Bata por mais um minuto.
  4. Retire a massa da batedeira e misture o fermento delicadamente.
  5. Coloque a massa em uma forma grande untada com manteiga e farinha.
  6. Asse o bolo em forno preaquecido a 180 ºC por 60 minutos, depois aumente a temperatura para 210 ºC e asse por mais 10 minutos.

Esta massa rende um bolo grande, por isso demora bastante para assar. Se você optar por usar uma forma retangular baixa, diminua o tempo para 45 minutos a 180 ºC + 10 minutos a 210 ºC.

Receita de Bolo de Baunilha
Receita de Bolo de Baunilha
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

2 Comentários

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola