Bolos

Receita de Bolo de Pote de Limão

Hoje trago pra vocês esta receita de bolo de pote de limão que é deliciosa, combina muito com estes dias mais quentes que estão chegando e ainda são lindos para servir como sobremesa.

Deu pra perceber que eu estou meio viciada em limão nestes últimos tempos né? E é porque estou mesmo! O limão é rico em ácido cítrico, e este ácido é eliminado na urina em forma de citrato. A eliminação de citrato ajuda a prevenir cálculos renais. E eu sou uma fábrica de pedras nos rins.

Por conta disso, eu costumo consumir o suco de 1 limão por dia. Então limão é uma coisa que nunca falta aqui em casa, e é por isso que as receitas com limão estão aparecendo com frequência por aqui.

Mas vocês não estão aqui pra saber disso né? Vocês estão aqui pra aprender como fazer bolo no pote de limão. 

Receita de Bolo de Pote de Limão
Receita de Bolo de Pote de Limão

Geralmente eu faço o bolo de pote com as sobras dos bolos, por exemplo: fiz um bolo de limão para o aniversário do meu pai, e cortei aquela parte de cima que fica mais alta sabe? Então usei esta parte para fazer os bolos de pote, pois como vocês já sabem, aqui em casa não tem desperdício.

A receita da massa do bolo que eu fiz foi de um bolo mais amanteigado e firme, já que precisava suportar  o peso da cobertura. Mas você pode fazer outras receitas de bolo. A diferença é que quando você faz uma massa que é mais firme, você precisa de calda pra umedecer o bolo no pote, quando é uma massa mais macia, você não precisa da calda, já que a massa fica mais úmida quando entra em contato com o recheio.

Receita de Bolo de Pote de Limão
Receita de Bolo de Pote de Limão

O recheio é outra parte importante. Eu fiz um mousse de limão que fica bem cremoso porém firme depois de ir pra geladeira. Também dá pra fazer um brigadeiro de limão, mas o brigadeiro precisa ser mais cremoso do que você faria para usar como recheio de um bolo normal. Já que a ideia é a pessoa comer direto do pote, se o recheio ficar muito duro, perde toda a graça da sobremesa.

Você pode usar esta receita de bolo de limão no pote para vender. Basta comprar os potes do tamanho que desejar e medir direitinho as quantidades de bolo e recheio. Se você optar por potes de vidro, não esqueça de esterilizar os potes de vidro antes. No site do Panelinha tem um texto com algumas formas de como esterilizar os potes.

Uma outra opção é fazer o bolo de pote de limão com chocolate. Neste caso, você faz a camada de recheio do meio com brigadeiro de chocolate.

Receita de Bolo de Pote de Limão
Receita de Bolo de Pote de Limão

Receita de Bolo de Pote de Limão

Ingredientes

Para o bolo de limão

  • 200g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de açúcar
  • 4 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • raspas de 1 limão tahiti
  • raspas de 1/2 limão siciliano
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 pitada de sal

Para o recheio de mousse de limão

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • Suco de 3 limões tahiti
  • Suco de 1 limão siciliano
  • raspas dos limões para decorar

Para a calda de limão

  • 1/2 xícara de água
  • 3/4 xícara de açúcar
  • suco de 1/2 limão siciliano (pode usar tahiti)
  • casca de 1/2 limão siciliano (ou tahiti) sem a parte branca

Modo de preparo

Bolo de Limão

  1. Coloque a manteiga na batedeira e bata em velocidade média até ficar bem fofa e esbranquiçada. Adicione o açúcar e bata até misturar bem. Junte os ovos, 1 de cada vez,  batendo até misturar bem.
  2. Em um bowl peneire a farinha e o sal. E junte a mistura de farinha a massa na batedeira, alternando com o leite. Bata até misturar bem.
  3. Desligue a batedeira, junte as raspas de limão e o fermento. Misturando delicadamente.
  4. Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha.
  5. Leve ao forno preaquecido a 200 ˚C por 1 hora ou até assar.
  6. Espere esfriar e esfarele o bolo. Você pode esfarelar aos poucos, conforme for utilizando para montar os bolos de pote.

Recheio do Bolo de Pote

  1. Antes de cortar os limões, retire as raspas e reserve. Depois corte e esprema os limões.
  2. Na batedeira, coloque o leite condensado, o creme de leite e o suco dos limões. Bata até obter uma consistência fofa, cremosa e esbranquiçada.
  3. Coloque em um saco de confeiteiro e reserve.

Calda

  1. Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes da calda. Deixe cozinhar em fogo brando até que fique com consistência de calda liquida. Desligue e reserve. Espere esfriar antes de usar.

Montagem do Bolo de Pote de Limão

  1. Primeiro você precisa definir o tamanho do pote utilizado. O que eu usei para a foto é de 200 ml. Então eu utilizei mais ou menos 70g de bolo e 70g de recheio para cada pote fechando 4 camadas.
  2. Coloque metade do bolo no fundo do pote e umedeça com uma colherada de calda.
  3. Por cima coloque a mousse de limão e mais uma camada de bolo.
  4. Umedeça com mais um pouco de calda e por cima a ultima camada de mousse.
  5. Finalize com raspas de limão.
  6. Deixe na geladeira até a hora de servir.
Como fazer bolo de pote de limão
Receita de Bolo de Pote de Limão
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta