fbpx
Bonito

Bonito – Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel é mais um dos passeios incríveis para se conferir em Bonito. Ela que já possui cerca de 650 milhões de anos e revela em suas profundezas formações de estalactites, estalagmites e rochas.

É uma experiência totalmente diferente da Gruta da Lagoa Azul, pois além de ser uma cavidade seca, os visitantes podem caminhar lado a lado das formações e aproveitar o máximo desse contato com uma gruta tão antiga.

A Gruta de São Miguel fica localizada na Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas. Nós chegamos no atrativo para o primeiro horário de visitação. Fique atento e reserve a sua visita com antecedência, pois existe um limite de turistas a serem recebidos por dia e você pode ficar sem sua vaga.

O passeio começa no centro de visitantes. A recepção tem uma estrutura bem completa com bar, banheiros, café e Wi-Fi. Antes mesmo de iniciar a trilha nos fomos conhecer o jardim que tem lindas araras vermelhas. Adorei ver elas bem de pertinho! Ainda no centro de visitantes, recebemos algumas orientações, realizamos nosso cadastro, pegamos nossos equipamentos (capacete e lanterna) e assistimos um documentário sobre a Gruta de São Miguel.

Bonito – Gruta de São Miguel - Araras Vermelhas

Gruta de São Miguel na Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas

Saímos rumo a trilha que dá acesso a entrada da gruta. Tem um trecho muito bacana que caminhamos em uma ponte suspensa no meio ao cerrado com vista para as copas das árvores.

Devo dizer que a ponte balança mesmo, mas não precisa ter medo, é só ir segurando nos apoios laterais e tudo bem. Nós também subimos em um mirante de madeira para registrar essa incrível vista panorâmica.

Gruta de São Miguel - Ponte Suspensa
Travessia na ponte suspensa

A aventura começa de verdade na entrada da Gruta de São Miguel, que por sinal essa foi a primeira que eu entrei e conheci. Confesso que o mundo subterrâneo tem seus encantos e surpresas. Em certos trechos da gruta me questionei a grandiosidade da natureza que muitas vezes não tem o valor merecido.

É importante caminhar com bastante cuidado, não tocar em nada e também não pegar nenhum pedaço para trazer de recordação. A nossa guia Morgana Zhen explicou detalhadamente sobre o local e suas curiosidades, tornando nossa experiência ainda mais completa. Eu e a Amanda absorvemos o máximo de informações passada por ela, mas o difícil mesmo foi fotografar os detalhes da gruta, já que o ambiente tem pouquíssima iluminação.

Gruta de São Miguel - Grupo no Interior da Gruta
Grupo no interior da Gruta de São Miguel

São 270 metros de extensão e nos visitantes percorremos um trajeto de 200 metros. O ar dentro da caverna chega a 100% de umidade e a temperatura se mantém constante em todas as épocas do ano. Apesar de existir iluminação em determinados trechos, nos caminhamos sempre com as lanternas ligadas. Tem também alguns pontos de luzes instalados por eles, para que o passeio se torne ainda mais atrativo.

Conhecer a Gruta de São Miguel foi uma das experiências mais incríveis de Bonito.

Interior da Gruta de São Miguel
Interior da Gruta de São Miguel

Dicas e curiosidades da Gruta de São Miguel

  • Faça seu passeio de tênis
  • Deixe seus pertences no carro ou no armário da recepção
  • Não deixe seu lixo pela trilha muito menos dentro da gruta
  • Não leve nenhuma formação para casa como recordação
  • As estalactites são as formações superiores
  • As estalagmites são as formações inferiores
  • Tanto as estalactites como as estalagmites crescem cerca de 1 milímetro por ano
  • Quando as estalactites se encontram com as estalagmites cria-se uma nova formação: as colunas

Gruta de São Miguel - Formações

Gruta de São Miguel - Eloah e Amanda

Informações da Gruta de São Miguel

Duração: 01h10
Preço: R$45,00 por pessoa (não está incluso o transfer)
Endereço: 15km do centro de Bonito
Dica: A Gruta de São Miguel fica a 4 km da Gruta do Lago Azul, então recomendamos fazer as duas no mesmo dia

– Encontre um hotel perfeito para sua viagem em Bonito
Gruta de São Miguel em Bonito - Com 650 milhões de anos ela revela em suas profundezas formações de estalactites, estalagmites e rochas. Passeio incrível!
Salve esse Pinterest para consultar depois

Nossa hospedagem em Bonito foi uma cortesia do Hotel Pousada Águas de Bonito com apoio da Agência Águas de Turismo e as opiniões expressadas aqui são pessoais sobre nossa experiência vivida no local.

Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta