fbpx
Doces e Sobremesas

Receita de Brigadeiro de Doce de Leite

Acho que não existe uma pessoa no mundo que não adore brigadeiro. Pelo menos o tradicional de chocolate com granulado certeza que é o docinho predileto de muita gente em festas de aniversário. Mesmo que hoje existam várias opções deliciosas do doce. Desta vez eu resolvi fazer uma nova versão e fiz o brigadeiro de doce de leite.

Não tinha como dar errado. Leite condensado com doce de leite. O meu receio era ficar extremamente doce. E por incrível que pareça, este brigadeiro de doce de leite não ficou.

Eu cozinhei uma lata de leite condensado por 50 minutos para fazer um recheio de bolo, e acabei usando este mesmo para o brigadeiro.

Então procure usar um bom doce de leite para esta receita, assim você não precisa colocar muito doce para dar cor e sabor, e também não ficará tão doce.

Receita de Brigadeiro de doce de leite
Receita de Brigadeiro de doce de leite

Eu usei coco ralado sem açúcar para enrolar, você pode substituir por açúcar refinado ou cristal, mas lembre-se que ficará mais doce. Fica delicioso com castanha de caju triturada, amendoim, ou com coco queimado.

Outra dica é fazer o seu brigadeiro de doce de leite em fogo baixo e mexendo SEMPRE com uma colher de pau ou espátula. Caso comece a empelotar ou criar alguns gruminhos, retire do fogo, bata vigorosamente até desmanchá-los, e volte ao fogo até dar o ponto.

Receita de Brigadeiro de doce de leite
Receita de Brigadeiro de doce de leite

O ponto é outro item super importante num brigadeiro. Quando você passar a colher no fundo, e formar um “caminho” já esta no ponto de brigadeiro de colher, mas para enrolar você precisa cozinhar bem mais. E o ponto é quando o brigadeiro “desgruda” do fundo da panela. Para ter certeza, você vai virar um pouco a panela e se todo o doce escorrer de uma vez sem grudar no fundo, tá no ponto.

Receita de Brigadeiro de doce de leite
Receita de Brigadeiro de doce de leite

Receita de Brigadeiro de Doce de Leite

fácil 30 unidades 30 a 50 minutos

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa rasa de manteiga
  • 3 colheres de sopa generosas de doce de leite
  • coco ralado para enrolar

Modo de Preparo

  1. Em uma panela coloque os ingredientes e misture. Leve ao fogo baixo e mexendo sempre cozinhe o brigadeiro por uns 8 minutos.
  2. Se você passar a colher na panela e formar um caminho, o brigadeiro de doce de leite chegou no ponto de colher.
  3. Caso queira enrolar, como eu, continue cozinhando e mexendo sempre até começar a soltar do fundo da panela. Deve levar mais uns 8 minutos.
  4. Caso comece a empelotar, retire do fogo, mexa vigorosamente com a colher e volte ao fogo.
  5. Coloque o brigadeiro em uma tigela e espere esfriar. Pode ser na geladeira ou em temperatura ambiente.
  6. Enrole com as mãos levemente untadas com manteiga e passe no coco ralado.
Receita de Brigadeiro de Doce de Leite com Coco
Receita de Brigadeiro de Doce de Leite com Coco
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta