A Fazenda São Bento é parada obrigatória para quem planeja um roteiro na Chapada dos Veadeiros. É lá que estão três das belíssimas cachoeiras da região. A Cachoeira Almécegas (I e II) e a São Bento.

Localizada a aproximadamente 10 km de Alto Paraíso de Goiás, em direção a São Jorge, com tranquilidade chegamos até o local.

Logo na entrada, já na portaria, é necessário pagar a taxa de visitação.

São R$ 30 para visitar as 3 cachoeiras, ou R$ 10 para visitar somente a Cachoeira São Bento, ou R$ 20 para visitar as Cachoeiras Almécegas  1 e 2.

Cachoeira Almécegas I - Chapada dos Veadeiros
Cachoeira Almécegas I

Para este passeio não é necessário a contratação de guia, mas para quem preferir, é possível contratar um no CAT da cidade.

Cachoeira Almécegas I – Chapada dos Veadeiros

Começamos nosso roteiro pela Almécegas I. Antes de iniciar a trilha, percorremos de carro por 3 km em estrada de terra. Ela estava extremamente esburacada, mas com bastante cuidado e paciência, nós fizemos o trajeto com tranquilidade.

A trilha até Cachoeira Almécegas I tem cerca de 1.5 km de extensão e o grau de dificuldade é mediana, com trechos íngremes e muitos degraus de pedras altas.

Amanda Fernandes desbravando as trilhas na Chapada dos Veadeiros

A caminhada durou cerca de 30 minutos, e para nossa surpresa, concluímos em um belíssimo mirante com vista para a Cachoeira Almécegas I e seu paredão de 50 m em quartzito. É de tirar o fôlego!

Ainda próximo ao mirante, existe uma bifurcação no trecho plano da trilha, que nos levou até uma área com piscinas. Por conta da época de chuvas, ela estava bem cheia, então nós não arriscamos entrar.

Outra dica: não deixe de conhecer a base da Cachoeira Almécegas I. Por pura distração, passou despercebido esta última parte da trilha e nós não conhecemos.

Mirante da Cachoeira Almécegas 1

Cachoeira Almécegas II – Chapada dos Veadeiros

Voltamos para o estacionamento, pegamos o carro e seguimos pela estrada de terra até o estacionamento da Cachoeira Almécegas II.

A trilha é fácil, tem 300 metros e em menos de 5 minutos chegamos na cachoeira. Diferente da Almécegas I a Almécegas II é uma cachoeira perfeita para relaxar e apreciar a natureza.

Cachoeira Almécegas II
Cachoeira Almécegas II – Chapada dos Veadeiros

Cachoeira São Bento – Chapada dos Veadeiros

Nossa última parada foi na Cachoeira São Bento. A trilha é muito simples, com caminhada de apenas 5 minutos.

Comparada com as demais paradas, esta não nos empolgou muito. A cachoeira tem um poço imenso e a água tem cor de Coca-Cola. A queda fica um pouco distante e somente quem sabe nadar chega próximo.

Para os aventureiros, que curtem saltos, a Cachoeira São Bento é uma ótima pedida.

Cachoeira São Bento

Lanchonete Fazenda São Bento

Antes de ir embora, paramos na lanchonete. Eu comi uma deliciosa empada de frango (R$ 5) e a Amanda comprou um Gergeliko (R$ 5) – salgadinho famoso na região.

Mais Informações

• Endereço: GO 239 – Km 8 – Alto Paraíso de Goiás
  • Entrada: R$ 30
  • Horário: acesso as cachoeiras até as 17 h.
  • Estacionamento: Gratuito no local.

Veja onde ficar na Chapada dos Veadeiros:

Booking.com

A Cachoeira Almécegas (I e II) e a São Bento são três das belíssimas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros em Goiás. Próxima de Alto Paraíso de Goiás!
Salve esse Pinterest para consultar depois

MeuDome

Faz as fotos, o design, a parte técnica e escreve as matérias sobre viagens do blog. Não come de tudo, mas em compensação é apaixonada por Junk Food e vive levando a Amanda para aventuras pelo Brasil.