Cachoeira Serra Azul em Nobres – Bom Jardim

A Cachoeira Serra Azul fica dentro do Parque Sesc Serra Azul.

O parque é considerado um espaço ambiental paradisíaco, com cavernas e grutas, cachoeiras e uma biodiversidade incomparável. Inclusive a Cachoeira Serra Azul é conhecida como um dos principais cartões postais da região, e não é para menos.

O que mais encanta é o azul-turquesa da água e ele é o resultado da grande quantidade de calcário no solo da região de Nobres. E o fato de ser tão cristalina, torna a experiência do mergulho ainda mais incrível. Durante o passeio você pode ver todas as espécies de peixe da região, como piraputangas, piauis, dourados, entre muitos outros.

Amanda na Cachoeira Serra Azul

Cachoeira Serra Azul – Viva essa experiência!

O Sesc Serra Azul fica localizado no município de Rosário Oeste, entre a Serra Azul e a margem esquerda do rio Cuiabazinho. Saindo de Bom Jardim, que foi o nosso caso, nos percorremos um trajeto de aproximadamente 40 minutos em estrada de chão.

Ao chegar na infraestrutura do Sesc foi necessário se identificar para o guarda, apresentar os vouchers, identificar o guia responsável e aguardar a liberação. Vale frisar que a entrada sem guia é completamente proibida. Então reserve o passeio em uma agência com pelo menos um dia de antecedência.

Quando chegamos de fato na recepção, entregamos os vouchers e pegamos os itens que estão inclusos no passeio. Para quem vai fazer a flutuação é fornecido o kit de snorkel e para quem vai fazer a tirolesa os equipamentos de segurança.

Cachoeira Serra Azul em Nobres – Bom Jardim
Espécies de peixe da região

Trilha Cachoeira Serra Azul

A caminhada até a Cachoeira Serra Azul é fácil e tem apenas 800 metros. Para quem não vai fazer a tirolesa, terá de enfrentar um total de 470 degraus, metade subida e metade descida. Pensando nisso, muita gente prefere descer de tirolesa do que enfrentar as escadarias no retorno.

Bom, a subida é sempre mais difícil. Então leve água e faça paradas para apreciar a vista e recuperar o fôlego.

Já quase no final do trajeto, tem um ponto de apoio. Lá paramos para pegar o colete salva vida, item obrigatório para desfrutar a Cachoeira Serra Azul.

A Cachoeira Serra Azul

Assim que avistamos a Cachoeira Serra Azul com mais de 40 metros de queda, perdemos o fôlego e confesso que congelamos antes mesmo de conseguir terminar a trilha. O visual da cachoeira é belíssimo!

O visual da Cachoeira Serra Azul é belíssimo

Quando chegou a hora de aproveitar o banho delicioso na Cachoeira Serra Azul o guia passou diversas instruções de segurança e preservação.

É importante não jogar objetos na cachoeira, não pular ou mergulhar no poço, não entrar sem o colete salva-vidas e caso o guia apite 3 vezes, saia da água imediatamente pela margem mais próxima.

Sobre a preservação, os visitantes ficam no máximo 50 minutos na Cachoeira Serra Azul, em grupos de no máximo 25 pessoas, além de ser permitido apenas o uso de protetor solar e repelente biodegradável.

A Cachoeira Serra Azul tem um poço com 30 metros de diâmetro e 6 metros de profundidade. Dá para curtir muito! Nadar de um lado para o outro. Ver os peixinhos.

Amanda na Cachoeira Serra Azul

Quando cansar, vale a pena sentar no deck e passar o resto do passeio admirando o local. Nós fizemos isso e o nosso guia nos presentou colocando algumas frutas na ponta de uma vara, atraindo diversos peixes que deram imensos saltos ornamentais para pegar a comida. Foi bem divertido.

Quando acabou nosso tempo de permanência na Cachoeira Serra Azul, voltamos pela mesma trilha até o ponto de apoio, entregamos o colete salva vidas e continuamos o trajeto até a recepção.

Cachoeira da Serra Azul

O que levar para a Cachoeira da Serra Azul

• Tênis ou sapato fechado para trilha;
  • Roupa de banho;
  • Toalha de banho;
  • Câmera subaquática;
  • Água (você pode comprar na recepção do Sesc);
  • Repelente biodegradável,
  • Protetor solar biodegradável.
Eloah e Amanda na Cachoeira Serra Azul

Cachoeira Serra Azul – Tirolesa

Nós não fizemos a tirolesa, mas trouxemos para vocês algumas informações.

A tirolesa da Cachoeira Serra Azul tem 700 metros de comprimento, altura de 50 metros, o trajeto dura no máximo 40 segundos e você pode chegar a uma velocidade máxima de 60 km/h.

Para fazer a tirolesa o  peso mínimo permitido é de 25 kg e o máximo de 110 kg.

Onde ficar em Nobres

Cachoeira Serra Azul – Tirolesa
Tirolesa na Cachoeira Serra Azul

Mais informações da Cachoeira Serra Azul em Nobres

• Duração: em torno de 2 horas
  • Estacionamento: gratuito
  • Voucher: é necessário ir até uma agência de turismo para adquirir a entrada
  • Guia: é obrigatório estar acompanhando de um para entrar no Parque Sesc Serra Azul
  • Mais informações: www.sescpantanal.com.br

Valores da Cachoeira Serra Azul em Nobres

• Tirolesa – usuário R$50, comerciário R$40
  • Arvorismo – usuário 40, comerciário R$ 30
  • Pacote 1: Cachoeira com flutuação – usuário R$70, comerciário R$ 55
  • Pacote 2: Cachoeira com flutuação + tirolesa – usuário R$105, comerciário R$80
  • Pacote 3: Cachoeira com flutuação + arvorismo – usuário R$95, comerciário R$70
  • Pacote 4: Cachoeira com flutuação + tirolesa + arvorismo – usuário R$125, comerciário R$95
A Cachoeira Serra Azul é conhecida como um dos principais cartões postais de Nobres. Lá é possível fazer flutuação, tirolesa e arvorismo.
Salve esse Pinterest para consultar depois