O Cânion e Pico Monte Negro é um passeio de nível de dificuldade fácil e fizemos ele na parte da manhã do nosso dia.

Nós acordamos relativamente cedo, tomamos um café da manhã reforçado na Fazenda Potreirinhos e seguimos junto a operadora Rota dos Canyons pela estrada Municipal Silveira. Chegamos rapidinho e o carro ficou na base do Pico Monte Negro. A partir dali o percurso é realizado a pé com muita tranquilidade.

Confesso para vocês que sempre me recordo com bastante carinho da nossa viagem pelos Cânions do Sul do Brasil e hoje quero contar para vocês como foi a nossa experiência de ir até o ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul.

Cânion e Pico Monte Negro em São José dos Ausentes
Início da Trilha do Pico Monte Negro

Cânion e Pico Monte Negro em São José dos Ausentes

Pico Monte Negro é o ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul, com 1403 metros de altitude em relação ao nível do mar. Ele foi oficialmente o nosso primeiro contato com os cânions.

O lugar é deslumbrante, a caminhada pelas bordas dos paredões tem uma vista maravilhosa e de lá é possível ter uma visão geral da Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, de diversos cânions, além dos rios e cascatas nas bordas do Monte Negro.

Pico do Monte Negro é o ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul
O Pico Monte Negro é o ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul

O Cânion Monte Negro tem 700 metros de profundidade e 4 km de extensão. Lá você não precisa de um guia para fazer o passeio, mas nós recomendamos fortemente que você vá acompanhando de um. As trilhas são bem curtinhas e acredito que não passa de 2 km de caminhada. A grande emoção do passeio é andar e explorar as bordas durante todo o trajeto.

O melhor horário para a visita é na parte da manhã, já que durante a tarde acontece muito o fenômeno “viração”, que são camadas espessas de nuvens cobrindo todo o cânion e ai adeus a visibilidade e passeio.

Confira opções de hospedagem no Rio Grande do Sul

Cânion e Pico Monte Negro em São José dos Ausentes
Vista da trilha do Pico Monte Negro

Dicas do que levar na trilha do Pico Monte Negro:

  • Câmera fotográfica
  • Agua
  • Roupa e tênis confortável para caminhada
  • Boné ou toca
  • Mochila pequena
  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Capa de chuva
Cânion e Pico Monte Negro em São José dos Ausentes
Cânion e Pico Monte Negro em São José dos Ausentes
Cânion e Pico Monte Negro em São José dos Ausentes
Salve esse Pinterest para consultar depois

Nossa viagem foi um convite da Agência de Viagens Rota dos Canyons com apoio do Costão da Fortaleza Lodge, mas as opiniões expressas aqui são livres e pessoais.

Faz as fotos, o design, a parte técnica e escreve as matérias sobre viagens do blog. Não come de tudo, mas em compensação é apaixonada por Junk Food e vive levando a Amanda para aventuras pelo Brasil.

Write A Comment