fbpx
Chapada dos Veadeiros

Catarata dos Couros – Chapada dos Veadeiros

A Catarata dos Couros é um dos atrativos com entrada gratuita na Chapada dos Veadeiros, mas não é dos mais fáceis.

Para conhecer a Catarata dos Couros é necessário reservar o dia inteiro e ir preparado para uma trilha de nível médio.

Toda o percurso é feito margeando o Rio dos Couros, e se não realizado com atenção e conhecimento da região pode ser considerado perigoso. Inclusive, há quem prefira a contratação de guia, mesmo não sendo obrigatório. Nós optamos pelo acompanhamento do guia.

Catarata dos Couros – Cachoeira Muralha dos Couros
Catarata dos Couros – a primeira Cachoeira é Muralha dos Couros

Catarata dos Couros – com guia ou sem?

Nós optamos pela contratação do guia e não recomendamos que você vá sem.

Nós dirigimos por aproximadamente 1 hora, sendo 18 km no asfalto e 32 km na estrada de terra. A estrada de terra não está sinalizada. Seguir adiante, virar para direita ou esquerda? Não tem muito como saber. Nós até encontramos alguns turistas perdidos na tentativa de chegar na Catarata dos Couros.

Outro detalhe é que como nossa visita na Chapada dos Veadeiros foi bem na época de chuva, a estrada não estava das melhores. Por isso foi de extrema importância as dicas do guia para não atolarmos o carro.

Vista da Cachoeira Muralha dos Couros
Vista da Cachoeira Muralha dos Couros

Além disso, todo cuidado é pouco quando o volume de água aumenta,  principalmente no período de chuva.

Para nós foi fundamental buscar o acompanhamento de um guia, pois seu papel era nos dizer exatamente o que podíamos ou não fazer. Qual era o nosso limite para avançar determinados trechos. E nos apresentar todas as cachoeiras, já que muitos visitantes acabam não conhecendo todas pela insegurança de avançar a trilha.

Catarata dos Couros – quanto custa a contração do guia 

Contratamos o guia no próprio CAT de Alto Paraíso de Goiás. O Rafael Bastos (62-99959-2355) fechou em R$150,00 a diária, e ele mesmo sugeriu dividirmos o valor com outros viajantes.

Aceitamos a sugestão e aguardamos um pouco no CAT, até que um casal apareceu interessando em dividir o custo com a gente. Ou seja, R$75 foi o valor para cada casal, resultando em apenas 37,50 por pessoa.

Por isso reforço, vale a pena pagar um pouco e ter a certeza de que vai conhecer a Catarata dos Couros por completo, sem se perder na estrada e evitando os perigos da trilha.



Booking.com

Catarata dos Couros – Cachoeiras com quedas de 100 metros de altura!

A base para conhecer a Catarata dos Couros é Alto Paraíso de Goiás e ele é um passeio que precisa do dia inteiro. O trajeto da cidade até o início da trilha leva cerca de 1h.

Aqui não tem taxa de entrada, mas também não tem uma estrutura para nos receber. A dica é levar sua água e seus snacks para o decorrer da trilha.

Neste ponto também é importante reservar o almoço. Nós escolhemos o Restaurante da dona Eleusa, mas também tem a opção do Restaurante da dona Luzia.

Feito isso, seguimos para a trilha.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Cataratas do Couros

Como é a trilha da Catarata dos Couros

O primeiro trecho é a Cachoeira das Muralhas dos Couros. É a parte mais fácil da trilha, com trecho curto, onde muitas pessoas param e ficam por ali mesmo. Nos recomendamos passar direto e deixar para curtir e apreciar esse cantinho no retorno.

Em outras épocas, a Catarata dos Couros é considerada o parque aquático da cidade, com diversos pontos interessantes para banho e diversão. Porém no período de chuva, recomenda-se entrar apenas na Cachoeira das Muralhas dos Couros, se estiver tranquila e com muita atenção. Todas os demais pontos ficam inviáveis para banho por conta do volume gigantesco de água.

Cachoeiras com quedas de 100 metros de altura!
Cachoeiras com quedas de 100 metros de altura!

Seguimos margeando o Rio dos Couros, apreciando a sequência de imensas quedas. A trilha tem cerca de 3 km (ida e volta). A segunda parte da trilha permanece fácil, mas começa a ficar um pouco mais complicada a partir do terceiro trecho, com muitas decidas e subidas íngremes.

Durante a visita nós conhecemos uma sequência de quedas e todas surpreenderam. A mais grandiosa chega a 100 metros de altura.

Vou destacar os principais pontos para você conhecer na Cataratas dos Couros: Rio dos Couros, Almécegas 1000, Cachoeira de São Vicente, Cachoeira do Parafuso, Cânion dos Couros, Cachoeira do Bujão, Cachoeira das Muralhas dos Couros, e todos os Mirantes.

Catarata dos Couros – As cachoeiras com quedas de 100 metros de altura que impressionam na Chapada dos Veadeiros - Goiás.
Salve esse Pinterest para consultar depois

MeuDome

Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta



Booking.com