fbpx
Pastas, molhos e patês

Receita de Coalhada Seca

Há muito tempo eu estava com vontade de aprender a fazer uma boa coalhada seca caseira. Geralmente elas são mais saborosas que as compradas e ainda podemos temperar no nosso jeito e deixar na consistência que queremos.

Nas ultimas semanas fiz alguns testes, e o que mais me agradou foi este aqui! O sabor do iogurte fica bem acentuado na coalhada, mas ainda vou testar outras receitas, com coalho ou o próprio soro que sobra da coalhada fresca para a seca.

Para fazer a coalhada seca você deve deixar “escorrer” o soro, quanto mais tempo escorrer, mais firme ficará a tua coalhada. Deixei a minha por 24h e ficou na consistência de um iogurte grego.

Espero que vcs gostem, aqui em casa fez o maior sucesso. Inclusive fiz esta receitinha no dia das mães também e ela AMOU!

Receita de Coalhada Seca Caseira
Receita de Coalhada Seca Caseira
Receita de Coalhada Seca Caseira
Receita de Coalhada Seca Caseira

Receita de Coalhada Seca

fácil 10 unidades 40 minutos

Ingredientes

  • 1 l de leite integral
  • 1 pote de iogurte natural de 170 g
  • sal a gosto
  • azeite e hortelã (opcional)

Modo de preparo

  1. Coloque o leite em uma panela em fogo baixo e aqueça até que comece a levantar fervura. Desligue o fogo antes de ferver.
  2. Espere o leite esfriar até aproximadamente 35º. Ou até que seja confortável ao toque. Misture o iogurte ao leite mexendo delicadamente. Tampe a panela, cubra com um pano de prato e guarde a panela dentro do forno ou microondas (desligados, é claro!) de 8 a 12 horas.
  3. Passado este tempo, misture novamente e você terá a coalhada fresca. Coloque a coalhada fresca em um filtro de papel (para café) ou em um tecido fino e esterilizado (pode ser um pano de prato ou uma fralda). No caso do tecido, coloque em uma peneira grande como apoio ou no escorredor de massas, com uma panela por baixo. Deixe escorrer na geladeira até o ponto desejado. A minha ficou 24h.
  4. Tempere com sal e na hora de servir coloque um pouco de azeite e hortelã. Dura até uma semana na geladeira.
Receita de Coalhada Seca Caseira
Receita de Coalhada Seca Caseira
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

1 comentário

  • Amo coalhada seca , meus avós eram libaneses .Nasci comendo comida árabe , hj minha mãe já se foi , mais aprendi a fazer tudo com ela.
    Fui a Minas e comprei leite puro , preparei uma hoje . Vai ficar deliciosa !

Deixe uma resposta



Booking.com