Petiscos e Aperitivos

Como Fazer Espetinho Caprese com Molho Pesto

Aqui no Marola nós já estamos pensando em todas as receitas de natal deste ano e nossa dica para um petisco mais leve é este Espetinho Caprese com Molho Pesto.

A escolha por petiscos mais leves é justamente por conta de toda a comilança das festas de final de ano, e também por ser a época mais quente do ano.

Esta é uma receita prática, bem fácil e bem rápida de preparar.  Uma das melhores partes dela, é que ela sai bem em conta, já que cada espetinho usaremos um tomatinho, uma folha de manjericão, um cubinho de queijo e um pouco de molho pesto.

Com 200g de tomatinhos você consegue fazer cerca de 20 espetinhos, e apenas 50 g de queijo já serão suficientes para esta quantidade de espetinhos.

Receita de Espetinho Caprese com Molho Pesto
Como fazer Espetinho Caprese com Molho Pesto

A minha sugestão é fazer com molho pesto, como uma salada caprese normalmente é servida. Mas você pode fazer uma redução de aceto balsâmico, uma marinada simples com vinagre, azeite e sal, ou até mesmo um molho com pimenta calabresa e orégano.

Uma opção é servir sem ser em forma de espetinho, mas em forma de salada mesmo. É só aumentar as quantidades e fazer um pouco mais de molho.

Receita de Espetinho Caprese com Molho Pesto
Como fazer Espetinho Caprese com Molho Pesto

Como Fazer Espetinho Caprese com Molho Pesto

Ingredientes

Para o espetinho caprese

  • 10 tomates grape (usei 5 amarelos e 5 vermelhos)
  • 10 folhas de manjericão
  • 10 cubinhos de queijo muçarela, minas, branco ou búfala
  • 1 colher de sopa de molho pesto
  • 10 palitos de dente

Para o molho pesto

  • 1/4 xícara de folhas de manjericão
  • 1 dente de alho pequeno
  • 2 castanhas de caju ou 1 colher de chá de pinoli
  • 1 colher de sopa de parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Comece pelo molho pesto. Coloque o dente de alho e uma pitada de sal num pilão e macere até virar uma pasta. Junte a castanha e macere mais uns instantes.
  2. Junte as folhas de manjericão, tempere com mais uma pitadinha de sal. Macere e acrescente o azeite. Coloque o parmesão ralado e misture bem.
  3. Transfira o molho pesto para uma tigela e coloque os cubos de queijo. Misture e deixe marinando por uma ou duas horas.
  4. Corte os tomates ao meio e monte o espetinho caprese começando por metade do tomate, o queijo, a folha de manjericão e finalizando com a outra metade do tomate.
Como fazer Espetinho Caprese com Molho Pesto
Como fazer Espetinho Caprese com Molho Pesto
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta