Sanduíches

Como fazer hambúrguer na churrasqueira

Hoje vamos te ensinar como fazer hambúrguer na churrasqueira, são várias dicas pra ele ficar suculento, o queijo bem derretido e o pão bem dourado e macio.


Fazer hambúrguer caseiro é uma tarefa deliciosa e por aqui foi o cardápio do nosso dia dos namorados. Fizemos o hambúrguer praticamente 100% em casa. Fizemos um pão de hambúrguer bem macio, uma maionese caseira de alho super saborosa, o relish de pepino e grelhamos o hambúrguer no suporte da Ominia feito sob medida pra nossa churrasqueira.

Como muita gente me pergunta como fazer hambúrguer na churrasqueira, resolvi trazer pra vocês várias dicas pro seu hambúrguer ficar perfeito.

O principal ingrediente do hambúrguer é, com certeza, a carne. Ela precisa ser de boa qualidade e de preferência comprada no açougue. Lá você consegue pedir pro açougueiro cortar, pesar e moer a carne do jeitinho que você quiser.

OMINIA GRILL & ACESSÓRIOS
Suporte Slim Ominia Grill & Acessórios
OMINIA GRILL & ACESSÓRIOS
OMINIA GRILL & ACESSÓRIOS – FAÇA SEU ORÇAMENTO

Para fazer um bom hambúrguer, seja na churrasqueira ou na chapa, o ideal é que você faça um blend com pelo menos 2 tipos de carne e uma boa porcentagem de gordura. Segundo meu amigo Marcos Vigorito do Guia do Hambúrguer a proporção ideal é 20% de gordura. Então para cada quilo de carne, use 200 g de gordura. Ela é responsável por trazer suculência e também sabor pro seu hambúrguer.

Você pode fazer o blend com vários tipos de carne e ir testando o sabor que mais gosta. Eu gosto demais de fraldinha com acém, mas você também pode usar peito, pescoço, costela e até alcatra.

Aqui eu pedi pro meu açougueiro moer uma peça de fraldinha bem gorda junto com a mesma quantidade de acém. Deu super certo, mas acredito que teria ficado ainda melhor com um pouco mais de gordura adicionada ao blend. Ah e é importante pedir pra moer duas vezes, isto deixará seu hambúrguer bem macio.

Como fazer hambúrguer na churrasqueira
Como fazer hambúrguer na churrasqueira

Outro ingrediente importante para um belo hambúrguer é o pão. Eu gosto de pães bem macios e levemente adocicados, mas também AMO hambúrguer no pão francês, que também pode ser feito em casa, no formato redondo. A minha preferência é fazer o pão de hambúrguer em casa. Dá trabalho? Dá, mas vale muito a pena.

Pro pão ficar bem macio, quentinho e não ficar todo molhado na hora de montar seu hambúrguer, você precisa passar manteiga e dourar o pão antes de montar. Também é importante deixar o hambúrguer descansar depois de grelhado, assim os sucos da carne se distribuem e continuam dentro dele e não escorrem no pão.

OMINIA GRILL & ACESSÓRIOS
Suporte Slim Ominia
OMINIA GRILL & ACESSÓRIOS
OMINIA GRILL & ACESSÓRIOS – FAÇA SEU ORÇAMENTO

Pra mim o queijo é indispensável num hambúrguer e um bom pão, carne e queijo já é suficiente pra me deixar feliz. A combinação de sabores vai depender do restante dos ingredientes que você vai usar para incrementar seu hambúrguer.

Por exemplo, o queijo cheddar combina demais com bacon e cebola caramelizada. Já o gorgonzola vai bem com tomates confitados e até com goiabada. O queijo prato fica ótimo num cheese salada com alface, tomate e cebola ou no cheeseburguer com ketchup e mostarda. Os demais ingredientes adicionados ao hambúrguer são inúmeros e sempre vale a criatividade.

Pro queijo ficar bem derretido é legal você usar um abafador, mas caso você não tenha, um bowl de inox serve, só cuidado pra não se queimar na hora de tirar de cima do seu hambúrguer.

Como fazer hambúrguer na churrasqueira
Como fazer hambúrguer na churrasqueira

Outra dica é: Nada de temperar a carne com antecedência. Muito menos colocar cebola, alho, salsinha, creme de cebola e outros temperos nela. Hambúrguer de verdade é só carne e é temperada já na chapa com sal e no máximo pimenta do reino.  Se você usou uma boa carne, vai ver que o sabor é incrível.

Agora vamos a churrasqueira. Aqui temos um suporte para churrasqueira Slim da Ominia feito sob medida pra nossa churrasqueira que é bem pequena. Optamos por este modelo por não ter aquela base lateral que ocupa muito espaço.

Nosso suporte veio com uma grelha argentina, uma grelha tradicional e uma grelha moeda para descanso. O que é ideal quando preparamos hambúrguer na churrasqueira, já que depois de pronto o ideal é deixá-lo descansando alguns minutos para que os sucos se distribuam dentro da carne antes de ser montado e ainda conseguimos mantê-los quente.

OMINIA GRILL & ACESSÓRIOS
Como fazer hambúrguer na churrasqueira – Suporte Slim Ominia
OMINIA GRILL & ACESSÓRIOS
OMINIA GRILL & ACESSÓRIOS – FAÇA SEU ORÇAMENTO

A temperatura precisa estar bem quente. Para isso, acenda sua churrasqueira com antecedência e vá monitorando para que tenha bastante brasa na hora que você for grelhar o hambúrguer. Caso você perceba que a brasa diminuiu, coloque mais carvão e espere pegar. Se você colocar o hambúrguer nela “fria” ele irá cozinhar, ficará seco e cinza e você quer um hambúrguer dourado, suculento e delicioso.

Espero que estas dicas tenham tirado todas as suas dúvidas de como fazer hambúrguer na churrasqueira e te ajudem a fazer um hambúrguer maravilhoso. Não esqueça de nos marcar nas suas postagens do Instagram e bom apetite.

Como fazer hambúrguer na churrasqueira
Como fazer hambúrguer na churrasqueira

Como fazer hambúrguer na churrasqueira

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Acenda a churrasqueira e vá monitorando para que tenha bastante brasa. Ela precisa estar bem quente para que você possa preparar seu hambúrguer.
  2. Com as mãos, misture muito bem a carne, apertando para ter certeza que as carnes estão bem misturadas. Separe em duas partes com 180 g cada. E modele duas bolas com a carne.
  3. Bata cada bola de carne jogando de uma mão para a outra algumas vezes. Modele o hambúrguer usando um aro ou na mão mesmo. Eu fiz na mão. Aperte o meio do hambúrguer deixando-o levemente mais baixo. O hambúrguer tende a inchar na hora de colocar na chapa ou na churrasqueira.
  4. Depois de moldar os hambúrgueres, leve para a geladeira enquanto prepara o restante dos ingredientes.
  5. Faça a maionese caseira, separe as fatias de queijo, corte os pães, pegue a manteiga, o sal e a pimenta. Se for fazer um cheese salada, já corte o alface, o tomate e a cebola. Retire o hambúrguer da geladeira.
  6. Pegue os utensílios que irá utilizar na churrasqueira. Espátula para virar o hambúrguer, pincel para passar a manteiga no pão, abafador para derreter o queijo.
  7. Na churrasqueira coloque o hambúrguer, tempere a parte de cima com sal e pimenta a gosto.
  8. Por aqui, como gosto ponto pra mal, ficou cerca de 3 minutos de cada lado, mas o tempo vai depender do ponto que você gosta e também da temperatura e distância entre a brasa e a grelha.
  9. Vire o hambúrguer com ajuda da espátula e tempere o outro lado com sal e pimenta a gosto. Passe manteiga no pão e coloque na grelha até dourar. Cuidado pra não queimar.
  10. Quando o hambúrguer chegar no ponto desejado, coloque duas fatias de queijo em cada um e coloque o abafador para derreter o queijo. Se você não tiver um abafador, use uma tampa de panela que seja mais alta para não grudar o queijo nela.
  11. Retire o hambúrguer da churrasqueira e coloque na grelha de descanso por alguns minutos, se seu suporte de churrasqueira não tiver esta grelha, você pode colocar na mais alta ou em uma tábua de carne. Este processo serve para que os sucos da carne se distribuam por todo o hambúrguer e ele fique bem suculento sem molhar o pão.
  12. Monte seu hambúrguer conforme desejar. Por aqui colocamos a maionese na metade de baixo do pão, colocamos o hambúrguer com queijo por cima, o relish de pepino e fechamos com a outra metade do pão.
Como fazer hambúrguer na churrasqueira
Como fazer hambúrguer na churrasqueira
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta