Costelinhas de Porco ao estilo Memphis

É possível criar alguns dos pratos mais deliciosos e versáteis do mundo com costelinhas de porco: elas realmente brilham na mesa! E esta receita é de Costelinhas de Porco ao estilo Memphis. Feitas na churrasqueira com abafador.

Caso você não tenha este tipo de churrasqueira, pode embrulhar as costelinhas no papel alumínio e seguir com a receita na churrasqueira comum, ou até mesmo no forno. Porém elas não ficarão com aquele sabor tão defumado, mas certeza que ficarão deliciosas.

As costelinhas de porco possuem uma carne generosamente marmorizada, que mantém a peça úmida mesmo durante longos períodos de cozimento. Ela que a deixam muito mais macia e super suculenta.

Se isto já não fosse motivo suficiente, os ossos dão um sabor rico ao mesmo tempo em que fornecem um suporte físico para assar a carne, tornando-a perfeita para a grelha!

Costelinhas de Porco ao estilo Memphis
Costelinhas de Porco ao estilo Memphis – Foto: Shutterstock

De acordo com algumas pesquisas, existem diversos tipos de churrasco americano com essas costelas, mas poucos são tão deliciosos quanto o de Memphis, que é caracterizado por misturas secas repletas de um extraordinário sabor picante proporcionado por temperos como páprica, pimenta preta e pimenta caiena.

As Costelinhas de Porco ao estilo Memphis são a receita mais significativa desse estilo. Esse prato tradicional é um favorito de longa data do lendário concorrente de poker Chris Moneymaker, que recentemente contou um pouco sobre como ele é feito.

“Nós retiramos o excesso da membrana de gordura da costela, temperamos com pó de BBQ e a deixamos na geladeira durante uma noite. Então nós retiramos e a colocamos em um defumador por aproximadamente sete horas. Quando a carne estiver macia, basicamente soltando dos ossos, colocamos o molho de churrasco e a transferimos para a grelha. Daí deixamos esse molho sobre a costela tostar um pouco, separamos os pedaços e ela estará pronta para ser degustada.”, finalizou Moneymaker.

Costelinhas de Porco ao estilo Memphis
Costelinhas de Porco ao estilo Memphis – Foto: Shutterstock

É difícil encontrar um defumador no Brasil (eu mesma não tenho um), mas só esse processo de dupla aplicação de especiarias, que envolve temperar a carne no dia anterior e repetir durante o cozimento, já é o suficiente para criar uma costelinha incrível e uma maior profundidade de sabor, ao mesmo tempo em que preserva o saboroso gosto natural da carne de porco.

Para uma experiência autêntica, as Costelinhas de Porco ao estilo Memphis podem ser servidas sozinhas, com uma porção de batata frita ou milho na espiga. Apesar disso, caso a ideia seja um jantar mais elaborado, elas também ficam deliciosas acompanhadas de um risoto que agregue sabores complementares, como o Risoto de limão siciliano com cebolas caramelizadas!

Costelinhas de Porco ao estilo Memphis
Costelinhas de Porco ao estilo Memphis – Foto: Shutterstock

Receita de Costelinhas de Porco ao Estilo Memphis

médio 4 pessoas 1h45 + tempo de espera

Ingredientes

Para as costelinhas

  • 2 ripas de costelinha de porco
  • 1 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de sal de aipo (opcional, mas faz diferença no sabor)
  • 1 1/2 colheres de chá de alho em pó (pode triturar o alho desidratado que funciona)
  • 1/4 xícara de páprica doce
  • 1 colher de chá de pimenta caiena
  • 1 colher de chá de pimenta preta
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 1 1/2 colher de chá de mostarda seca (opcional)
  • 1 1/2 colher de chá de cominho

Para o molho

  • 2 xícaras de vinagre de maçã
  • 1/2 xícara de mostarda
  • 2 colheres de chá de sal

Modo de Preparo

  1. Primeiro, retire a membrana que reveste a costelinha. Caso você tenha dificuldade, pode pedir para o açougueiro retirar pra você.
  2. Coloque o alho em pó, o açúcar mascavo, o cominho, a páprica, a pimenta preta, a pimenta caiena, o sal, o aipo e a mostarda seca em uma tigela pequena e misture bem.
  3. Esfregue dois terços dessa mistura de temperos sobre as costelas em ambos os lados, depois transfira as costelas para uma assadeira. Cubra com papel filme e deixe descansar na geladeira por uma noite.
  4. No dia seguinte, prepare o molho misturando o vinagre de maçã, a mostarda e o sal em uma tigela e reserve.
  5. Preaqueça a grelha com fogo médio e arrume as costelas na grelha. Cubra a grelha e deixe-as cozinhando durante uma hora. Após esse período, abra a grelha e pincele as costelinhas generosamente com o molho.
  6. Volte a fechar a grelha e continue a cozinhar as costelas até que elas fiquem macias. Deve levar mais uns 20 minutos.
  7. Coloque o último terço da mistura de temperos para finalizar. Elas estarão no ponto certo quando a carne estiver muito macia e houver recuado das extremidades dos ossos.

Deixe seu comentário