fbpx
Caldos, Sopas e Cremes

Receita de Creme de Mandioquinha

A famosa Sopa Creme de Mandioquinha é uma receita prática de fazer e que fica pronta bem rápido. Em apenas 30 minutos você já terá uma refeição deliciosa e ideal para aquecer no inverno.

Um dos motivos que resolvi fazer esta receita de creme de mandioquinha é que estamos em época de mandioquinha. Então elas estão muito mais bonitas e com certeza bem mais baratas.

Esta Receita de Creme de Mandioquinha com bacon estava na minha lista de receitas há muito tempo. Eu adoro mandioquinha e acho que ela já tem tanto sabor que não precisamos de muitos temperos para deixar o creme gostoso.

Basta um pouco de sal, uma pitadinha de pimenta e pronto. Um creme de mandioquinha quentinho e delicioso.

Receita de Creme de Mandioquinha - Batata baroa
Receita de Creme de Mandioquinha – Batata Baroa

Para incrementar o meu, eu servi com bacon, salsinha e parmesão ralado. Se você quiser variar, pode fazer um creme de mandioquinha com carne seca, com calabresa, com frango ou com queijo. O que importa é usar a criatividade e tenho certeza que ficará gostoso.

Se você quiser fazer um Caldo de Mandioquinha com creme de leite, basta aumentar a quantidade de caldo de legumes para que fique um pouco mais liquido no final junto com o creme de leite. Ele fica mais leve e também muito saboroso.

Receita de Creme de Mandioquinha - Batata baroa
Receita de Creme de Mandioquinha – Batata Baroa

Receita de Creme de Mandioquinha

Ingredientes

  • 400 g de mandioquinha picada (unidades 5 médias)
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 l de caldo de legumes
  • 100 ml de creme de leite de caixinha
  • sal e pimenta do reino agosto
  • 1 colher de sopa de óleo
  • bacon frito, salsinha e parmesão ralado para servir (opcional)

Modo de preparo

  1. Em uma panela média, aqueça o óleo. Coloque a cebola e refogue até que fique transparente, adicione o alho e refogue por mais alguns segundos, ou até que ele fique dourado.
  2. Junte a mandioquinha já picada e sem casca, tempere com sal e pimenta, e refogue por alguns minutinhos.
  3. Cubra com uma parte do caldo de legumes, misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo até amolecer, de preferência com a panela tampada. Caso seja necessário, vá adicionando mais caldo.
  4. Assim que as mandioquinhas estiverem bem cozidas, desligue o fogo. Bata as mandioquinhas com a ajuda de um mixer. Você também pode usar um liquidificador. Se estiver com pouco liquido, coloque mais caldo de legumes para ajudar nesta hora.
  5. Assim que estiver bem cremosa e na consistência que você gosta, coloque o creme de leite. Misture bem e volte para o fogo para reaquecer.
  6. Experimente o arrume o tempero se achar necessário. Coloque mais um pouco de sal e pimenta. Espere cozinhar mais uns minutinhos, mexendo sempre.
  7. Sirva com bacon frito e picado, salsinha ou queijo parmesão. Também fica ótima com frango desfiado, calabresa moída e carne seca.
Receita de Creme de Mandioquinha - Batata baroa
Receita de Creme de Mandioquinha – Batata baroa
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com