Dicas de drinques com rum para animar sua noite

Autora: Alana Moreira
Alana trouxe este artigo para vocês. Ela é jornalista durante o dia e cantora profissional de karaokê durante a noite. Seus hobbies são fotografia, culinária e cinema.


A verdadeira beleza do rum está na sua versatilidade. A bebida é produzida em mais de 80 países ao redor do mundo e possui uma vasta variedade de estilos e graduações alcoólicas. Desde rum branco e suave ao escuro e encorpado, existe uma opção para todos os gostos.

E apesar do rum poder ser apreciado puro, seus sabores realmente brilham quando usado em drinques e coquetéis. Estes drinques são ideais para quem gosta de uma bebida forte mas sem muito gosto de álcool, e também para aqueles que gostam de um drinque mais encorpado com sabores marcantes.

De clássicos como o Daiquiri a drinques tropicais como o Mai Tai, este artigo compila alguns dos melhores coquetéis com rum para animar sua noite.

Daiquiri

Dicas de Drinques com Rum - Daiquiri
Foto: Shutterstock

Como diz a lenda, este clássico da mixologia foi inventado em 1898 na cidade mineira de Daiquiri, no sudeste de Cuba, por um engenheiro de mineração americano chamado Jennings Cox. Com apenas três ingredientes na forma clássica da receita – rum branco, suco de limão e xarope simples – e um sabor ácido e brilhante, não é surpresa que o Daiquiri logo conquistou o mundo.

O Daiquiri é simples e sublime, uma delicada mistura da doçura do rum com o frescor bruto do açúcar e do suco de limão. Vidas inteiras foram dedicadas a equilibrar esses três elementos. Mas lembre-se que a qualidade dos ingredientes também é muito importante, e usar um rum muito doce, por exemplo, pode arruinar seu drinque.

Ingredientes

  • 45 ml de rum branco
  • 30 ml de suco de limão
  • 15 ml de xarope simples
  • Twist de limão taiti
  • Gelo

Modo de preparo

  1. Adicione todos os ingredientes à uma coqueteleira com gelo.
  2. Bata até que esteja bem gelado.
  3. Coe para uma taça.
  4. Adicione o twist de limão para decorar.

Poker

Dicas de Drinques com Rum - Poker
Foto: Shutterstock

Este drink leva o nome de uma das modalidades de cartas mais populares do mundo, e não é à toa: além de ser um clássico em cassinos de Las Vegas, é uma boa ideia para um jogo caseiro de poker, mas também funciona com outros jogos, com tranca, truco, War, ou até mesmo uma noite de videogames com os amigos.

Ingredientes

  • 45 ml de rum de laranja
  • 45 ml de vermute doce
  • 3 toques de Curaçao
  • Gelo

Modo de preparo

  1. Adicione os ingredientes à uma coqueteleira com gelo e bata por alguns segundos.
  2. Coe para uma taça de Martini.

Piña colada

Dicas de Drinques com Rum - Piña Colada
Foto: Shutterstock

A Piña Colada é muitas vezes incompreendida. Desde que estreou em 1952 no Caribe Hilton em San Juan, Porto Rico, o coquetel decolou e rapidamente se tornou sinônimo de drinques doces consumidos em bares à beira da piscina e em cruzeiros. Aficionados por coquetéis tropicais e turistas adoram a mistura de rum, coco e sucos de limão e abacaxi, embora o uso de ingredientes de qualidade certamente ajude a produzir uma versão de alto nível.

Felizmente, a bebida teve um renascimento nos últimos anos, já que uma nova onda de bartenders e mixologistas recuperaram a receita original e focaram em ingredientes sólidos e proporções adequadas. A receita a seguir segue essa linha, descartando o uso do liquidificador, evitando assim que o coquetel fique muito diluído.

Ingredientes

  • 60 ml de rum branco
  • 45 ml de leite de coco
  • 45 ml de suco de abacaxi
  • 15 ml de suco de limão
  • Folhas e fatias de abacaxi para decorar
  • Gelo

Modo de preparo

  1. Adicione o rum, o leite de coco e os sucos de abacaxi e limão à uma coqueteleira com gelo e bata vigorosamente de 20 a 30 segundos.
  2. Coe para uma taça Hurricane com gelo moído.
  3. Decore com a folha e a fatia de abacaxi.

Mai Tai

Dicas de Drinques com Rum - Mai Tai
Foto: Shutterstock

Este drinque é um dos coquetéis tropicais mais conhecidos do mundo, e por boas razões. Victor “Trader Vic” Bergeron é frequentemente citado como o inventor da bebida, em seu bar na década de 1940. No entanto, é provável que Donn Beach tenha lançado as bases para a famosa receita durante a década de 1930 em seu bar Don the Beachcomber.

Desde a invenção do drinque, é comum utilizar um blend de diferentes runs para alcançar uma maior complexidade no sabor. Você pode utilizar um rum branco mais suave combinado a um rum escuro com maior teor alcoólico, misturar runs artesanais, ou até mesmo inventar o seu próprio blend.

Ingredientes

  • 45 ml de rum branco
  • 30 ml de rum escuro
  • 15 ml de Curaçao
  • 15 ml de suco de limão
  • 15 ml de xarope de amêndoas ou orgeat
  • Fatias de limão e folhas de menta para decorar
  • Gelo moído

Modo de preparo

  1. Adicione o rum branco, Curaçao, suco de limão e o xarope à uma coqueteleira com gelo moído e bata devagar por apenas alguns segundos.
  2. Transfira para um copo alto.
  3. Adicione o rum escuro por cima da mistura.
  4. Decore com o limão e as folhas de menta.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Autora: Alana Moreira
Alana trouxe este artigo para vocês. Ela é jornalista durante o dia e cantora profissional de karaokê durante a noite. Seus hobbies são fotografia, culinária e cinema.

Adoramos compartilhar todas as nossas experiências, seja na cozinha ou Brasil afora. A Amanda é a apaixonada por comida e a Eloah é quem nos coloca no meio de trilhas e aventuras durante nossas viagens.

Escreva um comentário