Aves

Filé de Frango com Brócolis ao forno

Um dos pratos que fazem parte do cardápio do dia a dia é com certeza o filé de frango. E que tal mudar a cara deste prato e fazer uma Receita de Filé de Frango com Brócolis ao forno?

Claro que a receita não é muito light, mas para quem esta querendo perder uns quilinhos, dá sim pra substituir boa parte dos ingredientes e fazer um prato tão saboroso quanto este e ainda por cima ser light.

Trocar a manteiga por azeite, a farinha branca pela integral (ou amido de milho), o leite integral pelo desnatado são algumas das opções.

Os temperos ficam ao seu gosto, eu usei apenas sal, pimenta do reino e gergelim. E tenho certeza que este filé de frango com brócolis ficaria ótimo com ervas frescas e páprica defumada.

A ideia aqui foi praticidade, por isso na receita de filé de frango com brócolis eu coloco ele direto no forno com o molho, mas se você quiser, também pode dar uma leve selada nele com um pouco de azeite em uma frigideira antes. Isto fará com que ele fique douradinho, suculento e não solte nenhum liquido no forno.

Receita de Filé de Frango com Brocolis
Foto: Filé de Frango com Brócolis

Receita de Filé de Frango com Brócolis ao Forno

médio 2 a 3 pessoas 45 min

Ingredientes

  • 1/2  peito de frango cortado em fatias grossas
  • 1 xícara de brócolis em floretes médios
  • 1 cebola média em fatias grandes (sentido do comprimento)
  • 6 tomates grape
  • 1 xícara de leite morno
  • 1 xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de chá de gergelim torrado (opcional)
  • 1 colher de sopa de parmesão ralado na hora

Modo de preparo do Filé de Frango com Brócolis

  1. Em uma panela derreta a manteiga. Junte a farinha de trigo e cozinhe por 1 minuto. Misturando com uma colher.
  2. Com a ajuda de um fouet, vá acrescentando a água e o leite aos poucos, mexendo sempre. Cozinhe por uns 3 minutos, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Junte o gergelim, misture o frango com o creme e reserve.
  3. Em uma travessa pequena, coloque o frango com o creme e espalhe por toda a forma. Disponha as cebolas e os tomates. Leve ao forno preaquecido a 180 ˚C por 30 minutos.
  4. Enquanto isso, cozinhe o brócolis no vapor. Tempere com sal e pimenta. Você também pode colocá-los crus, porém precisarão de um tempinho a mais de forno.
  5. Após os 30 minutos de forno, arrume os floretes de brócolis na travessa, polvilhe o parmesão e volte ao forno por mais 10 minutos ou até ficar levemente dourado.
  6. Caso seu forno tenha grill, deixe o frango nesta função nos últimos 5 minutos.
Receita fácil de Filé de Frango Assado com Brócolis
Receita de Filé de Frango com Brócolis
Filé de Frango com Brocolis
Compartilhe esta Receita de Filé de Frango com Brócolis no Pinterest
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta