Itália: melhor lugar para se visitar pela arte e comida. Um pequeno guia dos melhores lugares e suas comidas típicas.


A Itália não é apenas conhecida pela sua bela arquitetura e paisagens estonteantes, uma das maiores marcas do país é sem dúvida a sua culinária, que desperta paixões ao longo de todo o mundo pela sua simplicidade, tradição e sabores marcantes. Afinal, é difícil encontrar quem não gosta de degustar uma boa pizza, um dos pratos mais famosos do país.

Se você pretende viajar para a Itália e é amante de uma boa refeição, então este guia é para você! Separamos aqui uma pequena lista para você aproveitar os melhores pratos típicos de cada região. E se durante a sua viagem, você tiver problemas para acessar seus sites brasileiros favoritos devido a restrições geográficas, você pode utilizar a melhor VPN para acessar qualquer site e proteger os seus dados em qualquer lugar do mundo.

Itália: melhor lugar para se visitar pela arte e comida.
Itália: melhor lugar para se visitar pela arte e comida.

Nápoles – Pizza Napolitana

E claro que vamos começar nosso guia com a boa e velha pizza! Apesar de Nápoles não ser um dos principais destinos dos turistas, devido a alguns problemas urbanos que assolam o local, ela é a pioneira na produção de massas, isto porque a primeira pizzaria da história foi aberta nesta cidade, durante o século XIX.

Devido a popularidade do prato e as diversificações que ocorreram em escala global, foi criada a AVPN, Associazione Verace Pizza Napoletana (Associação da Verdadeira Pizza Napolitana), com o intuito de certificar os restaurantes que produzem a receita original da Pizza Napolitana e obviamente, você encontra inúmeros estabelecimentos certificados em Nápoles.

Outro prato que vale a pena ser experimentado é a pizza frita, que também é especialidade dos napolitanos. Semelhante a um calzone, existem diversas opções de recheios para esta iguaria, que variam entre sabores doces e salgados.

Nápoles - Pizza Napolitana
Nápoles – Pizza Napolitana

Bologna – Macarrão à Bolonhesa e Lasanha

Partindo para o Norte da Itália, em Bologna, você pode observar as belas basílicas e se deliciar com o macarrão à bolonhesa, porém, fique atento, há uma certa diferença na produção do prato lá na Itália, o macarrão utilizado é o tagliatelle, cuja massa é cortada em tiras e não o espaguete como estamos acostumados. Além disso, o molho original leva ingredientes como: cenoura, vinho, aipo, bacon, cebola, leite e carne moída.

Alguns restaurantes incorporaram no cardápio a opção do macarrão à bolonhesa com o espaguete, já que ela é muito famosa entre os turistas, porém se você deseja comer a versão original é só procurar por um bom tagliatelle al ragù bolognese!

Bologna - Macarrão à Bolonhesa e Lasanha
Bologna – Macarrão à Bolonhesa

Roma – Macarrão à Carbonara

Se estiver na capital da Itália, você precisa provar esta iguaria! Na versão original, o prato só utiliza: ovos, queijo pecorino, guanciale, pimenta do reino e o espaguete.

Quando estiver em Roma, procure uma boa trattoria (restaurante com excelentes custo-benefício e que produz pratos regionais de ótima qualidade) e se delicie com o excelente Macarrão à Carbonara que eles produzem.

Roma - Macarrão à Carbonara
Roma – Macarrão à Carbonara

Milão – Bife e Risoto à Milanesa

A capital internacional da moda italiana também conta com restaurantes sofisticados e pratos que são reproduzidos em todo o mundo.

Preparado com açafrão, queijo, tutano de boi, manteiga e outros ingredientes, o Risotto alla Milanese, é carro chefe dos principais restaurantes de Milão. Outro prato muito famoso é o cotoletta alla milanese, uma carne de vitelo empanada e frita na manteiga, que diferente da versão mais conhecida mundialmente, o bife à milanesa, contém ossos junto com a carne, mas é igualmente saboroso, assim como todos os pratos da culinária italiana.

Milão – Bife e Risoto à Milanesa
Milão – Risotto alla Milanese

Tiramisú

E claro que não podemos deixar de recomendar uma boa sobremesa! Finalizando a lista, este doce tem a sua origem atribuída a vários locais: Toscana, Lombardia, Treviso… por isso, você acha este doce em qualquer café ou restaurante italiano.

Esta é uma torta feita com biscoito champagne com café, recheio cremoso de açúcar, ovo e queijo mascarpone, ou seja, uma combinação realmente deliciosa!

Tiramisù
Tiramisù

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

1 Comment

Write A Comment