Pastas, molhos e patês

Receita de Maionese Verde

Para fazer uma boa maionese verde, você precisa primeiro aprender a fazer a maionese tradicional. Eu gosto da maionese verde de leite, acho mais leve e dura mais tempo. Mas você pode sim fazer a maionese com gemas que também é deliciosa e fica ótima na versão Maionese Verde.

A tradicional maionese verde é feita com salsinha e cebolinha. E existem algumas versões com manjericão, coentro, alecrim e outras ervas. A verdade é que uma boa receita de maionese verde é aquela que preparamos com as ervas que gostamos.

A dica é – use o leite gelado, lave e seque bem as ervas, e um óleo vegetal que não tenha sabor forte. O de soja, por exemplo, não rende uma boa maionese, já o de girassol fica incrível. Ah e se o dia estiver quente, deixe o óleo na geladeira também.

O pulo do gato da maionese caseira verde é justamente controlar a temperatura e a velocidade na hora de bater. O que acontece é que como o liquidificador acaba esquentando o molho, e ele pode desandar no meio do caminho.

Até mesmo por conta disso, eu prefiro fazer a maionese caseira verde no mixer de mão. Pois tenho um controle melhor da velocidade.

A maionese verde de leite é um pouquinho menos densa, então se você prefere uma maionese mais encorpada, use gemas de ovo frescos no lugar do leite.

Veja também a Receita do Guia do Hambúrguer.

Receita de Maionese Verde
Receita de Maionese Verde

Receita de Maionese Verde de Leite

Ingredientes

  • 150 ml de leite gelado (ou 2 gemas)
  • 1 colher de sobremesa de vinagre
  • 1 dente de alho pequeno
  • sal e pimenta a gosto
  • o quanto baste de óleo vegetal (usei girassol, mas pode usar de milho ou canola)
  • 1/2 xícara de cheiro verde picado grosseiramente (salsinha e cebolinha)
Receita de Maionese Verde
Receita de Maionese Verde

Modo de Preparo

  1. Em um liquidificador ou mixer de mão, coloque o leite gelado (ou 2 gemas) e bata por alguns segundos até espumar.
  2. Junte o vinagre e o dente de alho. Tempere com sal e pimenta e bata por mais alguns segundos em velocidade média.
  3. Vá colocando o óleo em fio até que começar a emulsificar. Quando você perceber que engrossou bem e que está na consistência que deseja, junte as ervas picadas e mais um pouco de óleo. Bata por alguns instantes e esta pronta a sua Maionese Verde Caseira.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita de Maionese Verde
Receita de Maionese Verde Caseira de Leite
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

4 Comentários

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola