MCC – Dragão do Mar em Fortaleza

0

O Dragão do Mar em Fortaleza é considerado uma parada obrigatória no roteiro da cidade de Fortaleza. Contamos recentemente nossa experiência no MAC e a exposição Carneiro, e hoje vamos contar nossa experiência no MCC com a exposição permanente “Vaqueiros”.

O Museu da Cultura Cearense tem um espaço de 800 metros quadrados, divido em 6 salões, com história, produções artísticas e cultura popular cearense. Um dos salões está reservado para a exposição permanente “Vaqueiros” que ocupa o espaço há 15 anos e tem um caráter bem didático e lúdico. Você encontra muita cenografia, imagens, e objetos do cotidiano dos vaqueiros que é símbolo da cultura nordestina.

Dragão do Mar em Fortaleza - Exposição permanente Vaqueiros

Dragão do Mar em Fortaleza - Museu da Cultura Cearese
A ambientação trás uma réplica da vida no sertão e nos insere dentro dessa realidade. A casa feita de taipa e acessórios da vida sertaneja, com fogão a lenha, pilão de barro, lampião e penico de alumínio. A casa do ferreiro que mostra de forma impactante diversos tipos de marcadores de gado. Entre tantos outros detalhes que se você visitar, irá adorar!

Dragão do Mar em Fortaleza - Casa feita de taipa e acessórios da vida sertaneja

Dragão do Mar em Fortaleza - Casa feita de taipa e acessórios da vida sertaneja

Curiosidade – O dia do vaqueiro começa muito cedo no curral, tirando leite das vacas, desmamando bezerros, apartando gado. Depois de uma merenda ligeira, põem-se ao campo, na persiga do gado tresmalhado. Leva alimentação originária do próprio gado ou de alguma criação, queijo e carne seca, completados com rapadura e a água da borracha. De tarde, volta com algumas reses ainda sol claro, para novos afazeres no curral, talvez a cura de uma bicheira ou o “benefício” de uma castração.

Aproveite sua visita no MCC – Dragão do Mar em Fortaleza

– Reserve sua hospedagem em Fortaleza

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome