Mercado Municipal de São Paulo

0

O Mercado Municipal de São Paulo, ou simplesmente Mercadão, como é chamado pelos mais íntimos, é um dos lugares mais emblemáticos da capital e, atualmente, tornou-se uma das visitas obrigatórias para quem vem conhecer a cidade.

Construído entre 1926 e 1932, ele foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933, no dia do 379º aniversário de São Paulo e faz o maior sucesso tanto com nativos quanto turistas: são cerca de 20 mil visitantes diários, consumindo até 350 toneladas de alimentos!

E não é para menos: com mais de 12.600 metros quadrados, ele é uma verdadeira meca gastronômica com cerca de 290 bancas que aguçam os sentidos dos seus visitantes através de variados produtos, desde frutas, verduras, especiarias e queijos, até comidas típicas e raras das mais diferentes origens.

Mercado Municipal de São Paulo

Mas se engana quem pensa que seus atrativos acabam por aí. Projeto do renomado arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, a construção tem o seu próprio charme, com destaque para os belos painéis de vitrais coloridos desenhados pelos artista russo Conrado Sorgenicht, cujo efeito com a iluminação natural é incrível.

Suas colunas gregas, jônicas e romanas, também o conferem um estilo de construção bastante eclético. Como parte do Programa de Revitalização do Centro de São Paulo, o Mercado Municipal de São Paulo foi completamente remodelado entre 2003 e 2004, e além da recuperação da sua fachada e vitrais, a adição de uma área gourmet no mezanino tornou-o ainda mais convidativo, agora incluindo a presença de restaurantes tradicionais.

Mercado Municipal de São Paulo

Aproveite a sua visita para provar os deliciosos pastéis ou bolinhos de bacalhau e os generosos sanduíches de mortadela (servidos com 200 gramas de mortadela fatiada!), que acabaram se tornando as atrações principais do mercado.

Outros carros chefe do Mercadão ficam por conta dos amendoins, defumados, sorvete de iogurte, frutas desidratadas e cristalizadas, e os queijos finos.

Para algo um pouco mais exótico, prove um pedaço de pitaia, jamelão, graviola ou pistache iraniano! Ou que tal um caviar?

Uma boa ideia para quem está planejando um roteiro de passeios turísticos em São Paulo é chegar cedo por aqui para evitar as multidões que disputam cada espaço do Mercado Municipal de São Paulo ao longo do dia.

Você pode aproveitar para tomar um café da manhã no local e apreciar todo o esplendor a sua volta com tranquilidade e sem empurra-empurra.

Agora se você quer aproveitar a sua estadia na capital para explorar ao máximo a gastronomia local, recomendamos a Excursão particular – Gastronomia e mercados em São Paulo.

Mercado Municipal de São Paulo

A Viator também oferece atividades turísticas em vários destinos já visitados pelo Marola com Carambola, como Fortaleza e Canoa Quebrada. Vale a pena conferir quando você estiver programando a sua próxima viagem!

Endereço do Mercadão: Rua da Cantareira, 306 – Luz – São Paulo – SP
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 18h, e domingos, das 7h às 13h

publipost

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome