fbpx
Curitiba

MON – Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Se você é Cult, precisa incluir no seu roteiro de viagem para Curitiba o Museu Oscar Niemeyer, conhecido também como MON ou Museu do Olho.

Além de ser incrível, com exposições magnificas, é lá que os curitibanos se encontram no final de semana, principalmente no final da tarde.

O MON é um dos principais cartões postais de Curitiba e está entre os museus mais visitados da cidade. Claro que sua estrutura de concreto e vidro no formato de olho não tem como não chamar atenção né? E além de ser uma obra do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, é o maior museu da América Latina com seus 17 mil metros quadros de área para exposições. Tudo ali encanta e chama a atenção dos visitantes.

Entrada do MON - Museu Oscar Niemeyer
Entrada do MON – Museu Oscar Niemeyer

Como é a visita no Museu Oscar Niemeyer – MON!

Em nossa viagem, acabamos indo duas vezes no MON. Na primeira, infelizmente o museu estava fechado, então nós aproveitamos para conhecer e explorar toda a área externa, inclusive passamos algumas horas curtindo um espaço que eles chamam de PARCÃO. Uma ampla área verde, onde os curitibanos vão passear com seus filhos, cães ou até mesmo dar aquela namoradinha.

No final valeu a pena ir em dois dias, porque no dia que voltamos para conhecer a parte interna do MON, estava uma chuva forte que não tivemos oportunidade de andar na área externa, mas Curitiba é assim, né? Chuva, sol, frio, calor, tudo no mesmo dia.

Exposição na área externa - Cones - Museu Oscar Niemeyer
Exposição na área externa – Cones – Museu Oscar Niemeyer

Exposições do Museu Oscar Niemeyer – MON!

Nós reservamos somente a parte da manhã para conhecer o museu e mesmo assim não conseguimos ver todas as exposições.

Chegamos e já no térreo encontramos a MON Loja, o MON Café e a bilheteira. Demos uma conferida rápida na loja recheada de produtos encantadores, mas como se trata de arte, peças de designers renomados e réplicas de artistas famosos, compreendemos os valores altos dos souvenirs e infelizmente não levamos nada.

Dica para aproveitar o Museu Oscar Niemeyer: deixe no armário seus pertences grandes, como mochila, bolsa e guarda-chuva.

Na entrada do Museu Oscar Niemeyer, você vai subir uma rampa principal indo até o 1º andar. É ali que acontece até 9 exposições simultaneamente em 9 salas. Nós vimos praticamente tudo:

  • Sala 1 – Wifredo Lam: O espírito da criação
  • Sala 2 – Obras sob guarda do Mon
  • Sala 4 e 5 – Nos pormenores um universo Centenário de João Vilanova Artigas
  • Sala 6 – Audácia Concreta – As obras de Luiz Sacilotto
  • Sala 7 – A União Soviética através da câmera – MINHA FAVORITA
  • Sala 8 e 9 – Histórias do Acervo MON
Exposição - A União Soviética através da câmera
Exposição – A União Soviética através da câmera
Exposição - A União Soviética através da câmera
Exposição – A União Soviética através da câmera
Exposição - A União Soviética através da câmera
Exposição – A União Soviética através da câmera

Exposições no subsolo – Museu Oscar Niemeyer

No subsolo do Museu Oscar Niemeyer acontece a mágica de entrar no tão desejado OLHO. O acesso é pelo túnel do subsolo e claro que nós fomos lá. Porém não tinha nenhuma exposição acontecendo, estava tudo apagado e escuro, então não tivemos o privilégio de vivenciar a mágica do olho.

Para aproveitar nossa visita ao subsolo, conferimos a exposição permanente que acontece com projetos, fotos e maquetes de obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

O acervo do Museu Oscar Niemeyer possui atualmente cerca de 3400 obras, entre produções paranaense, brasileira e internacional de mais de 41 artistas. Então imagina, seu passeio pode render boas horas.

Amanda no Museu Oscar Niemeyer - MON
Amanda no Museu Oscar Niemeyer – MON

Informações do Museu Oscar Niemeyer – MON

Endereço: Rua Marechal Hermes 999 – Centro Cívico
Horários: Terça a domingo das 10h às 18h
Ingressos: R$ 9,00 (inteira) – R$ 4,50 (meia-entrada)
Todos os domingos gratuitos pela manhã, das 10h às 13h
Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam
Mais informações: museuoscarniemeyer.org.br

Confira as opções de hospedagens e preços em Curitiba

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba - MON ou Museu do Olho
Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois
Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta