fbpx
Canela

Mundo a Vapor em Canela

A entrada do Mundo a Vapor já encanta e faz com que muitos turistas parem para conhecer o museu!

E acredite, mesmo que não estava nos seus planos de viagem, você acaba ficando curioso com a locomotiva de 12 metros de altura pendurada na entrada. E ai, como não parar e descobrir o que é?

Essa reconstrução da locomotiva, representa um acidente rodoviário que realmente aconteceu na cidade de Paris. Foi em 1895 que ela em alta velocidade se desgovernou e atravessou as paredes da estação, ficando pendurada a uma altura de 12 metros, sem tocar no chão.

Encontre as melhores ofertas de hospedagem em Canela

Mundo a Vapor em Canela
Locomotiva de 12 metros de altura pendurada na entrada
Mundo a Vapor em Canela
Entrada do Mundo a Vapor em Canela

A atrações do Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor fica estrategicamente bem localizado, entre o trajeto de Gramado e Canela. Você obrigatoriamente passa na frente indo de uma cidade para outra. E ir para Gramado e não conhecer Canela nem faz muito sentindo.

Ainda que só tínhamos metade de um dia para ir até a cidade, lá fomos nós. No caminho, inevitavelmente paramos no Mundo a Vapor e foi uma delícia reviver cada momento lá dentro (eu já tinha visitado em 2005).

Mundo a Vapor e suas atrações
Exposições de maquinários

Entrando no Mundo a Vapor, todos os atrativos são reproduções em miniaturas de alguns maquinários a vapor. Você vai poder acompanhar a fabricação de papel, aço, telhas e tijolos.

Eu fiquei boba de ver todo o processo de fabricação de um papel em apenas 6 minutos. No final o guia te dá o objeto fabricado para levar de recordação. Acho que voltei com um pedaço de telha e outro de papel. Bem fofos.

Mundo a Vapor em Canela - Fábrica de Papel
Fábrica de Papel

Em todas as fábricas tem um guia especializado que conta a história, processo de fabricação através da maquina a vapor e em alguns casos também falou da sua evolução nos dias atuais. São muitas curiosidades e você ainda pode tirar suas dúvidas no final da apresentação. Vale dizer que todas as miniaturas são réplica fieis de uma fábrica original.

Para aproveitar tudo, aconselho que você reserve de 1 a 2 hora para conhecer o Mundo a Vapor.

Omar Urbani, um dos fundadores
Omar Urbani, um dos fundadores

O que mais dá para fazer no Mundo a Vapor

Logo na entrada você pode vestir alguns trajes e fazer fotos típicas de época para levar de recordação.

Também tem uma loja de lembranças com bastante artigo bacana para comprar, inclusive produtos artesanais como vinhos, queijos, sucos de uva e outros itens tipicamente gaúchos.

Nós também aproveitamos para tomar um café, mas para quem preferir tem os famosos chocolates quentes da cidade de Gramado.

Além de todas as replicas, o museu conta com alguns outros objetos de época que ficam expostas durante todo o percurso do seu passeio. Tem telefone de discar, máquina de costura da singer, acessórios e peças de roupas antigas.

O Mundo a Vapor tem passeio de trem
Maquinário na exposição do Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor tem passeio de trem

Para fechar com chave de ouro, faça o passeio de mini trem na parte externa do Mundo a Vapor. Ele é bem curtinho, mas você pode viver a experiência de uma antiga estação a vapor em dimensões menores, claro que o passeio parece ser bem mais dedicado para crianças, mas nós curtimos mesmo assim. O ingresso já está incluso!

O Mundo a Vapor tem passeio de trem
Passeio de trem
Mundo a Vapor em Canela
Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois
Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta



Booking.com