fbpx
Passeios em São Paulo

Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

Conhecer o Museu da Língua Portuguesa é uma experiência que todos os paulistas e turistas que passam pela cidade de São Paulo precisam vivenciar!

Além de ter uma função cultural muito importante, ele é o único Museu do Mundo dedicado exclusivamente a língua. Inclusive diversos representantes de outros países já vieram conhecer o museu em busca de know-how para criar algo do gênero em suas cidades.

O Museu da Língua Portuguesa tem três andares! Comece reservando um tempo para conhecer, principalmente se você ficar envolvido com toda a interatividade que acontece no segundo andar. Sem contar que são mais de 5 mil metros quadrados, exposições temporárias, exposições de longa duração, visitas guiadas, palestras e uma sessão de cinema que acontece no terceiro andar.

Confira as ofertas de Hotéis em São Paulo

Entrada do Museu
Entrada do Museu

A Língua Portuguesa é a sexta mais falada no mundo!

No primeiro andar sempre tem uma exposição temporária. Em nossa visita nós nos deliciamos na Exposição do Luís da Câmara Cascudo que ficará em cartaz até 14/02/2016.

Já no segundo andar acontece de fato a mágica da Língua Portuguesa. Recheado de tecnologia, arte e interatividade você vai aprender muito sobre a origem, influências e histórias do português. Cada detalhe, variedade e importância para o desenvolvimento do vocabulário está lá.

Museu da Língua Portuguesa em São Paulo
Exposição fixa no segundo andar

Ao lado esquerdo tem uma grande galeria onde são projetados filmes simultaneamente. O painel funciona como um túnel do tempo e as imagens vão variando entre temas do cotidiano brasileiro. Dança, futebol, música, culinária, culturas, festas, carnavais.

Ao lado direito você percorre pela evolução da língua. Tem inclusive um painel com alguns exemplos de palavras que surgiram e foram adaptadas depois da era da internet, que o museu carinhosamente chamou de “internetês”. Quem aqui nunca escreveu: aki, axo, blz, kd, cmg, d+, eh, mto loko, naum, ñ, tc, 9dade?

Evolução da língua Portuguesa
Evolução da língua Portuguesa

Você passa horas lendo, aprendendo e se divertindo no Museu da Língua Portuguesa. Neologismos, palavras emprestadas de fora, palavras diferente entre os estados brasileiros, português culto, construção de palavras e orações, influências indígenas e africanas.

Não deixe de conhecer também o Beco das Palavras, uma sala no final do segundo andar com jogos eletrônicos que mostram o significado das palavras e as suas origem.

Curiosidades da Língua Portuguesa
Curiosidades da Língua Portuguesa

Por fim, no terceiro andar tem o auditório. Lá na bilheteria você recebe um ingresso com horário da sua sessão, são apenas 10 minutos de filme contando um pouco da história da língua e depois você participa de uma experiência audiovisual, com imagens projetadas em todas as paredes, chão e teto.

Os efeitos contagiam entre as narrações e movimento das palavras. Tem a voz da Maria Bethânia, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, dentre muitos outros.

Exposição no auditório - terceiro andar
Exposição no auditório – terceiro andar

Exposição Câmara Cascudo

Logo na semana seguinte da nossa visita no Museu da Língua Portuguesa, a exposição O Tempo e Eu e Vc foi lançada. Então lá voltamos nós só para conferir de perto essa inédita viagem pelo universo do famoso escritor Luís da Câmara Cascudo.

Você fica impressionado só de entrar no andar da exposição. São mais de 20 mil livros de verdade, encaixados um a um, formando um labirinto colorido. Uma incrível ideia e maneira de retratar a gigante biblioteca pessoal de Cascudo, chamada por ele de “Babilônia” e representando muito bem a sua infância rodeada de livros.

No segundo momento o destaque fica para a estante gigante com os objetos que representam a vida dele como um todo: cachaças, santos, dicionários, pijama, cama, rede.

Livros na exposição de Câmara Cascudo
Livros na exposição de Câmara Cascudo

Bom, ai é curtir toda a exposição, não vou contar todos os detalhes porque de verdade, vocês precisam ir!!! Lembrando que Cascudo deixou um importante legado com seus mais de 150 livros, com o destaque para o Dicionário do Folclore Brasileiro e o História da Alimentação no Brasil.

Exposição de Câmara Cascudo
Exposição de Câmara Cascudo

A exposição vai ficar no museu até dia 14 de fevereiro 2016 e é uma das mais extensas já realizadas no Museu da Língua Portuguesa. Ela está recheada de interatividade, sons, imagens e muitas memórias do escritor e sua família. Vale a pena ir conferir.

Memórias do escritor
Memórias do escritor

Mais informações do Museu da Língua Portuguesa

  • Terça a domingo – 10:00 às 18:00
  • Grátis para crianças até sete anos, idosos, pessoas com deficiência e professores da rede pública.
  • Sábado o ingresso é gratuito para todos os visitantes e demais dias R$ 6,00 (estudantes pagam meia)
  • Estação da Luz – Centro
Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta

Faça sua Reserva pelo Booking.com