fbpx
Passeios em São Paulo

Museu de Arte Sacra de São Paulo

A minha primeira visita no Museu de Arte Sacra de São Paulo foi a quase 10 anos atrás.

E foi uma grande surpresa nosso retorno.  O objetivo da nossa visita foi par fazer novas fotos, conferir as novas exposições e claro, buscar novas informações para contar tudo aqui para vocês.

Nossa ideia é continuar revisitando a parte clássica de São Paulo, com museus, parques, bibliotecas, principais pontos turísticos e depois partir para um lado mais B da cidade.

Fique ligado que muita dica bacana ainda está por vir!

Confira as ofertas de Hotéis em São Paulo

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Pateo do Museu
Pateo do Museu

Você conhece o Museu de Arte Sacra de São Paulo?

Ele fica localizado na ala esquerda do Mosteiro da Luz, uma das mais importantes arquiteturas coloniais do Brasil, e é um dos principais museus do Brasil que tem o foco na conservação e exposição de objetos da arte sacra.

Lá você vai encontrar imagens sacras, pinturas, coleções de altares, vestimentas, livros, oratórios, pratarias, medalhas, moedas do período colonial, joias e mobiliários.

Museu de Arte Sacra de São Paulo
A esquerda está a Custódia do IV Congresso Eucarístico Nacional, 1942 e a direita está São Pedro Papa Portugal, séc. XVIII

O acervo tem mais de 18.000 peças e apenas 10% ficam em exposição. Inclusive a coleção de lampadários só é menor que as dos Museus do Vaticano.

E mesmo que você não seja uma pessoa religiosa (nós não somos) a visita é muito valida. Cada peça tem uma beleza única, uma história diferente e para os católicos não preciso nem dizer o quanto esse museu é perfeito.

Parte da exposição
Parte da exposição

No mesmo local ainda tem o convento da Luz, a capela com o memorial e túmulo do Frei Galvão (primeiro santo brasileiro).

Durante todo ano, são milhares de católicos passando pela igreja e tradicionalmente deixando um pedido sobre a sepultura dele. A igreja em si demorou mais de 50 anos para ficar pronta e o Frei Galvão morreu antes da finalização da construção, mas todos os fundos dela foi arrecado por ele mesmo.

Capela do Frei Galvão
Capela do Frei Galvão

Exposição Virtual – Cenas do Presépio Napolitano

Também merece um super destaque o presépio napolitano que fica em uma das alas do Mosteiro. Ela é permanente do Museu da Arte Sacra. Foi considerada uma das maiores do mundo, com mais de 1600 peças.

Uma verdadeira viagem no tempo, começando pela tradicional cena do nascimento de Jesus. Nós adoramos!

Cenas do Presépio Napolitano
Cenas do Presépio Napolitano

Além das exposições, o Museu da Arte Sacra conta com programas educativos,  cursos, cine debate, palestras, chás e sempre na segunda quarta do mês também acontece um café teológico com temas diferentes.

Detalhes ricos durante o passeio
Detalhes ricos durante o passeio

No final da visita, não deixe de conhecer a lojinha. Lá você vai encontrar diversos livros sobre o tema e relacionados, enfeites, lembranças da cidade de São Paulo e lindas joias inspiradas no acervo do museu.

Recomendamos pelo menos 2 horas para conhecer os três espaços, mas se puder esticar para umas 3 ou 4 horas seria ainda melhor.

Mais informações do Museu de Arte Sacra

  • Terça a sexta – 9:00 às 17:00, Sáb. e Dom. – 10:00 às 18:00
  • Sábado gratuito e demais dias R$ 6,00 (estudantes pagam meia)
  • Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Loja do Museu de Arte Sacra
Loja do Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é um dos principais do Brasil com o foco na conservação e exposição de objetos sacros. A coleção tem 18 mil obras! Valeu muito a pena a visita.
Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois
Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta



Booking.com