O Reino Encantado foi o nosso primeiro contato com Nobres e um ótimo passeio para estrear a chegada no destino.

O local é uma pequena e charmosa fazenda, que conta com estrutura para passar o dia e a famosa flutuação no Rio Salobra com mais de 600 nascentes. Além disso, no Reino Encantado também é oferecido hospedagem e almoço.

O Reino Encantado é super indicado para quem realmente gosta de fazer flutuação e de observar a vida embaixo d’água. De todas as opções, esta é a que leva mais tempo de descida pelo rio. Então dá para aproveitar bastante.

Bom Jardim – Nobres: Flutuação no Reino Encantado

Flutuação no Rio Salobra – Reino Encantado

As flutuações nas águas cristalinas são consideradas as principais atividades de Bom Jardim – Nobres. A visibilidade da água é destaque do destino e sua cor e transparência nada mais é que um efeito causado pelo solo do calcário da região.

Para quem gosta de observar a vida embaixo d’água é perfeito. O passeio começa ao lado da primeira nascente do Rio Salobra e durante todo o percurso é possível ver tantas outras ressurgências.

Para fazer a flutuação no Rio Salobra não só é necessário como é obrigatório a utilização dos equipamentos fornecidos pelo pessoal do Reino Encantando. Máscara, snorkel, colete salva vidas e sapatos de neoprene. Se você utiliza óculos de grau, não esqueça de providenciar lentes de contato para esta viagem.

Além disso, o passeio só é realizado com o acompanhamento de um guia, quem também é fornecido pelo pessoal do Reino Encantado.

Bom Jardim – Nobres: Flutuação no Reino Encantado
Uso obrigatório de máscara, snorkel, colete salva vidas e sapatos de neoprene.

Trilha antes da Flutuação no Reino Encantado

Antes de iniciar a trilha é necessário guardar todos os pertences pessoais. No local não há nenhuma espécie de armário, então deixamos tudo no carro, e pedimos para a recepção ficar com a nossa chave.

Neste momento, recomendamos ficar apenas com a câmera aquática e nada além disso. Caso não tenha uma, indicamos que alugue na recepção.

A partir dai iniciamos a trilha até o local da flutuação do Reino Encantado. Nós andamos cerca de 10 minutos em um trajeto bem tranquilo, praticamente todo em deck de madeira.

Eloah no deck rumo a Trilha

Nossa primeira parada foi apenas para apreciação da primeira nascente do Rio Salobra, onde ele realmente começa. Neste ponto é importante não entrar na água por questões de preservação e conservação do rio.

De cima é possível ver como a água é realmente cristalina e todo seu efeito azul que encanta. Ficamos um tempo apreciando e depois seguimos para a segunda nascente.

Trilha antes da Flutuação no Reino Encantado

Booking.com

Flutuação no Reino Encantado

Na segunda nascente nós fizemos uma espécie de treinamento. E como estávamos apenas eu e a Amanda, ficamos livre para ter este momento de adaptação com equipamento, com a água, a respiração e com o detalhe mais importante que é não colocar os pés no chão.

Outro ponto muito importante para a preservação do Reino Encantado é que além de não poder colocar os pés no chão, também não é permitido o uso de protetor solar e repelente.

Concluído o treinamento, iniciamos a flutuação pelo Rio Salobra, num percurso de 1200 metros.

Eloah e Amanda
Eloah e Amanda durante a Flutuação no Reino Encantado

Durante o percurso vimos poucos peixes, pois eles estavam concentrados na nascente. Ainda assim adoramos apreciar toda a vegetação, os poços e um pouco da vida embaixo d’água.

Após a flutuação do Reino Encantado, nós voltamos por uma pequena trilha parte dela no meio da mata e outra parte em um deck de madeira. Bem tranquilo também.

Antes de ir embora ainda aproveitamos um pouquinho das redes do Reino Encantado.

Amanda relaxando nas redes

Mais informações

• Valores: R$75 a flutuação – R$25 a visitação – R$40,00 o almoço
  • Duração: 1 hora e 30 minutos
  • Horário: Descida realizada somente até as 16h
  • Estacionamento: Gratuito
  • Voucher: É necessário ir até uma agência de turismo para adquirir a entrada
Entrada do Reino Encantado

Passeios que não fizemos, mas que você pode conhecer em Bom Jardim – Nobres:

Flutuação no Reino Encantado - Uma descida perfeita pelo Rio Salobra, num percurso de 1200 metros, com peixes, vegetações e todo habitat embaixo d'água.
Salve esse Pinterest para consultar depois

Faz as fotos, o design, a parte técnica e escreve as matérias sobre viagens do blog. Não come de tudo, mas em compensação é apaixonada por Junk Food e vive levando a Amanda para aventuras pelo Brasil.