fbpx
Ilhabela

O que fazer em Ilhabela – roteiro para aproveitar esse paraíso paulista em um fim de semana

O que fazer em Ilhabela? Curtir uma praia, tomar um sol, relaxar com a brisa do mar ou ficar bem pertinho da natureza desfrutando trilhas e cachoeiras?

Ilhabela é um destino perfeito para se desligar da rotina da cidade grande. Mas com tanta opção, fica a pergunta: o que fazer em Ilhabela em um fim de semana?

Este paraíso paulista conta com diversas opções e por isso atraia quase todos os tipos de turistas. Ela oferece mais de 40 praias, mais de 300 cachoeiras, um charmoso centro histórico onde acontecem eventos durante o ano inteiro, além de uma excelente gastronomia.

Aqui vamos compartilhar um roteiro de fim de semana em Ilhabela, de sexta a domingo, com direito a praia, passeio de jeep, passeio de escuna e muito mais.

Confira as melhores ofertas de hospedagem

O que fazer em Ilhabela - Praias Paradisíacas: Passeio de Escuna
Praias Paradisíacas em Ilhabela – Passeio de Escuna

O que fazer em Ilhabela em um fim de semana

Pode parecer óbvio, mas não é. Para definir o que fazer em Ilhabela em apenas um final de semana e montar um roteiro otimizado, você vai precisa decidir quais atrativos se encaixam no seu perfil de viagem.

Você pode ir exclusivamente para curtir as praias de Ilhabela, mas quais? Você também pode ir com objetivo de fazer as trilhas e conhecer as cachoeiras de Ilhabela, mas quais?

Aqui nós vamos dar algumas dicas essenciais para aproveitar a viagem, seja durante o dia, seja a noite, mas também vamos compartilhar um roteiro perfeito com o que fazer em Ilhabela em um final de semana. Vamos lá?

Roteiro de Viagem – final de semana em Ilhabela

Parque Estadual Ilhabela
Parque Estadual Ilhabela

Passeio na Vila Histórica de Ilhabela

Planeje-se para chegar cedo ou antes de anoitecer. E assim que chegar, vá conhecer a Vila Histórica de Ilhabela.

Lá você vai encontrar resquícios do período colonial e pode conhecer a Antiga cadeia, a Igreja Matriz, a Galeria de Artes municipal, assim como a praça principal, as lojinhas e os restaurantes.

Apenas uma detalhe, a Vila de Ilhabela ganha vida apenas no final da tarde. Então antes disso você vai encontrar parte das lojinhas e dos restaurantes fechados.

Reserve todas as noites para caminhar por esta área e não deixe de comer em algum dos restaurantes ou tomar bons drinks nos bares da cidade.

Outra dica é, Ilhabela tem diversos eventos culturais, que acontecem durante todo o ano. São shows, festivais culinários até eventos esportivos. Em nossa visita estava acontecendo o Festival de Jazz e foi ótimo.

Passeio pela praça de Ilhabela
Passeio pela praça de Ilhabela

Praias Paradisíacas em Ilhabela no passeio de Escuna

Um jeito prático e rápido de conhecer a costa é através do passeio de escuna. Nele, durante todo o trajeto, é possível contemplar de forma panorâmica esse charmoso destino.

A primeira parada da escuna é na Praia da Fome que é acessível apenas pelo mar. Sua água é tranquilo, tem um tom verde esmeralda intenso e somente 150 metros de extensão.

Pelo acesso ser apenas via marítima, não existe muita estrutura na Praia da Fome. Tem apenas uma barraca que vende bebidas e porções. O preço não é dos mais barato, mas é a única opção. Se for o caso, leve um lanchinho.

Praia da Fome
Praia da Fome

A segunda parada da escuna é na Praia do Jabaquara. Ela é cercada por montanhas, repleta de verde, tem 300 metros de extensão e dois riachos de água doce em seu meio.

O acesso pode ser via marítima ou por estrada de terra. A Praia do Jabaquara fica no extremo norte da ilha, conta com mais estrutura e tem algumas opções de restaurantes, banheiro, chuveiro de água doce e até barracas mais simples de lanches.

O mar é bem límpido, tem tons diferentes de azul, uma faixa de areia bem larga com 500 metros de extensão.

Praia do Jabaquara
Praia do Jabaquara

Praia de Castelhanos no passeio de Jipe Off Road

Com acesso via barco, bike, carro 4×4 ou trilha, a Praia de Castelhanos é uma das mais bonitas de Ilhabela. De um mirante é possível avistar o formato de um coração, uma das mais famosas imagens do destino.

A Praia de Castelhanos tem mar agitado e por isso é queridinha dos surfistas. A faixa de areia é longa, com 1.5 km de extensão e é cercada por áreas verdes do Parque Estadual de Ilhabela.

Saindo da Praia de Castelhanos você pode fazer as trilhas até a Praia Mansa, Praia da Figueira, Praia Vermelha e a Cachoeira do Gato.

A Cachoeira do Gato tem 70 metros de queda, fica a 40 minutos e o uso de tênis é obrigatório neste trajeto.

A Praia de Castelhanos conta com infraestrutura completa, com restaurantes, banheiros, cadeiras e guarda-sol. O único detalhe é: a única forma de pagamento é em dinheiro, pois lá não chega nenhum sinal de celular. E prepare-se para os borrachudos, pois em Castelhanos eles não nos perdoaram.

Na volta, faça uma paradinha no Museu dos Naufrágios.

Praia de Castelhanos
Praia de Castelhanos

O que fazer em Ilhabela com chuva?

Bom, como nós pegamos apenas dias lindos e ensolarados, não sou a melhor pessoa para indicar o que fazer em Ilhabela com chuva.

De qualquer maneira, as meninas do Blog Estrangeira, publicaram uma matéria bem bacana com diversas sugestões de passeios e pontos turísticos para conhecer nos dias chuvosos.

Vista da nossa Guesthouse Casa 658
Vista da nossa Guesthouse Casa 658

Dicas de onde ficar em Ilhabela

Ilhabela conta com diversas opções de hospedagem. Tem hotéis, pousadas, campings, hostels e até os famosos Guesthouses.

Nós ficamos na Guesthouse Casa 658 localizado no alto do Morro Santa Tereza, pertinho do centro da Vila. Super recomendamos.

Agora entre as hospedagens mais indicadas de Ilhabela, nós selecionamos o Hotel Vila Kebaya (★ 9.8), o Kalango Hotel Boutique (★ 9.0), o Abayomi Hotel (★ 9.2), o Porto Pacuíba Hotel (★ 9.4), o Hotel Real Villa Bella (★ 9.0) e o Ilha Deck Hotel (★ 9.1).

– Veja outras opções de hospedagem em Ilhabela



Booking.com

O que fazer em Ilhabela – roteiro para aproveitar esse paraíso paulista em um fim de semana
Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois
Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

10 Comentários

Deixe uma resposta



Booking.com