fbpx
Vitória

O que fazer em Vitória – Espírito Santo

O que fazer em Vitória! Praias, montanhas, construções históricas e religiosas, parques, mirantes, muita moqueca e torta capixaba. Hoje vamos dar dicas para você planejar um roteiro de viagem abrangendo todo encanto desta cidade.

Vitória é uma das três capitais que está em uma ilha brasileira. Tanto é, que uma viagem para Vitória se assemelha muito a uma viagem para o Rio de Janeiro. Claro, cada cidade com suas particularidades e Vitória saindo na frente com seu ótimo custo-benefício de viagem. E é curioso um lugar tão incrível como esse ser tão pouco explorado pelos viajantes e turistas brasileiros.

Tenho certeza que esta matéria vai despertar em você uma vontade de conhecer não só Vitória, mas também o belo estado do Espírito Santo.

O que fazer em Vitória - Espírito Santo - Ilha do Frade
Eloah na Ilha do Frade

– Confira as ofertas de hospedagens no Espírito Santo

O que fazer em Vitória

1 – Caminhar no Calçadão e Praia de Camburi

Uma das atrações mais famosas da cidade, é a Praia de Camburi. Ela é considerada a maior praia de Vitória e tem um calçadão excelente para quem gosta de praticar esportes ou apenas fazer uma caminhada.

Como não é uma praia muito frequentada para banho, aconselho a verificar sempre as placas e se o local é próprio. E em dias bonitos vale a pena caminhar até o Píer de Iemanjá e encontrar algumas tartaruguinhas por lá. Sem dúvida um atrativo a parte!

O que fazer em Vitória - Calçadão e Praia de Camburi
Praia de Camburi



Booking.com

2 – Conhecer o Palácio Anchieta

Passeio histórico e obrigatório para fazer em Vitória! O Palácio Anchieta é uma das sedes mais antigas do governo brasileiro e lá está o poder executivo do estado do Espírito Santo. Em frente ao Palácio Anchieta você ainda encontra e admira a vista do Porto de Vitória.

O Palácio Anchieta está aberto para visitas de terça a sexta, das 9h as 17h. E aos finais de semana somente até as 16h.

Existe também uma opção de visita guiada, realizada somente no primeiro pavimento. O guia conta a história do palácio, fala sobre os achados arqueológicos, apresenta o gabinete do governador e a antiga residência oficial.

A visita é rapidinha e dura em torno de 30 a 40 minutos.

Palácio Anchieta
Palácio Anchieta

3 – Fazer uma visita guiada no Theatro Carlos Gomes

No centro histórico de Vitória, você pode conhecer o Theatro Carlos Gomes. Ele fica na Praça Costa Pereira e faz visitas guiadas gratuitamente.

O Theatro Carlos Gomes está com quase 90 anos desde sua inauguração e é a casa de espetáculos mais antigas ainda em funcionamento do estado do Espírito Santo.

Sem dúvida vale a pena conhecer este monumento no centro da cidade, sua história, a arquitetura, e se puder, aproveite para ver uma peça.

4 – Visitar o Parque Botânico Vale

Quem não gosta de incluir atrativos gratuitos nos roteiros de viagens? O Parque Botânico Vale é uma ótima opção para passar o dia em Vitória e você não gastará nada para conhece-lo.

O Parque Botânico Vale conta com diversos atrativos de lazer, palestras e exposições de educação ambiental, trilhas ecológicas, lagos, parquinhos, biblioteca, palco de apresentações, espaço para oficinas, e muito mais.

Agora é só desfrutar deste espaço equivalente a 100 campos de futebol!

O que fazer em Vitória - Parque Botânico Vale
O que fazer em Vitória – Parque Botânico Vale

5 – Conhecer o Santuário Basílica de Santo Antônio

Tombada como patrimônio histórico municipal, a Basílica de Santo Antônio é um passeio que mistura história, arquitetura, paisagens e religião claro.

Ele está localizado na região sul da cidade de Vitória, e lá de cima é possível ter uma vista incrível da cidade. O monumento recebe turistas durante o ano todo, mas no Natal o número de visitantes aumenta significativamente para prestigiar a encenação da Paixão de Cristo.

O que fazer em Vitória - Santuário Basílica de Santo Antônio
Basílica de Santo Antônio

6 – Comer moqueca na Ilha das Caieiras

Comer uma moqueca capixaba não poderia ficar de fora da nossa lista de sugestões sobre o que fazer em Vitória.

Na cidade você vai encontrar muitos restaurantes para viver esta experiência, mas a nossa recomendação é sem dúvida o restaurante Moqueca do Teresão lá na Ilha das Caierias.

Posso afirmar que lá foi o lugar que a moqueca capixaba realmente nos surpreendeu de verdade, neste bairro distante, da periferia de Vitória, a Ilha das Caieiras.

Endereço Moqueca Teresão: Rua Felicidade Correia dos Santos, 948

O que fazer em Vitória - Ilha das Caieiras
Moqueca na Ilha das Caieiras

7 – Fazer sua própria panela de barro

Ainda em dúvida sobre o que fazer em Vitória? Que tal fazer com suas próprias mãos uma panela de barro e ainda poder levar ela para sua casa?

Uma das maiores atrações culinárias do Espírito Santo é sem dúvida a moqueca capixaba, e junto com essa tradição temos a panela de barro como um dos maiores ícones do estado.

Conhecendo as Paneleiras de Goiabeiras será possível fazer uma imersão completa e envolver-se na cultura do estado. Além disso você poderá acompanhar todo o trabalho das paneleiras desde a moldagem até à queima. E quem tiver interesse, poderá fazer a sua própria panela. A atividade deve ser agendada e custa apenas R$ 10 por pessoa.

Endereço Paneleiras de Goiabeiras: Rua das Paneleiras, 55

O que fazer em Vitória - Paneleiras
Amanda fazendo sua própria panela de barro

8 – Passear no Parque Pedra da Cebola

Reserve pelo menos duas horinhas da sua viagem para conhecer o Parque Pedra da Cebola, um dos mais conhecidos de Vitória.

Os parques são lugares agradáveis para passear na cidade e melhor ainda por ser um passeio totalmente gratuito.

O Parque Pedra da Cebola é super bem cuidado, são mais de 100 mil metros com Mata de Restinga, Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local.

Lá você vai encontrar parquinhos, gramados, espaço para praticar esportes, áreas para caminhadas e corridas, animais soltos como tartarugas, patos, gansos, coelhos, hamsters.

O que fazer em Vitória - Parque Pedra da Cebola
Parque Pedra da Cebola

9 – Ver o pôr do sol na Praça do Papa

Além de todas as praias maravilhosas da cidade, este é um lugar incrível para prestigiar o pôr do sol de Vitória.

A Praça do Papa fica na Enseada do Suá, uma das áreas mais nobres do Espírito Santo. E de lá é possível apreciar a baía de Vitória, o Convento da Penha, entre outras belas paisagens.

Praça do Papa
Praça do Papa

10 – Curtir as praias

Por último, para completar a lista de sugestões com o que fazer em Vitória, vamos falar das praias.

Todo mundo conhece Vitória por suas belas praias, mas na realidade as melhores estão espalhadas por todo o estado do Espírito Santo.

Na realidade em Vitória temos poucas opções de praias atrativas, com aquele mar e areia que todo mundo deseja curtir. Vale a pena alugar um carro e explorar a região como um todo.

Vista Hotel Ilha do Boi - Vitória
Vista Hotel Ilha do Boi
O que fazer em Vitória - Praias, montanhas, construções históricas e religiosas, parques, mirantes, muita moqueca e torta capixaba.
Salve esse Pinterest para consultar depois
Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola