fbpx
Domingos MartinsSerraVila VelhaVitória

O que fazer no Espírito Santo – Roteiro de 5 dias

O que fazer no Espírito Santo? Praias, montanhas, construções históricas, belezas naturais, vistas panorâmicas. Tudo isso me surpreendeu positivamente e me fez voltar apaixonada pelo estado.

E é curioso um lugar tão incrível como esse, ser tão pouco explorado pelos viajantes e turistas brasileiros. O Espírito Santo conta com tantas atrações, para todos os tipos de público, encantando quem ama praia, quem ama montanha, quem busca aventura ou até mesmo tranquilidade.

Para nós, até as curiosidades da culinária tradicional da região chamou a atenção. Os pratos típicos usam e abusam de peixes e frutos do mar e nós voltamos com a missão de reproduzir a autêntica moqueca capixaba feita na panela de barro (que compramos lá). Será que vamos conseguir?

Eloah e Amanda em Vila Velha
Eloah e Amanda em Vila Velha

– Confira as ofertas de hospedagens no Espírito Santo

O que fazer no Espírito Santo

Serra, Vitória, Vila Velha, Domingos Martins: um pouquinho de tudo.

Restaurantes, cafés, cervejaria, museus, centro histórico, trilhas, passeio de bike, parques, praias, praças, ilhas e muito mais.

O que fazer no Espírito Santo: Dia 1 – Ilha do Caranguejo, Parque Botânico Vale, Parque Pedra da Cebola

Para aproveitar ao máximo uma viagem, a nossa dica é sempre procurar por passagens com horários que te dê mais tempo no primeiro e no último dia. Na ida, nós sempre tentamos chegar para o almoço ou um pouco antes dele. Já a volta, deixamos sempre para depois de prestigiar o último pôr do sol no destino.

Nós saímos bem cedo de São Paulo e pegamos o voo das 8h45 para chegar em Vitória as 10h08. Chegando lá, para ir até o Ibis Vitoria Aeroporto, optamos pelo táxi com valor fechado de R$18,45, mas dependendo para onde você for é melhor escolher a opção do taxímetro.

Depois de fazer check-in, fotografias do hotel e trocar de roupas, era hora de almoçar. O restaurante foi o Ilha do Caranguejo, afinal, lá serve o famoso prato típico da região: Moqueca Capixaba.

Depois do almoço nós conhecemos o Parque Botânico Vale e em menos de 30 minutos caminhamos por tudo. Infelizmente não estava acontecendo as trilhas ecológicas para os visitantes, mas dizem que nela é possível ver mais de 140 espécies de árvores, além de animais silvestres e várias espécies de aves.

Como o tempo não estava muito bonito, pensamos bastante sobre o que fazer no Espírito Santo em dias assim. Eu só conseguia pensar nas praias, mas fizemos uma ótima escolha indo ao Parque Pedra da Cebola. A atração é a grande pedra que lembra uma cebola, totalmente esculpida pela própria natureza. Tem também parquinhos, lago com patos e tartarugas, campos para prática de esportes e internet livre.

Para encerrar o primeiro dia, resolvemos jantar no restaurante do hotel. Afinal, recarregar as energias é fundamental e o segundo dia estava recheado de atividades, atrativos e surpresas.

Parque Pedra Cebola
O que fazer no Espírito Santo – Parque Pedra Cebola



Booking.com

O que fazer no Espírito Santo: Dia 2 – Museu Vale, Projeto Visitar, Ilha do Caranguejo

O segundo dia não começou tão cedo, já era o final da manhã quando fomos conhecer o Museu Vale. É um passeio muito encantador, cultural, gastronômico e com o encanto da zona portuária. Nós aproveitamos para almoçar por lá, desfrutando da vista para a Baía de Vitória.

Durante a tarde, tentamos conhecer o Projeto Visitar, mas boa parte dos pontos estavam fechados ou sem uma pessoa para orientar a visitação. O jeito foi sair andando pelo centro de Vitória mesmo. Na caminhada nós conhecemos a Catedral Metropolitana de Vitória e o Palácio Anchieta.

Nós repetimos o Ilha do Caranguejo no jantar.

– Alugue um carro em até 12x e conheça o Espírito Santo
Palácio Anchieta
O que fazer no Espírito Santo – Palácio Anchieta

O que fazer no Espírito Santo: Dia 3 – Pedra Azul Ecotour, Passeio de Bike, Fjorland Ecologia e Turismo, Casa de Cultura Domingos Martins, Cervejaria Barba Ruiva, Espresso Caffé

As 7h em ponto nós caímos na estrada rumo a Domingos Martins. O sábado ficou reservado para conhecer tudo por lá. Começamos pelo Parque Estadual de Pedra Azul, mas pelo tempo curto não realizamos as trilhas. Agora imagina que incrível deve ser a vista panorâmica lá de cima com direito a piscinas naturais.

De lá nós fomos para o Fjordland, uma ótima opção para quem gosta de cavalgada, mas também incrível para os apaixonados por café. Segundo a Amanda, ela tomou o melhor café da vida dela lá.

Ainda com bastante animação, nós subimos na bicicleta e pedalamos pelo Caminho das Flores. E como ninguém é de ferro, depois de três atividades na sequência, paramos para almoçar no Restaurante Travoletta.

Depois do almoço, os passeios foram mais tranquilos. Passamos pelo centro para conhecer a Casa de Cultura Domingos Martins, fizemos uma visita guiada com direito a degustação na Cervejaria Barba Ruiva e para finalizar o dia nós provamos incríveis drinks na Espresso Caffé.

Pedra Azul Ecotour
O que fazer no Espírito Santo – Pedra Azul Ecotour

O que fazer no Espírito Santo: Dia 4 – Convento da Penha, Praia Itapoã, Praia da Costa, Galpão das Paneleiras, Hotel Senac Ilha do Boi, Cremino Gelato & Caffé, Urbanos Gourmet Burgers

As 7h em ponto caímos na estrada novamente, rumo a Vila Velha para conhecer um dos cartões postais do estado, o Convento da Penha. Com diversos mirantes, muitas escadas e bastante história para escutar. Chegamos antes da missa começar e fomos embora antes dela terminar.

Como eu que já estava aflita de ainda não ter pisado na areia e no mar, fomos conhecer duas praias de Vila Velha. Praia de Itapoã e Praia da Costa, ambas com areia dourada e água do mar gostosa.

Antes do almoço, nós colocamos mão na massa e fizemos a nossa própria panela de barro no Galpão das Paneleiras. A Amanda surpreendeu até a senhora que estava ensinando e mostrou que tem ótimas habilidades artesanais.

Para o almoço ficou reservado as delícias do Hotel Senac Ilha do Boi com uma das vistas mais surpreendentes da viagem. E encerramos o dia tomando o sorvete gostoso da Cremimo Gelato & Caffé com direito a um delicioso jantar na Urbanos Gourmet Burgers.

O que fazer no Espírito Santo - Convento Penha

O que fazer no Espírito Santo - Paneleiras

O que fazer no Espírito Santo: Dia 5 – Praia de Manguinhos, Casa de Pedra, Ilha das Caieiras, Basílica Santo Antônio, Praça do Papa, Ilha do Frade

No último dia da viagem resolvemos dormir um pouco mais. Caímos na estrada já era 9he curtimos a Praia de Manguinhos na Serra até as 11h. De lá fomos conhecer a famosa Casa de Pedra, também na Serra.

Voltamos para o hotel para tomar um banho, arrumar as malas e fazer nosso check-out. Como ainda restava boas horas, continuamos nosso roteiro indo até a Ilha das Caierias provar a melhor moqueca capixaba do Espírito Santo.

No retorno, fizemos os seguintes pit-stop: Basílica Santo Antônio (única do estado), Praça do Papa onde prestigiamos um lindo por do sol e a Ilha do Frade.

– Encontre um hotel perfeito para sua viagem no Espírito Santo
O que fazer no Espírito Santo - Praia de Manguinhos na Serra
O que fazer no Espírito Santo – Praia de Manguinhos na Serra
O que fazer no Espírito Santo - Roteiro de 5 dias. Descubra como aproveitar sua viagem explorando toda a versatilidade do estado.
Salve esse Pinterest para consultar depois
Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola