Dependendo do que se está cozinhando, preparar uma receita pode ser uma tarefa simples que leva apenas alguns minutos, como temperar e levar algo ao forno, ou algo mais demorado e que demanda atenção, como ter que mexer na panela em intervalos de tempo regulares.

Mas independente do tempo e do nível da receita, do fácil e relativamente demorado ratatouille ao tradicional e rápido yakisoba chinês, existem diversos hobbies que o cozinheiro ou cozinheira pode adotar para aproveitar os momentos preciosos do preparo para relaxar, se divertir e até mesmo aprender alguma coisa.

Os melhores hobbies para acompanhar receitas
Foto: Just Life – Shutterstock

Jogos rápidos proporcionam diversão nos minutos livres do preparo

Um dos melhores acompanhamentos possíveis para receitas longas e que demandam algum tipo de interação de tempos em tempos são os jogos rápidos, aqueles cujas sessões não demoram muito tempo ou podem ser interrompidas a qualquer minuto.

Por exemplo, as clássicas palavras cruzadas ou o popular e histórico sudoku – que apesar do nome foi criado por um matemático suíço chamado Leonard Euler antes de ser levado ao Japão – são opções muito interessantes.

Isso se deve ao fato de que ambos esses passatempos proporcionam ótimos momentos de distração e engajamento mental, ao mesmo tempo em que podem ser deixados de lado quando for necessário colocar a mão na massa.

Os melhores hobbies para acompanhar receitas
Foto: McLittle Stock – Shutterstock

Música pode oferecer diversos benefícios para o chef

Preparar uma receita proporciona a oportunidade perfeita para ouvir um álbum favorito ou descobrir novas músicas no Spotify, seja com fones de ouvido para um momento de introspecção ou com alto-falantes para ouvir junto com um cônjuge ou o resto da família.

Além de melhorar o humor e levantar o astral, diversas pesquisas apontam que ouvir música como pano de fundo para outras atividades também pode gerar diversos benefícios mentais concretos.

De acordo com um estudo de 2013, escutar qualquer tipo de música enquanto se está focado em outra atividade pode melhorar o desempenho em tarefas cognitivas. Isso significa que ouvir música enquanto se segue uma receita pode ajudar a completá-la de uma forma melhor do que sem a trilha sonora.

Outro estudo recente descobriu que tocar músicas mais otimistas levou a melhorias na velocidade de processamento de tarefas, enquanto tanto as músicas alegres como as tristes proporcionaram benefícios à memória.

Ou seja, ouvir músicas animadas pode fazer com que uma pessoa realize as tarefas na cozinha de forma mais rápida, ao passo que ouvir qualquer tipo de música permite que ela se recorde mais facilmente dos passos e ingredientes sem precisar olhar para a receita.

Os melhores hobbies para acompanhar receitas
Foto: Shift Drive – Shutterstock

Audiolivros também são perfeitos para acompanhar o preparo de refeições

Outra forma de aproveitar o tempo na cozinha para desenvolver a mente é utilizando serviços como Audible, Storytel e outros aplicativos para acompanhar novas histórias ou estudar um determinado assunto com o bem-vindo auxílio de um narrador profissional.

Atualmente, existem milhares de opções nos mais diversos gêneros. Por exemplo, é possível acompanhar romances como “Outlander” de Diana Gabaldon, “Red, White & Royal Blue” de Casey McQuiston e “Coraline” de Neil Gaiman ou coletâneas de histórias como “The Found and The Lost” e “The Unreal and The Real” de Ursula K. Le Guin.

Outros sucessos recentes disponíveis incluem obras como “The Queen’s Gambit”, romance escrito por Walter Tevis e narrado por Amy Landon, que se tornou uma ótima série na Netflix.

Além disso, também é possível encontrar uma variedade de audiolivros que aprimorem ainda mais a relação do ouvinte com o ato de cozinhar.

Há vários que poderiam ser recomendados, mas clássicos como “Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly” e “Medium Raw: A Bloody Valentine to the World of Food and the People Who Cook”, ambos escritos e narrados pelo famoso chef e apresentador Anthony Bourdain, proporcionam um olhar único das cozinhas de restaurantes premiados e merecem ser conferidos.

Para fins de comparação, acompanhar a jornada de Bourdain pelos livros é o equivalente a ler um romance de não-ficção escrito pelo chef francês radicado no Brasil Laurent Suaudeau sobre a rotina do Sal Gastronomia. Ou ainda uma obra do chef Alejandro Peyrou sobre o dia a dia da cozinha do Açougue Central, antigo restaurante de Alex Atala.

Os melhores hobbies para acompanhar receitas
Foto: Inside Creative House – Shutterstock

Muitas outras opções interessantes disponíveis

Além de jogos, música e audiolivros, preparar uma receita também proporciona tempo para diversas outras atividades interessantes. Dependendo do tempo necessário para o preparo, é possível ligar para amigos e matar as saudades, escutar podcasts ou até mesmo acompanhar um dos novos shows de streaming disponíveis no YouTube.

Na verdade, as possibilidades são muitas e dependem apenas de quanto tempo se tem disponível e de querer utilizá-lo para algo mais introspectivo ou para fazer algo com os entes queridos. Independente da escolha, o importante é aproveitar.

Os melhores hobbies para acompanhar receitas
Foto: Cameron Stephen Prins – Shutterstock

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Write A Comment