Pão Rústico sem sova com Fermento Natural – Levain

6

E quem é que não gosta de um pão fresquinho, quentinho e com casquinha crocante? Eu adoro!! E este Pão Rústico Sem Sova é a perfeição em formato de pão. O melhor é que não precisa sovar. É um pão fácil de fazer, porém demorado.

Ele é de fermentação natural e bem longa. Na hora de assar usamos uma panela de ferro, claro que se você não tiver uma e quiser colocar em uma assadeira, também dará certo, mas não ficará com a casquinha tão crocante.

Para que o seu pão rústico sem sova fique realmente perfeito, é preciso que você siga corretamente o passo-a-passo. Dá pra mudar uma coisinha aqui e outra ali, mas não dá pra mudar o modo de preparo.

Então tenha paciência, coloque a mão na massa e aproveite muito do seu Pão Rústico sem Sova.

Pão Rústico sem sova com fermentação natural - levain
Foto: Pão Rústico sem sova com Fermento Natural – Levain

Receita de Pão Rústico sem sova com Fermento Natural

Ingredientes

  • 370 g de farinha de trigo branca peneirada
  • 30 g de farinha de trigo integral
  • 260 ml de água (em dias frios use água morna)
  • 10 g de sal
  • 200 g de fermento natural (Levain) já hidratado

Modo de preparo

Em uma tigela grande, misture a água com o fermento natural.

Adicione as farinhas peneiradas, misture bem com as mãos e reserve por 30 minutos.

Junte o sal e misture até incorporar. Cubra com um pano e deixe fermentar por 3 horas.

A cada 45 minutos, dobre a massa. Isto é, pegue as pontas de fora e leve para dentro. Este processo fará com que a massa fique bem aerada.

Após as 3h vire a massa em uma superfície enfarinhada e dobre de fora para dentro formando uma bola. Deixe descansar sob um pano úmido por 20 minutos.

Pão Rústico sem sova com fermentação natural - levain
Foto: Pão Rústico sem sova com Fermento Natural – Levain

Forre um escorredor de massa com o pano e polvilhe bastante farinha. Coloque a massa com as dobras viradas para baixo. Cubra com um papel filme e leve para a parte baixa da geladeira por pelo menos 12h. Eu, geralmente, deixo 24h.

Retire a massa da geladeira. Ligue o forno a 240 ˚C e coloque a panela de ferro dentro por 30 minutos. Retire a panela com cuidado, polvilhe um pouco de farinha no fundo e vire a massa dentro dela com as dobras para baixo. Faça cortes na superfície do pão, tampe e leve para o forno por 30 minutos.

Retire a tampa da panela, abaixe a temperatura para 200 ˚C e deixe assar por mais 25 minutos ou até dourar.

Retire o pão da panela com cuidado ainda quente e coloque em uma grade para esfriar. Só corte o pão quando ele estiver esfriado um pouco.

Pão rústico sem sova com fermentação natural - levain
Compartilhe esta receita de Pão Rústico sem sova no Pinterest

6 Comentários

  1. Olá Marola! 🙂 fiquei em dúvida sobre a panela de ferro. Ela tem que ser muito grande para deixar o pão crescer? Fiquei perdida com essa panela hahaha

  2. Oie, tudo bem? Já tentei fazer uma receita parecida com a sua. Coloco na geladeira tbem mas nunca cresce o pão? O seu cresce? Sabe qual fator estaria influenciando para o meu não crescer?

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome