Pães

Pão Rústico sem sova com Fermento Natural – Levain

E quem é que não gosta de um pão fresquinho, quentinho e com casquinha crocante? Eu adoro!! E este Pão Rústico Sem Sova é a perfeição em formato de pão. O melhor é que não precisa sovar. É um pão fácil de fazer, porém demorado.

Ele é de fermentação natural e bem longa. Na hora de assar usamos uma panela de ferro, claro que se você não tiver uma e quiser colocar em uma assadeira, também dará certo, mas não ficará com a casquinha tão crocante.

Para que o seu pão rústico sem sova fique realmente perfeito, é preciso que você siga corretamente o passo-a-passo. Dá pra mudar uma coisinha aqui e outra ali, mas não dá pra mudar o modo de preparo.

Então tenha paciência, coloque a mão na massa e aproveite muito do seu Pão Rústico sem Sova.

Pão Rústico sem sova com fermentação natural - levain
Foto: Pão Rústico sem sova com Fermento Natural – Levain
Pão Rústico sem sova com fermentação natural - levain
Foto: Pão Rústico sem sova com Fermento Natural – Levain

Receita de Pão Rústico sem sova com Fermento Natural

Ingredientes

  • 370 g a 400 g de farinha de trigo branca peneirada
  • 50 g de farinha de trigo integral
  • 250 ml de água (em dias frios use água morna)
  • 10 g de sal
  • 200 g de fermento natural (Levain) já hidratado

Modo de preparo

  1. Em uma tigela grande, misture a água com o fermento natural.
  2. Adicione as farinhas peneiradas, misture bem com as mãos e reserve por 30 minutos.
  3. Junte o sal e misture até incorporar. Cubra com um pano e deixe fermentar por 3 horas.
  4. A cada 45 minutos, dobre a massa. Isto é, pegue as pontas de fora e leve para dentro. Este processo fará com que a massa fique bem aerada.
  5. Após as 3h vire a massa em uma superfície enfarinhada e dobre de fora para dentro formando uma bola. Deixe descansar sob um pano úmido por 20 minutos.
  6. Forre um escorredor de massa com o pano e polvilhe bastante farinha. Coloque a massa com as dobras viradas para baixo. Cubra com um papel filme e leve para a parte baixa da geladeira por pelo menos 12h. Eu, geralmente, deixo 24h.
  7. Retire a massa da geladeira. Ligue o forno a 240 ˚C e coloque a panela de ferro dentro por 30 minutos. Retire a panela com cuidado, polvilhe um pouco de farinha no fundo e vire a massa dentro dela com as dobras para baixo. Faça cortes na superfície do pão, tampe e leve para o forno por 30 minutos.
  8. Retire a tampa da panela, abaixe a temperatura para 200 ˚C e deixe assar por mais 25 minutos ou até dourar.
  9. Retire o pão da panela com cuidado ainda quente e coloque em uma grade para esfriar. Só corte o pão quando ele estiver esfriado um pouco.
Pão rústico sem sova com fermentação natural - levain
Compartilhe esta receita de Pão Rústico sem sova no Pinterest
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

16 Comentários

  • Olá Marola! 🙂 fiquei em dúvida sobre a panela de ferro. Ela tem que ser muito grande para deixar o pão crescer? Fiquei perdida com essa panela hahaha

      • Ou, Amanda! Acabei de fazer meu primeiro levain. Eu estou de quarentena aqui na praia e não tenho balança para pesar os 200g de levain que vão na receita. Vc poderia me dizer quanto corresponde num copo de requeijão pra eu poder fazer a sua receita? Obrigada!

        • Oi Vicky. Que maravilha 🙂
          Não sei dizer a quantidade no copo que vc tá usando. Até pq depende também da aeração do seu levain. Ele cresce quando fermenta, mas o peso é o mesmo, entende?

  • Oie, tudo bem? Já tentei fazer uma receita parecida com a sua. Coloco na geladeira tbem mas nunca cresce o pão? O seu cresce? Sabe qual fator estaria influenciando para o meu não crescer?

  • Amanda, tenho impressão que meu fermento está fraco. Se eu deixar fora da geladeira ajuda a crescer melhor?
    Obrigada. Eliana

  • 1. Meu forno não atinge a temperatura;
    2. Fiz todo processo ensinado do Levain, deu tudo certo com ele;
    3. A massa não cresceu;
    4. Ao assar ficou “embatumado”
    5. Ñ tenho a panela de ferro posso usar de alumínio?

    • Oie Cizelízio. Vamos lá:

      1. Aqui eu acho na temperatura mais alta possível no começo e diminuo um pouco depois. Você vai precisar ver o que funciona pra você.
      2. Fico muito feliz que deu certo.
      3. Se o levain esta bem alimentado, é pra massa crescer. O processo de fazer pão é muito de aperfeiçoamento, com o tempo você começa a entender como a massa funciona e se precisa de mais tempo, por exemplo.
      4. Provavelmente embatumou pq não cresceu o suficiente. Outra coisa é o teste pra ver se já esta assado, batendo no fundo e ouvindo um som oco, e também precisa ter paciência e esperar o pão esfriar antes de cortar.
      5. Por aqui já assei dentro de panela de inox e também de barro. Outra opção é colocar uma tigela grande por cima. O alumínio dá certo tb, mas ele cria uma casca mais fininha, tipo de pão francês.

      Espero ter ajudado. <3

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola