Pãozinho de Alho com Queijo Ementhal

0

Esta é uma deliciosa receita de pãozinho de alho com queijo que é perfeita para servir com pastinhas e petiscos. Mas também é excelente para lanches e hambúrgueres quando feito em tamanhos maiores.

Por ser uma receita feita com o fermento seco instantâneo, ela se torna super fácil e muito mais rápida. Principalmente se você fizer em dias mais quentes.

Ah e se o dia não estiver quente, ligue o seu forno e deixe a massa crescer perto ou em cima do fogão. Com certeza o fermento irá adorar o calorzinho do forno e irá fermentar bem rápido.

Receita de Pãozinho de Alho com Queijo
Receita de Pãozinho de Alho com Queijo

Eu usei o queijo ementhal e ficou maravilhoso, e claro que se você quiser usar o muçarela também ficará perfeito! Você também pode fazer com outras coberturas, como pedacinhos de bacon, queijo parmesão, aliche, azeitonas. O que vale é a criatividade!

Como sempre espero muito que gostem desta receita. Não esqueça de deixar o seu comentário e lembre-se de postar uma foto no Instagram com a nossa #MarolaComCarambola se fizer qualquer receita daqui. Vamos adorar ver a sua foto!

Receita de Pãozinho de Alho com Queijo
Receita de Pãozinho de Alho com Queijo

Receita de Pãozinho de Alho com Queijo Ementhal

fácil 8 pães médios 45 min preparo + 1h 30m de espera

Ingredientes

Para o Pãozinho

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de água morna
  • 1 colher de chá de fermento seco instantâneo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem

Cobertura

  • 2 colheres de sopa de azeite extravirgem
  • 2 dentes de alho
  • 100 g de queijo ementhal ralado (pode usar muçarela)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • salsinha para polvilhar

Modo de Preparo

Junte a farinha, o sal e o fermento em uma tigela grande e misture. Coloque uma colher de azeite, a água e misture bem.

Sove a massa por 10 minutos ou até que esteja lisa e elástica, se for usar a batedeira sove por 5 minutos em velocidade média.

Se achar necessário adicione um pouco mais de farinha se estiver muito “grudenta” ou água se estiver muito seca.

Unte uma tigela com azeite, coloque a massa e passe o azeite em volta de toda a massa. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar por aproximadamente 1 hora ou até que a massa tenha dobrado de volume.

Divida a massa em 8 partes para pães médios ou em 16 para mini pãezinhos. Modele em formato redondo. Distribua os pães em uma forma e deixe descansar por mais 30 minutos.

Preaqueça o forno a 205 ˚C e faça a cobertura.

Em um pilão, coloque o alho, o sal e a pimenta e macere até que vire uma pasta. Junte o azeite e misture bem. Caso não tenha um socador você pode usar um mini processador na função pulsar, ou picar bem pequeno os ingredientes e misturar bem.

Com a ajuda de uma faca, faça dois cortes em cruz em cima dos pães e pincele a mistura de azeite com alho. Cubra com um pouco de queijo e leve ao forno preaquecido de 15 a 25 minutos.

Se você quiser o queijo mais derretido, dele o pãozinho de alho ao forno sem o queijo, e coloque o queijo somente nos últimos 5 minutos. Será tempo suficiente para ele derreter e ficar delicioso.

O tempo dependerá de como gosta dos seus pães, mais branquinhos ou mais douradinhos.

Retire o pãozinho de alho do forno e espere amornar antes de cortar. Isto deixará o seu pãozinho de alho ainda mais gostoso.

Receita de Pãozinho de Alho com Queijo
Compartilhe esta Receita de Pãozinho de Alho com Queijo no Pinterest

 

 

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome