fbpx
Campos do Jordão

Passeios em Campos do Jordão – Tudo para curtir a Suíça Brasileira

Se é a sua primeira viagem para Campos do Jordão, não se preocupe! Nesta matéria nós separamos dicas de passeios em Campos do Jordão para você criar seu próprio roteiro e desfrutar toda a variedade que o destino proporciona.

A cidade esta recheada de roteiros de aventura, lazer, gastronômico, para famílias com crianças, românticos, para descansar, culturais, de entretenimento, até os mais badalados e tradicionais.

Agora, já vale mencionar que independente do roteiro escolhido para a sua viagem em Campos do Jordão, tudo terminará na Vila Capivari. É lá que estão concentrados os melhores restaurantes, lojas, cafés e bares da cidade.

Amanda e Eloah no Parque dos Elefantes - Campos do Jordão
Amanda e Eloah no Parque dos Elefantes

Conheça os melhores passeios em Campos do Jordão

Pensar nas possibilidades sobre o que fazer em Campos do Jordão pode variar desde os passeios mais típicos de uma cidade de interior, como o bondinho e o teleférico, até os tours cheios de adrenalina, como o de quadriciclo e as trilhas com cachoeiras.

Aqui nesta matéria nos separamos os principais passeios em Campos do Jordão divididos pelas regiões da cidade. Já adianto, que com 2 ou 3 dias é possível conhecer muito do que recomendamos abaixo.

Passeios em Campos do Jordão - Museu Felícia Leirner
Museu Felícia Leirner

Gavião Conzaga

  • Portal de Campos do Jordão: é um dos principais pontos turísticos em Campos do Jordão.
  • Jardim Amantikir: é um parque composto por 28 jardins de influência de diversas partes do mundo e com mais de 700 espécies de plantas. Considerado um dos melhores passeios de Campos do Jordão, faz jus a sua fama. São 60 mil m² para aproveitar com calma, apreciar, caminhar e fazer muitas fotografias. Simplesmente incrível!
  • Vista Chinesa (Belvedere): é um mirante contemplativo, com vista magnífica para as montanhas que envolvem o Vale do Lajeado.
  • Mãostiqueiras: com objetivo de reconhecer a lã como matéria prima, lá você vai conhecer o passo a passo da produção da lã, desde as tosquias até a costura. O projeto oferece oficinas para todos os públicos e também tem um museu de lã.
  • Tarundu:  conta com mais de 33 atividades de lazer em contato com a natureza. Tem pista de patinação no gelo, mini golf, arco e flecha, arborismo, air games, bóia cross, passeio de balão, passeio a cavalo, tirolesa e muito mais atividades para adultos e crianças.
  • Fazendinha Toriba:  um dos melhores passeios em Campos do Jordão para a criançada. Elas entram em contato direto com a natureza, podem tocar, alimentar e tirar fotos com diversos bichinhos. Tem galinhas, ovelhas, coelhos, cabras, gansos, marrecos, patos, pôneis, vaquinhas, porquinhos-da-índia e até javalis. O local ainda conta com área de pequinique, bosques, horta orgânica, lago de pescas e trilhas.

Serra Velha

  • Villa Dom Bosco: perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza, oferece opções de lazer, trilhas e bosques. Além disso tem a hospedagem e oferece retiros.
  • Baden Baden: já faz parte do roteiro turístico de Campos do Jordão, o tour na cervejaria mostra as etapas de fabricação da cerveja artesanal e no final você tem direito a uma degustação.

Alto da Bosta Vista

  • Mosteiro São João: um belo lugar de paz em meio a natureza, onde as Monjas Beneditinas recebem visitantes para realizar passeios tranquilos.
  • Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro: o maior museu a céu aberto da América Latina abriga 85 esculturas da artista polonesa radicada no Brasil, sendo 43 em bronze, 40 em cimento branco e 2 em granito. Além disso, você pode conhecer o famoso auditório que recebe todo ano o Festival de Inverno.
  • Palácio Boa Vista: conhecido também como Palácio do Governador, é um monumento público e centro cultural que abriga um acervo com mais de dois mil objetos de arte. São pinturas, esculturas, pratarias, porcelanas, peças religiosas e mobiliários datado dos séculos XVII ao XX.  Atualmente oferece visitas guiadas e gratuitas.
O que fazer em Campos do Jordão - Palácio da Boa Vista
Palácio da Boa Vista

Abernéssia

  • Mercado Municipal: com arquitetura características dos anos 50 para os 60, é um lugar onde o turista pode encontrar diversos produtos e comidinhas locais.
  • Igreja Matriz de Santa Terezinha: com mais de 80 anos de história, é uma das construções mais antigas da cidade.
  • Capela São Vicente de Paulo: outro templo histórico, com destaque para os vitrais elaborados nos anos 40 por artistas Espanhóis.

Pedra do Baú

  • Gruta dos Críoulos: localizada na estrada da Campista, a gruta é conhecida pelas antigas lendas de escravos. Vale a pena conhecer.
  • Pedra do Baú: localizada a 1950 m de altitude, tem formas notáveis e uma vista 360° de São Bento do Sapucaia, do Vale do Paraíba e do sul de Minas. Perfeito para quem curte fazer trilhas.
Pedra do Baú
Pedra do Baú © Shutterstock

Jaguaribe

  • Igreja Nossa Senhora da Saúde: construída sobre a primeira capela da cidade. No seu interior tem um mural pintado pelo famoso artista Expedito Camargo Freire. Na praça em frente a igreja, você também pode conhecer uma das esculturas da Felícia Leiner.
  • Casa da Xilogravura: aberta em 1987 o museu preserva centenas de gravuras de mais de 400 xilógrafos.

Capivari

  • Vila Capivari: é onde você vai encontrar o burburinho da cidade. Lá estão concentrados os melhores restaurantes, lojas, cafés e bares da cidade.
  • Teleférico: primeiro sistema de monocabo aéreo instalado no Brasil e até hoje o passeio mais tradicional de Campos do Jordão.
  • Pedalinhos: são 16 pedalinhos em formato de cisne para você relaxar e contemplar a natureza.
  • Morro do Elefante: não é à toa que é uma das melhores vistas de Campos do Jordão. São 1800 metros de altitude e de lá é possível ver toda a parte central da cidade e as montanhas da Serra da Mantiqueira.
  • Parque dos Elefantes: a entrada é gratuita e no parque você pode tirar fotos com diferentes esculturas. Tem um belo letreiro de Campos do Jordão, a fonte do elefante de ouro, a ponte da memória, entre muitos outros.
  • Mini Golf: os jogadores terão de passar por diversos obstáculos criativos até chegar no topo de uma pirâmide. São 7 tentativas para acertar os 18 buracos. Indicado para todas as idades.
  • Passeio na Natureza: muita emoção e adrenalina nas trilhas exclusivas de quadriciclos pelos visuais inesquecíveis de Campos do Jordão.
  • Centros de memória ferroviária: apresenta a história da construção da ferrovia, com exposição de peças originais, fotografias, ferramentas, miniaturas e muito mais.
  • Parque da Floresta Encantada:  espaço para crianças e adultos com casinhas temáticas baseadas nos contos de histórias infantis, entre elas: Casa do Papai Noel, Casa das Bruxas, Casa dos Gnomos, Casa dos Coelhos, Casa do Fantasma, Casa da Branca de Neve, entre outras.
Morro do Elefante
Morro do Elefante

Horto Florestal

  • Centro de Turismo Equestre: numa região tranquila, você pode fazer passeios de charretes e de cavalos.
  • Borboletário Flores que Voam: inaugurado em 2007, abriga cerca de 35 espécies de borboletas nativas da região e é um dos raros borboletários com acesso ao público aqui no Brasil.
  • Horto Florestal: ocupa um terço do município e é um passeio ideal para se fazer em família ou para quem busca momentos cercado de natureza.
  • Gård Cervejaria: localizada logo após a entrada do Horto Florestal, é perfeito para os amantes de cerveja artesanal ou para aqueles que querem provar uma boa cerveja da Serra da Mantiqueira.
Borboletário Flores que Voam
Borboletário Flores que Voam

Pico do Itapeva

  • Bosque do Silêncio: local para prática de arborismo, paintball, mini golfe, tirolesa, passear, caminhar ou simplesmente tirar um cochilo em uma das redes espalhadas pelo bosque.
  • Ducha de Prata: é um dos passeios em Campos do Jordão mais tradicionais. São cascatas artificiais em meio a natureza que rende belas fotos. No local também tem várias lojinhas que vendem artesanatos, malhas e os tradicionais chocolates da cidade.
  • Parque do Pico do Itapeva: tem vista para as Montanhas da Serra da Mantiqueira e as cidades do Vale do Paraíba. É uma das parada obrigatórias em Campos do Jordão. O local possui varias atrações como o jardim de lavanda francesas, passeio o cavalo e um circuito de Mountain bike.

Confira as ofertas de hotéis e pousadas em Campos do Jordão:



Booking.com

Dicas de passeios em Campos do Jordão para você criar seu próprio roteiro e desfrutar toda a variedade que o destino proporciona!
Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois
Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola