Petiscos e AperitivosRisotos

Receita de Arancini – Bolinho de Risoto

Powered by Rock Convert

Sobrou risoto do jantar? Faça esta deliciosa receita de arancini. Um Bolinho de Risoto recheado com muçarela que rende um excelente petisco ou uma ótima entrada.


O Arancini é um clássico da cozinha italiana. É um bolinho de risoto geralmente recheado e servido com um molho de tomate bem saboroso.

Ele pode ser feito com qualquer sabor de risoto, aqui fizemos com as sobras de um risoto de limão siciliano e recheamos com muçarela. Dependendo do sabor do risoto você nem precisará rechear, como os de frango ou de cogumelos. A própria massa já será “recheada” e ficará muito gostoso.

Praticamente todos os sabores de risoto irão combinar com o recheio de muçarela, mas você pode rechear com outras coisas também. Só fique atenta para que seja algo que não vai criar água dentro do bolinho pois pode acabar abrindo na fritura. Então evite tomate e verduras cruas, por exemplo. Caso queira rechear com alguma verdura, refogue antes que dará certo.

Receita de Bolinho de Risoto - Arancini
Receita de Bolinho de Risoto – Arancini

Uma outra dica sobre o recheio do arancini é tentar usar ingredientes que sejam em pedaços. Eu usei muçarela ralada e deu o maior trabalho. A massa do risoto é bem pegajosa e fica bem difícil modelar um recheio que fica querendo escapar, mas nada é impossível, só é mais trabalhoso mesmo.

Para empanar o bolinho de risoto eu usei a farinha panko, pois ela é bem crocante. Você pode usar a farinha de rosca comum, dá super certo. Também fiz duas camadas de panko pra ficar bem bonito e ainda mais crocante. Ficou muito gostoso.

Caso você queira fazer uma receita de arancini do zero, você também pode cozinhar o risoto especificamente pra isso. Neste caso faça um risoto base, espere esfriar e pronto. Aqui no site tem varias receitas de risoto que renderão ótimos arancinis.

Receita de Bolinho de Risoto - Arancini
Receita de Bolinho de Risoto – Arancini

Mais uma ótima dica para seu arancini ficar perfeito é que você precisa fritá-lo totalmente submerso em óleo e ir virando ele conforme doura. Isto irá evitar que seu bolinho de risoto abra durante a fritura. E pode ter certeza que você não quer isso.

Caso você vá fritar uma grande quantidade de arancinis você pode ir colocando eles no forno em temperatura baixa para mantê-los aquecidos e o queijo continuar bem derretido depois de fritos.

Ah e você também pode congelar o bolinho de risoto já empanado para uma próxima ocasião. No dia que quiser fritá-los basta deixar na geladeira para descongelar e fritar normalmente.

Receita de Bolinho de Risoto - Arancini
Receita de Bolinho de Risoto – Arancini

Receita de Arancini – Bolinho de Risoto

fácil 10 unidades 30 min

Ingredientes

  • 500 g de risoto frio
  • 10 cubinhos de queijo muçarela
  • farinha de trigo
  • 2 ovos
  • farinha panko
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • orégano a gosto
  • óleo para fritar

Molho de tomate

  • 1/2 lata de tomate pelado (pode fazer toda e guardar parte do molho)
  • 1 ramo de manjericão fresco
  • gotinhas de pimenta tabasco (opcional)
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo do Arancini

  1. Em um prato coloque a farinha de trigo e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
  2. Em outro prato coloque os ovos, levemente batidos e tempere com orégano. Aqui fiz um de cada vez. Quando um ovo acabou, bati o outro.
  3. Num terceiro prato coloque a panko.
  4. Pegue uma porção de 50 g de risoto, cerca de uma colher de sopa bem cheia, modele uma bolinha, faça um buraco no meio e coloque o queijo. Feche bem.
  5. Empane primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por último na panko. Passe novamente no ovo e a panko. Modele mais uma vez para que a farinha grude muito bem no bolinho. Repita com toda a massa.
  6. Em uma panela, coloque óleo o suficiente para cobrir os bolinhos. Quando o óleo estiver quente, frite os arancinis até que fiquem dourados, virando de vez em quando.
  7. Vá colocando o bolinho de risoto depois de fritos em um papel absorvente. Sirva em seguida com o molho.

Molho de tomate

  1. Coloque o tomate pelado junto com o liquido em um mini processador e bata por alguns instantes.
  2. Passe o tomate para uma panela pequena, tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir, mexendo as vezes.
  3. Quando estiver bem cremoso e consistente, coloque as folhas de manjericão e a pimenta a gosto. Misture bem e sirva com os bolinhos de risoto.
Receita de Bolinho de Risoto - Arancini
Receita de Bolinho de Risoto – Arancini
Receita de Bolinho de Risoto - Arancini
Receita de Bolinho de Risoto – Arancini
OMINIA GRILL & ACESSÓRIOSPowered by Rock Convert

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola